Se você reciclar, aí que vira lixo

No mundo online dos vídeos virais a máxima de que idéia boa deve ser reciclada não funciona muito bem.

É cruel, mas é a vida. O vídeo é genial, fez sucesso. Ponto final. Você não pode usar a mesma idéia, o espectador vai lembrar do original e achar seu trabalho no mínimo patético e sem imaginação.

Isso não quer dizer que não haja espaço para mash-ups. O vídeo do Will it Blend com o Chuck Norris, do artigo de ontem é o exemplo perfeito. Errado seria um “Fatos sobre o <produto do dia>”.

Ser original em uma época onde parece que tudo já foi feito é difícil, mas a culpa também é nossa. Gostamos de complicar. Achamos que o complexo é sempre o correto. É difícil de aceitar que às vezes uma idéia completamente simples pode ser a melhor saída.

Veja por exemplo este vídeo viral criado para divulgar o Wii Fit, com o título “Porque você deveria comprar um Wii Fit para sua namorada”:

Ele foi visto até o momento por 1,187,979 pessoas. UM MILHÃO DE ESPECTADORES!

É uma dona rebolando jogando um simulador de bambolê, nada mais. A cidadã se chama Lauren Bernat. Na foto abaixo, ela e o sujeito do vídeo:

Aliás, ela é bem saidinha:

Uma pesquisa feita pelo editor do site ShoeMoney revelou que ela e o sujeito trabalham em uma agência de publicidade, e o próprio vídeo foi enviado para o YouTube através da conta da agência.

Ambos negam que o material seja um viral, mas o cheiro é forte demais. Tudo bem, como já disse, se o viral é bem-sucedido, não há problema em ser desmascarado.

Só não pode ser replicado. Os vídeos-resposta e similares não chegam nem perto da visitação do original.

Essa é a palavra-chave. Não é preciso ser genial, mas é essencial ser original. Algumas idéias são incrivelmente simples, mas ninguém pensou nelas antes. É um quesito que pesa bastante na avaliação do leitor.

Technorati Tags:


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Muito bom o vídeo! E realmente a coisa funciona assim… não tem problema de ser um viral "proposital", como você disse, a originalidade conta muito! Sem contar que as bochechas trazeiras da Srta. no vídeo também contribuem muito para o sucesso! :)

  • Ela é alem de saidinha, bem gostosinha hein!
    Deliciosa!

  • Zictor

    Show de bola!

    E se foi de propósito, mais ainda!!!

  • É realmente difícil achar aquilo que é tão simples e que ninguém nunca fez. Normalmente eu penso "Nããããão… simples demais!"… É o "Ovo de Colombo" aplicado na publicidade, interessante.

    E não preciso nem assistir pra saber o que tem no vídeo. Show. ;)

  • Cab

    O que eu acho é que não se trata de um viral do Wii Fit, caso contrário eles não teriam postado no canal da agência no YouTube. Na verdade se trata de um viral para promover a própria agência. Olha a publicidade que eles estão conseguindo, até meros blogs brasileiros estão citando o vídeo e eles…

  • Bem, meu caro, a verdade é que eles conseguiram o objetivo, ou bem perto disto, pois como diz o Cab, até nós brasileiros estamos vendo o vídeo e comentando sobre, acho mesmo que a idéia até tenha um pingo de originalidade, pois eles estão conseguindo se auto-promover.

  • Pois é, mesmo que isso tenha sido viral, possibilidade que eu não havia cogitado, foi um bom viral. A repercusão e várias respostas que o vídeo conseguiu são apenas consequencia disso.

    E acho que é meio óbvio que os replys não sejam tão geniais como o primeiro. Em um local como o youtube, onde existem uma porrada de similares, originalidade é tudo.

    o/

  • Mulher de calcinha e rebolando, é quase uma receita de sucesso para viralizar vídeos. Tá certo que não foi nenhuma campanha de marketing, mas quem não se lembra da Keyra? Aquela argentina que as fotos e vídeos circulam o mundo afora? Bastava colocar um X-Box 360 e pronto, teríamos um viral.

    É só juntar coisas que as pessoas gostam e uma idéia simples e está feito!

    abraço!

  • ora, mas se funciona, qual o problema com o marketing viral? O marketing, coitado, cada dia se esforça mais para conseguir resultado na internet. Se assim funciona, que bom.

  • Original o escambau, tem que ter mulher rebolando! Aí, vai!

  • Sobre a necessidade de ser original, concordo plenamente. Afinal, existe uma frase que gosto muito sobre esse tema:

    "o primeiro cara que comparou uma mulher a uma flor foi um gênio

    o segundo, um idiota!"

    Não me lembro o autor, mas está no Melhor do Mau Humor, livro do Rui Castro

  • Olá,

    Seu blog foi citado em um artigo que preparei sobre a internet, com o devido crédito da fonte. Você pode conferir o resultado aqui:

    http://ctrlaltdelalltv.blogspot.com/2008/06/inter

    Se tiver alguma objeção, por favor, entre em contato

    Se por outro lado, gostou do resultado, me ajuda a divulgar?

    Obrigado,

    Eduardo Marcondes

  • De proprosito (by chavez) ou não… o q importa é que a loirinha do vídeo é bem BACANAAA….

  • Pingback: Esqueça o Pole Dancing « Press Start Button()

  • Mauricio

    Sobre o video o Terra não acessa a internet e da a noticia como verdade:

    http://games.terra.com.br/interna/0,,OI2943123-EI… e

    http://terratv.terra.com.br/templates/channelCont

  • Pingback:   Garota do Wii Fit perdôa namorado - Mas não era farsa? by Chamberlaws()

  • professora eu não achei o trabalho manda o saite para min

    obrigado ate amanã….