A forma mais baixa de spam

A frase é minha mas podem roubar: No futuro todo mundo pensará por quinze minutos em criar uma rede social.

Existem quase tantas redes quanto usuários, e cada dia surgem mais. O problema é que não adianta montar o site acreditando que Se Construir, Eles Virão. Esse é o erro número 1 dos deslumbrados, achar que basta ter o site no ar e os usuários migrarão como salmões.

Nessa hora, quando bate o desespero, começa a apelação. Recebi um spam hoje de uma empresa muito FDP que oferecia o seguinte serviço:

Um programa que usa palavras-chave relacionadas a seu negócio, varre sites que atendam essas palavras-chave, anota os endereços de email encontrados e cria um mailing para você mandar spam, digo, sua incrível e imperdível nota sobre seu incrível e imperdível site que ninguém conhece / visita / gosta.

Mas o pior de todos os tipos de SPAM são os que usam de psicologia, abusam da carência normal do ser humano por atenção. Pode ser o picareta que manda email “oi, aqui é a clarinha, veja minhas fotos” ou o “cartão apaixonado”, ou pode ser o velho truque do perfil falso (tm Maxwell Smart). Monta-se um perfil atraente (nem sempre é o caso, como veremos) e solta-se a isca.

Vejam o “convite” que recebi no meu email do MSN, que como todos sabem NUNCA uso para nada:

Quem me conhece sabe que tenho um certo trauma de ruivas gordas, mas resolvi morder a isca, para ver qual era a do serviço. Aliás mordi justamente por ter certeza de que a criatura da foto é inventada.

O site é uma bosta de rede social de 5a categoria, mal-traduzido, parte do cadastro está em espanhol, parte em português, parte em inglês. O email da tal “patrícia cardoso” é patywhetney@hotmail.com e, claro, o Google não tem conhecimento de sua existência. Como todo bom site filho da puta, você uma vez cadastrado não pode mais remover sua conta. No máximo desativá-la. Para reativar, basta… fazer novo login.

Sério. Se você é investidor, desenvolvedor, assessor de imprensa, consultor de marketing viral, o escambau, não deixem seus clientes usarem desses artifícios, muito menos sugiram esse tipo de coisa. Nada queima mais rápido um site ou serviço. Posso dizer mil coisas ruins do Orkut, mas pelo menos eles não assumem uma postura suja como essa.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Oh, sim, gente que nunca vi me mandando convite de sites dos quais nunca ouvi falar…

    Mas acho que aceitar convite de uma/um tal de Patrícia é fria demais…

  • DEUSES! Pior que esse ser da foto é minha "dinda", eu tenho CERTEZA! O e-mail é realmente esse e lembro de quando ela me adicionou no Orkut ela estava usando ESTA foto…
    Após ver esse post não resisti e procurei no Orkut e vou até readiciona-la depois dessa mas no momento ainda estou pasmo por estar vendo ela em spams O=

    Ninguém deve se interessar mas http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=23768079036
    tem loucos no mundo x=

  • Concordo. Taí o badalado My Space que até agora não decolou (no Brasil).

  • Redes sociais pré-moldadas esta infectando a blog, qualquer pessoa que saiba trabalhar um pouco com dreamweaver esta criando sua rede social. Tentando ter o sucesso que o orkut tem, muito embora não oferecem nada de atraente, além de um design terrível.

  • Pra mim o Orkut basta. O resto é lixo!

  • Concordo plenamente, também sou vítima dessas propagandas falsas, já basta o orkut que de vez em quando dá mancada! Nós temos que ficar sempre de olho nisso, pois até vírus vem junto desses spans.

    Abraço

    webmaster Diego Alves

  • A Engenharia Social é fenomenal, é útil não só para hackers e spammers, mas tb para quem trabalha com publicidade e MKT. Não contem pra ninguém, mas eu me amarro.

    Rede social? A única que recomendo por ser mais "séria" e com propósito profissional é o linkedin.com.

    O Orkut é um bom lugar pra falar abobrinhas com amigos e ter algumas informações sobre assuntos diversos. pouca coisa além disso.

  • Agora tenho certeza de que fiz muuuuito bem em apagar os trocentos emails desse tal sonico. :)

  • Que horror! Acho que entrei em uma fria, de verdade. Site desses que cola. Joguei teu link no del.ico.us.

  • Não tenho o que comentar sobre esse assunto. Até porque só uso o gmail, e tenho a felicidade de nunca ser sorteada com esses spans^^ No meu orkut também não os recebo. =]

    Mas tem uma coisa uqe não posso deixar de dizer: cara, você escreve muito bem! :D
    Gostei muito do post do orkuticidio;)
    Dá vontade de ficar "te lendo" bem atée…

    =]

  • Hoje mesmo recebi um e-mail desse sonico, o interessante é que tinha o nome de uma ex-colega de classe do ginásio que eu havia procurado no orkut e não tinha encontrado. Acho que ele rastreou a minha busca. Será?!

  • Bah! recebi esse e-mail infeliz tambem, mas, pelo menos, a foto da infeliz que tava no meu e-mail era mais gostosa! hehehe

  • Faland em criar rede social, olha só isso: um aplicativo com código aberto que qualquer um pode colocar num servidor e criar o próprio Orkut, inclusive integrado com You Tube e Flickr, além de outras vantagens.

  • Falando em criar rede social, olha só isso: um aplicativo com código aberto que qualquer um pode colocar num servidor e criar o próprio Orkut, inclusive integrado com You Tube e Flickr, além de outras vantagens. http://lovdbyless.com/

  • Cardoso, vc já deve ter visto isso mas vale a pena rever:
    http://img363.imageshack.us/img363/7992/darthaor7

  • O que me consola é saber que, no fim dos tempos, todos os spammers irão arder no fogo do inferno…

  • Flavio

    Semana passada visitei a rede brasileira Perfito ( http://www.perfito.com.br ). É um site legal que não faz SPAM. Segundo matéria no linkk, o proprietário retirou o botão de convidar amigos para que seus usuários não cometam a mesma baixaria do Sonico. Mas, será que vale a pena ser bonzinho? O site tem poucos cadastrados.

  • teresa

    por favor estou querendo reativar a minha conta do sonico…o e-mail que me mandam não abre como fazer então????????

  • Maria

    abri uma conta do sinoco criei um email proprio para esta conta, mas não consigo abri-la para passar para proxima etapa.

    O que devo fazer?