Alou AXE, não sabe brincar, não desce pro play

Estava eu tranquilo quando fui alertado para este post no blog do Ian.

Aparentemente toda aquela coisa de sermos contactados pela agência de propaganda querendo dados dos “sponsors”, toda a coisa das blogueiras, era papo para boi dormir. Não, as fotos saíram, estão no tal encarte, mas segundo o Ian, não há nenhum link para o blog das meninas ou dos Sponsors.

Curioso é que na hora de pedirem para as meninas colocarem aquele flash cheio de papagaiada no site eles pedem. Pediram inclusive para que elas intercedessem junto aos Sponsors.

Pessoal da Axe, é assim que funciona a tal blogosfera: Você me linka, eu te linko. Você não me linka, você não passa de um kibe, digno no máximo da campanha USURA NÃO!

Regulando link assim vocês estão agindo da PIOR forma possível. Compraram briga direta com um monte de blogueiros, inclusive os três sponsors, que já passaram da adolescência, e não se deslumbram com nome impresso no papel.

Nós queremos LINK, entendem? É assim que funciona nosso negócio. DIVULGAÇÃO. 15 minutos de fama? Podem ficar, troco por uma URL no BoingBoing ou link no Ueba.

Comunico que removi o link para a promoção, para a votação e até para o site de vocês. O Axe, embora seja realmente meu desodorante habitual, passa para a lista negra de produtos que me recuso a anunciar nos blogs.

Aconselharei todo mundo a NÃO comprar a revista, afinal as fotos (sem a propaganda de vocês) logo estarão disponíveis em um monte de blogs.

Que isso sirva de lição. Respeito é bom e nós gostamos. Inclusive as nossas queridas blogueiras, Mírian, Dani e Marina. Porque, omitindo o link delas assim, vocês as colocam no nível de meras peladonas de calendário, e elas são muito mais do que isso.

Para nós, blogueiros, também fica uma lição: Tudo no papel, com contratinho definido do que vai ser feito, do que vai ser divulgado, e da contrapartida exigida.

É chato, mas tem que ser assim. Se não dá pra ser tudo uma divertida brincadeira, como estava sendo, se vamos ter clientes e agências de propaganda espertas querendo faturar em cima da gente, agora é tudo na ponta da faca.

Como última forma, eu faço um pedido: Todo mundo que divulgar as imagens em seus blogs, POR FAVOR tampem, omitam qualquer referência ao patrocinador. Se é pra jogar sujo a gente joga também.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Paulo Correia

    Eu diria mais.
    Se as nossas blogueiras não estão sendo valorizadas como veradeiramente devem, então nehuma reista ou site tem o direito de publicar suas fotos.

  • Agora a Axe, com aquelas campanhas de cliques e cidade dos machões, não ganha mais link de nenhum blog.

  • Aloha Chefe!
    102% de razão.
    I Agree e também concordo!
    O erro maior é a falta de respeito ao "profissional do blog", ou o termo equivalente adequado.
    "O que mata não é a queda é a parada brusca." ou como costumo dizer, "o problema não é ser usado, é ser jogado fora".
    Infelizmente, os maus hábitos do mundo real chegam muito rápido ao mundo virtual.
    Aloha!
    p.s. Nunca gostei do axe. Nem de axé.

  • Po era fato que eles não iam colocar, eles trabalham na Axe assim como elas trabalham em seus repectivos blogs…
    É viajar pra bem longe achar que a Axe não está só pensando na própria campanha e divulgar a própria marca até no link: http://www.AXE.com.br/fulanninha

    Lutar conra isso é preciso, com certeza.

  • Caramba, tinham que estragar tudo né? Tava tão legal… infelizmente, ainda não aprenderam que o link é melhor recompensa para um blogueiro. Não que traga um grande retorno, pois com certeza mais vale – em visitação – um link no Uêba do que em uma revista, mas puxa, é respeito, né?
    Bobeou, dançou.

  • Engraçado, apesar de achar que um link seria necessário neste caso, já não me surpreendo. Vou ficar espantado o dia que alguém der um link…

    A Axe queimou o filme com a blogosfera no que poderia ter sido mídia espontânea.

