Social tudo bem, mas o elevador já lotou

Compartilhe este artigo!

meadiciona

Originalmente este post seria um autojabá do meu perfil no Me Adiciona, um serviço nacional incrivelmente útil, dentro do que agregar links para redes sociais seja útil.

Só que fiquei tão impressionado com a quantidade de sites sociais que desisti de fazer (só) o jabá.

Eu entendo que existam redes sociais específicas, como o last.fm, especializado em música, ou o Flickr, em fotos, mas os sites genéricos como myspace, facebook e orkut são inúmeros.

Será que estamos gerando realmente informação para ocupar todos esses sites?

Eu publico no blog as fotos do Flickr. Tenho como puxar feeds de textos de outros cantos. OK, mash-up, agregadores, Web 2.0, somos todos o Fábio Seixas, que por acaso vendeu o WeShow e foi morar em Dubai. Dizem.

Na prática temos uma repetição de conteúdo que é pouco diferente de poluição digital, splogs que chupam nossos posts e republicam na íntegra. Uma foto do Flickr replicada em 10 serviços diferentes é exatamente isso, uma foto replicada.

web20

Me arrisco a formular uma teoria, de que o crescimento de sites sociais e serviços de mash-up não será acompanhado pelo crescimento do conteúdo original, e a médio prazo tornará mais e mais difícil acessar esse conteúdo.

Esse fenômeno de "sindication" do conteúdo gerado pelo usuário não respeita a Regra do McDonald´s, usada por jornais e revistas que "sindicalizam"  seu conteúdo: Nunca invada o território de outro da franquia.

Os colunistas d´O Globo também escrevem para um MONTE de outros jornais, mas nunca na mesma cidade. Com a mashupização da Internet temos conteúdo indiscriminadamente replicado. Uma coisa é ver uma foto minha no Flickr. Mesmo que você não goste, passa pra próxima e pronto. Já se você encontrar a mesma foto em 3, 4, 5 sites sociais, passará a uma reação justificada de irritação. Isso prejudica até o conteúdo original que eu porventura poste em um desses sites.

O segredo para ser bem-percebido em sites sociais é o conteúdo exclusivo. Não assine sites que tenham o mesmo perfil. Não repita conteúdo. Não existe como seu material ser relevante para todo mundo. Exiba somente o que aquele tipo de site quer ver. Fotos de seus gatos ficam bem no Flickr, mas não ficam bem no site social da SBPC, por exemplo.



Compartilhe este artigo!