CNN dá link pra blogs, e nem por isso alguém vai morrer. Ou vai?

Uma reclamação perene na blogosfera é que sites de jornais e portais em geral odeiam dar links, parecem blogueiros-estrela e blogueiros-salgados-de-origem-árabe.

É verdade. Mais fácil ser linkado pelo BoingBoing do que pelo Terra.

As teorias já foram mais que discutidas, e a mais popular, ao menos para mim, é a de que esse pessoal do palco iluminado acredita que seu link seja uma forma de legitimização, e dar link pra qualquer um os diminuiria perante a platéia.

Pois bem; estou vendo a cobertura da CNN sobre os protestos dos monges e população em geral em Myanmar. Como? Ah, é a antiga Burma. Viu? simples, agora todo mundo sabe onde fica.

O país é governado por uma ditadura militar de verdade, que faz a América do Sul parecer um parque de diversões (Fidel incluso). Mesmo assim, há gente que consegue fazer imagens e filmes clandestinos e contrabandear pra fora, mostrando o que está acontecendo.

A CNN está recebendo um monte de fotos e filmes, inclusive pedindo aos espectadores que não se arrisquem para conseguir esse material.

Agora mesmo passaram (ok, para fins de transparência eu vi ontem, mas só fotografei hoje) um filme mostrando uma passeata com um porrilhão de gente. Eis a imagem:

Notaram a URL?

Pois é. A rede de notícias mais famosa do mundo reconhece publicamente que está passando informação oriunda de um blog. E do blogspot. Nem problogger o cara é ;)

Portanto, está dado o recado para a mídia tradicional: Nós blogs sabemos que estamos 5 anos atrasados em relação ao que se faz lá fora. Tenham a humildade de reconhecer que isso acontece com vocês também. Sigam nosso exemplo, observem o que os gringos fazem, aprendam e pulem etapas, senão deixaremos vocês para trás muito em breve.

Afinal, não lembro qual foi a última vez que o estadão foi linkado na CNN…


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Muito bacana isso que a CNN esta fazendo. No Brasil acredito que ainda vai demorar um bocado de tempo para termos algo parecido.

    Tudo em informática

  • Os melhores não são os prós…

  • Alo-ôu! Cuba não fica na América do Sul!!!

  • Se é que vc já não leu, veja esse link cuja leitura o Edney acabou de sugerir via twitter. É um complemento interessante às suas colocações aqui. Abraço!
    http://br.tecnologia.yahoo.com/colunistas/johndvo

  • "[…]Nós blogs sabemos que estamos 5 anos atrasados em relação ao que se faz lá fora. Tenham a humildade de reconhecer que isso acontece com vocês também[…]"
    Com certeza acontece. Inclusive essa polêmica imprensa tradicional versus blogs é bem mais velha, lá fora. E aparentemente superada. Ao menos pela CNN…

  • anônimo

    Birmânia

  • Pingback: Glaydson via Rec6()

  • Estava assistindo agora a BandNews, estava falando destas manifestações, enquanto mostrava fotos eles retiraram a tarja com o tema da noticia, assim que entrou este video colocaram novamente, ai quando desapareceu o a chamada como o endereço do blog eles retiraram novamente, enfim, esconderam até que as imagens foram mostradas pela CNN.

  • Tiago

    O terra não sabe o que é link, eles não dão link pra site nem blog nem nada…..eu me irrito sempre que leio alguma notícia lá e as vezes o retardado que escreve se da ao trabalho de criar uma tinyurl mas não coloca link, foi atravez da raiva que me dava sempre que lia alguma coisa no terra que descobri a extensão
    linkification agora meus problemas acabaram.

    Nesta parte eu adimiro o portal de notícias da globo sempre tem um link ou dois nas notícias

  • Madeleine Lacsko

    Oi, eu cheguei até aqui via Caixa Preta. O post me interessa porque eu estou fazendo na Jovem Pan uma experiência de parceria com os blogs.

    Resolvi começar com os blogs que produzem um conteúdo legal de imagem para usar num quadro novo que eu tenho na Jovem Pan Online, o nosso sistema de vídeo pela internet. Por exemplo, uso os caixotoys do Caixa Preta para fazer comentário político – e dou o crédito com o endereço.

    Fez sucesso. Os blogueiros e chargistas já ganharam espaço – com link – na página principal da rádio.

    Ou seja, se vocês conhecem alguém que faça um trabalho legal e (pelo amor de Deus) que não copie outros blogs, por favor dêem um toque.

  • "Afinal, não lembro qual foi a última vez que o estadão foi linkado na CNN…".
    Também não lembro.

  • Eu acho que "url" é substantivo masculino…
    O que mais gosto na blogosfera e me irrita na mídia tradicional é a citação de fonte. Veja uma notícia no Terra, Globo ou qualquer outro destes, nunca consta a fonte da notícia, nem por ou que seja um decreto.

  • Olha, concordo que URL é masculino, porque é um "Locator", que significa localizador, assim como "web" é feminino, porque é "teia". Eu tenho o relexo de implicar com esse tipo de coisa também, mas no final eu acho que gênero é aquele que as pessoas escolhem.

    Mas, realmente, nos blogs, link e atribuição é tudo, enquanto na mídia tradicional eles parecem não se importar muito.

  • Não citar a fonte da informação viola os direitos autorais, que no Brasil são regulados pela Lei Federal n. 9.610/98. Então, pelo menos no caso do Terra (ainda mais por se tratar de atividade tem fins lucrativos), cabe processo e, claro, pedido de indenização. O problema é se a 'lei' (velha freguesa dos ricos) decidir trilhar somente o caminho inverso (do maior para o menor). Afinal, o que mais tem é blogueiro 'colando' texto do qual não ajudou a escrever uma letra. Se a condenação fosse apenas 'tirar do ar' o blog que apresenta plágio, acredito que parte considerável da blogosfera brasileira desapareceria em pouco tempo.

  • Pingback: A Internet, o Mianmar, a Birmânia e o Burma ao mesmo tempo ? Bender Blog()

  • Pingback: Rodrigo Flausino » O UOL Jogos também linca!()

  • Pingback: Megalopolis » Duas gotas de água()

  • Importantíssimo nós falarmos disso!
    A comunicação todos para um já começou!!
    Sucesso!!

  • A mídia "oficial", aquela grandona, manda chuva, considera a blogosfera uma mídia menor e por isso descreditada (em todos os sentidos da palavra). Acho que eles vão dar com os burros n'água muito em breve!

  • Pingback: [café]com[pão] » reflexões acerca da blogosfera (parte 1?)()

  • Pingback: ((( TRETA ))) › USURA NÃO!()

  • Não sei do que estão reclamando! Estamos no Brasil, são somos um país de primeiro mundo, aqui a coisa acontece é com o tempo… mas muito tempo mesmo!!!! Um dia seremos valorizados e respeitados como la fora.

  • O Terra e o Kibe loco deviam fazer a mesma coisa, o que custa colocar um link?

    Digo não à usura!

  • Pingback: USURA NÃO! | Tudo sobre web()