Os Idiotas e a Wikipedia

Compartilhe este artigo!

napster

 Dando uma de Galvão Bueno, posso dizer, “eu sabia!”. Quando Jimmy Wales criou a Wikipedia, novatos e utopistas abraçaram a idéia. O conceito em si é lindo. Uma enciclopédia gratuita, online, onde qualquer um cria o verbete que quiser, contribúi e edita outros verbetes. O conceito seria a autoregulamentação. Se alguém encontrasse uma informação errada, educadamente consertaria, avisaria o autor do tópico original e todos sairiam para colher margaridas. Na prática não é o que acontece. Ocorreram verdadeiras guerras dentro da Wikipedia. O acesso anônimo à area de edição não existe mais, alguns verbetes são protegidos enquanto outros são completamente fechados.

Várias acusações de posts tendenciosos têm sido feitas. Muitas com fundamento. As pessoas se casam com suas idéias, não gostam de vê-las maltratadas. Para isso fazem de tudo, inclusive alterar verbetes e vandalizar as páginas dos desafetos.

Há uma grande quantidade de voluntários e editores acompanhando as páginas mais visadas (Hitler, Bush, jesus e similares) mas páginas menores podem conter erros por anos até que alguém os descubra. Pior, erros propositais.

Algumas páginas “quentes”, antes de protegidas, eram alteradas mais de 10 vezes em um único dia.

No Brasil, a coisa piora. Ao invés do vandalismo ideológico, a agenda aqui é outra. Temos o vandalismo digital puramente anarquista. É gente que entra em listas, não se comporta e na falta do que fazer fica assinando com emails falsos e mandando mensagens privativas ofendendo membros, são chatos de fóruns de visitam blogs, passam o tempo todo postando comentários reclamando mas não se tocam que se está ruim ELES podem fazer o próprio blog e não ficar chateando o dos outros…

Nossa cultura favorece esse tipo de comportamento. Toda e qualquer regra de conviência é vista como um  ataque à liberdade individual, que sempre é defendida com discursos sobre “democracia”, “direito de resposta” e outras palavras de ordem.

Já vi gente dizendo que não era obrigada a escrever direito, que não vivíamos em uma ditadura e ela poderia escrever ‘naum’ quando achasse melhor.

Então tá.

O Orkut já matamos. O brilhante artigo “Os Brasileiro Malas do Orkut” define bem minha opinião. Chegamos em um ambiente público, nos espalhamos e insidiosamente espantamos todos os outros. Hoje o Orkut é uma comunidade só de brasileiros. Acabou todo o conceito de diversidade, integração e troca de conhecimentos, que era a grande sacada do serviço. Mas o pessoal quer falar português em comunidades com gente do mundo inteiro…

O fotolog já matamos. Falta O Flickr. Quando descobrirem os Wikis é que a coisa vai pegar.

As implementações mais comuns de wikis não apresentam qualquer segurança. Algumas liberam inclusive acesso anônimo. Vários sites estão se “Wikificando”, em uma forma de diminuir custos e permitir mais atualizações. Só que o tiro sairá pela culatra.

Quando a garotada descobrir que pode usar um site desses como CMS de pobre e colocar lá seus programas, textos e imagens, vai cair matando.

Um bom exemplo é o projeto RSSficado. Uma iniciativa importante, legal, útil. Um conjunto de scripts em PHP que através de parsers modulares transformam uma página comum em um feed RSS. Com isso você pode ler em qualquer lugar (via Bloglines, Google Reader, Sage, você escolhe) seu site preferido, mesmo que ele seja avesso a RSS como O Globo.

Pois bem… o pessoal do RSSficado resolveu aderir aos wikis. Só que os spammers descobriram. Experimente, entre no site deles. Resista à tentação de me escrever um desaforo dizendo que está tudo OK, e clique em qualquer um dos links.

Você verá algo parecido com essa tela aqui…


teste
Pagina recentemente adulterada do RSSficado.com.br.

Exato. Uma bela de uma página de spammer, apontando pra sites de remédios falsos genéricos vendidos na Internet.

Você sempre pode dizer que é só alguém consertar. Mas.. quem tem os originais? Quem é responsável?

Eu apaguei outro dia os spams de todas as páginas. Deixei um aviso, pedindo pra comunicarem aos responsáveis.

Não adiantou, no dia seguinte os spams estavam lá de novo.

Claro que clicar em “Edite esta página” (vá lá, clique) só me deixa irritado. Parece palhaçada ser recebido com:

“Este é um Wiki aberto, logo não há senhas nem restrições para editar o texto. A liberdade é total. Faça uso responsável dela.”

Desculpe gente, mas o mundo não é cor-de-rosa assim. Há muita maldade por aí. Desde o adolescente problemático que desconta suas frustrações postando besteiras no blog da garota do colégio que não dá bola pra ele, ao spammer que quer vender seu viagra floral de qualquer jeito, e só existe porque alguém acredita nele.

Deixar uma ferramenta de edição de conteúdo aberta para uso anônimo e achar que NÃO haverá abuso é de uma ingenuidade sem-par. Assim como é ingênuo e contraproducente achar que gente interessada e geradora de conteúdo vai deixar de produzir coisas novas para servir de babá de site. Não vai. No máximo irão exigir que coloquem uma senha ou tomem providências.

Se você duvida, experimente. Vá no RSSficado, apague os spams, deixe um recado pedindo ajuda. Volte dois dias depois.

É triste mas é real, o ser humano quando impune age como espírito de porco. Destruir é mais fácil que construir, criticar é mais fácil que aconselhar, rir é mais fácil que entender. Que é a palavra-chave.

É preciso entender que projetos de colaboração em grupo só funcionam se todo mundo colabora.



Compartilhe este artigo!