  • Prezado Sr. Carlos Cardoso,

    Venho através desse lhe informar que nós, os veículos de comunicação impressos somos GRANDES e milionários. Nós temos um site na internet o que mostra o nosso avanço. Mesmo estando praticamente sozinhos, nós ainda imaginamos que não dependemos de ninguém e esse negócio de blog no brasil ainda não foi devidamente compreendido pelos nossos mega-super executivos. Sendo assim, não nos importa muito a opinião de vocês.

    Agora, o fato de vocês serem milhares, o fato de vocês através dos links conseguirem quase que criar um "ser vivo da informação" e o fato de milhões de pessoas chegarem até os blogs ainda está em nossa pauta de reunião para 2009.

    Um dia você ainda vai receber algo parecido Cardoso ;)
    Ótimo post!, abraços

  • Essa história nunca me cheirou bem, hehe… Repito o que disse no post do Ian:

    Me admira mesmo é um monte de macaco velho caír no papo desse tipo de empresa. De mim não levaram nem menção, muito menos link.

  • Baita sacanagem. Ganham a maior publicidade gratuita, exploram a imagem das blogueiras, pra depois aprontarem uma dessas.

    Um ano inteiro tentando mostrar a relevância dos blogs, pra acabar assim.

    Dar murro em ponta de faca enche o a paciência…

  • Não sei se a opinião dos 200 geeks ira fazer alguma diferença para a AXE, veremos.

  • Sinceramente, já esperava algo do gênero.

    Me lembrou um fato local, um jornal daqui deu meia pagina para um jornalista/blogueiro que cobre política em outro estado (acho que Rondônia ou outro parecido), falaram de tudo que eles escreve, das ameaças, dos processos que ele vem sofrendo, mas não deram o endereço do blog do cara, para ajudar, no dia que saiu publicado, escreveram o nome dele errado hahahha.

  • E assim caminha a Blogosfera..

    Hehe

  • Kid

    Não li o post porque ainda estou esperando uma resposta do Cardoso no post-resenha do iPod Touch no meiobit :P

  • Pingback: Fósforo » Blog Archive » Novo blog, nova cabeça e mudanças na efigên()

  • Mas que sacanagem… Isso só mostra o desprezo que essas empresas têm pelo cidadão comum e pelos consumidores.

  • off post: Prezado Carlos Cardoso: Em nome de todos os leitores do SPOILER, o CONTRADITORIUM foi indicado ao 5º prêmio spoiler de cinema e blog em 3 categorias: melhor post ("direito de resposta ao surrealismo que me cerca"), melhor produção técnica e melhor edição de links e programação. Parabéns!

  • E ainda não pagaram nem o do busão…

    (serão cenas dos próximos longos capítulos)

  • Segundo que foi dito no blogcamppr foi a Abril que se recusou a colocar os links, não?

  • Eu ia falar, mas o Rafa já falou.

  • Cardoso,

    Não sei… mas algo nesta história toda estava me acendendo uma luz amarela… não o fato da Playboy e tal, mas algo estava me dizendo que alguns blogs (o seu por exemplo) estavam se distanciando um pouco da blogosfera… tenho que refletir um pouco sobre isso e, eventualmente escrever sobre isso, ou não…
    Em todo caso hipoteco a todos, blogueiras e sponsores (seja lá o que isso significa verdadeiramente) a minha solidariedade.
    Apresentar blogueira sem links não faz sentido algum, seja para quem seja.

  • Cardoso, eu perguntei pessoalmente sobre este absurdo para a representante do Axe no BlogCamp de Curitiba e a resposta é que eles tentaram colocar os links para os blogs das meninas e dos sponsors, mas foram vetados pela Editora Abril, como o Rafa e a Fabiane disseram acima. A Abril deve estar com medo da concorrência.

  • Se Abril não quis colocar o link realmente ou se a Axe está usando isso como bode expiatório para livrar sua cara talvez ninguém saiba nunca.
    O fato é que totalmente non sense colocar fotos de blogueiras sem colocar o seu link. Elas deixam de ser blogueiras para ser uma menina bonita qualquer, desvaloriza o que elas sabem fazer de melhor e o motivo que fez com que estivessem lá.
    Será que uma instituição como a Abril teria medo de colocar simples links na revista por medo de concorrência? Acho que não. Eles não colocaram o link da Axe? Acordo de cumpadre.

  • Fábio Freitas

    Agora, dá pra entender por que eles chamam suas (deles, é claro) propagandas de “audaciosas”. Realmente, mas realmente, picaretas! Pedrada neles, Cardoso! Mas não pode esquecer a nave-mãe. Uma tal de monolever ou mãolever, sei lá!

  • Fábio Freitas

    Em tempo: Comentei sem ter lido os comentários e não vi o que Rafa, Fabiane e Nick disseram. Burrada minha. Concordo com a Cynara: é tudo bagaço da mesma cana.

  • Não é por nada não, mas só agora vocês descobriram que o povinho das agências de publicidade são um bando de picaretas ? Acreditem, a culpa é mais da agência que diz o que eles devem ou não fazer do que o próprio produto ( embora AXE queime o filme legal né não ? )

    Nesse caso pelo menos eu descobri o blog das meninas… linduxas, e muitississíssímo inteligentes como diria meu herói Roberto Bolanõs.

    Paulie !!!

    Por questão de respeito a processos judiciais, não divulgarei o nome de duas agências que deram um tombo legal de 22 mil reais numa rádio aqui de SP.

  • Espertinhos… Aproveitaram a deixa das campanhas pró blogueiras na Playboy e agora utilizam a divulgação gratuita da blogosfera como se estivessem fazendo um favor.

    É o "EFEITO CLIQUE AFF": http://i67.photobucket.com/albums/h305/revistaerr

  • bem feito. talvez assim aprendam a postar coisa interessante ao invés de ficar morrendo por um link ou dinheiro do adsense. a blogosfera brasileira atual é uma vergonha pra quem conheceu ela no seu início. um bando de interesseiros.

  • Puuuts…
    A AXE (ou Abril) tava fazendo tudo certo até agora.
    Como disse a Cynara: Bobeou, dançou!

    (to vendo agora que eles já estão redirecionando os links
    "http://www.axe.com.br/marina" vai para o blog da mesma..)

  • PauloR

    Cardozinho dando lição de moral.
    Olha bem, quem não ia comprar vai continuar sem comprar. Quem ia comprar para ter o calendário vai continuar a comprar, porque o quer ter IMPRESSO (e não, não vai descarregar as fotos pra imprimir em meia dúzia de papel de carta).

    Essa sua fúria me dá riso. Com tantas empresas desrespeitando, despedindo e agredindo trabalhadores, você fica histérico porque uma não linkou 3 blogs. Impressionante onde a alienação pode chegar.

  • Paulo, se você quer defedner o direito dos trabalhadores, monte um blog pra isso. Não venha encher meu saco dizendo o que é e o que não é prioridade no MEU blog. Aqui quero mais que os trabalhadores se fodam.

  • PauloR

    Sim eu já sabia isso. E estava criticando o grau de alienação necessário para escrever algo assim. Cumprimentos ;)

  • Luiz

    Cardoso, creio que esse idiota aí acima merece ter seu IP e e-mail expostos publicamente para deixar de ser besta. Não merece?

  • PauloR

    Alguém precisa aprender a saber se defender sozinho. Deus, que lição, vou ter meu e-mail e IP publicados. Pensei que isso acima fossem as regras ;)
    T

  • Não ganharam links?

    Pelo que vi, não foram apenas elas que ganharam.

  • Pingback: Dani Koetz + Calcinhas blogosfera? - Tigre de Muleta()

  • Essa e realmente uma triste situação do Brasil e não apenas entre empresas, publicitários ou mundo virtual, tem sempre um grupo querendo tirar vantagens sobre os demais..

    ótimo texto.. e estamos ai pra nos unir!!

  • Pingback: Retrospectiva Blogosférica 2007 Parte II » O Fim da Várzea()

  • caralho Cardoso! (ops)

    eu to desatualizado das coisas mesmo… juro que se eu soubesse dessa mancada não teria me dado ao trabalho (e esfaqueado meu bolso) pra comprar a Playboy com o calendário, teria só visto as fotos na web… (pois eh, eu nem parei pra ver se tinha o link no calendário, mas também duvido que qualquer ser homem do sexo Masculino me culpe por isso!)

    pior que isso, só não ter tido a felicidade de ter alguma das 3 embelezando o calendário no meu mês (fevereiro) rs…

    abraços!

  • Pingback: ato ou efeito | Playboy de dezembro - Eu gosto das nossas blogueiras.()

  • Pingback: [Spoilers] Fotos das Blogueiras no Calendário da AXE | Anderssauro.com()

  • Ao infinito, e além

  • Pedro Buffoni

    AH VÃO TUDO SE FERRA! EU CATEI A DIX.