O COB e sua cara-de-pau olímpica

especialolimpico

Eu sei que o povo não tem memória, mas tem Google, então vamos nos situar. Lembram do Comitê Olímpico Brasileiro dando ataque de pelanca achando que a mentalide de pool de TV dos anos 70 se aplica ao Mundo Online, tentando exigir cobertura online exclusiva somente pelo site oficial:

Apesar de “reconhecer a Internet como importante meio de comunicação e promoção do esporte” em sua diretriz à imprensa, o CO-Rio impôs fortes restrições: essa mídia não poderá apresentar nenhuma reportagem com imagens da competição, entrevistas exclusivas e até mesmo treinos em locações oficiais.

Fonte: Bonks

Acha pouco? Imagine que você é atleta e blogueiro (Você não, Cobra, te provei que golfe não esporte). Está desfilando na cerimônia e abertura do Panamericano. Tirando fotos. Quer subir pro seu blog. Bzzzt. Proibido. Veja o que o Sérgio, meu comunista de estimação publicou em seu blog:

Acabo de ler agora no Jornal O DIA, aqui do Rio de Janeiro, que o COB pretende censurar os atletas para que eles não possam publicar em seus blogues ou sítios pessoais nada sobre os jogos panamericanos de 2007!

“Nenhum atleta e/ou oficial da Delegação Brasileira dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode atuar como repórter, produzindo textos ou pesquisas mesmo para fins editoriais, enviar periódicos ou diários on-line para sites na Web durante o período dos XV Jogos Pan-Americanos”, diz o comunicado, assinado por Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador do Pan-Americano.”

Então vejamos: O COB queria centralizar tudo sobre Panamericano em seu site, censurou atletas blogueiros, bla bla bla. Perfeito. É uma postura. Acho completamente idiota e inútil, mas é uma postura.

Corta para hoje, matéria achada no Pensa Rics, Pensa!

Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 estão muito além dos pódios, dos jornais e da TV. Desta vez, você, torcedor brasileiro, poderá acompanhar nossos atletas bem de pertinho, com a ajuda do YouTube.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fechou parceria com o Google para apresentar o canal exclusivo do Time Brasil, o canal oficial da torcida olímpica brasileira no YouTube. Por ele, você tem a oportunidade de mandar mensagens e fazer perguntas aos seus ídolos, que vão enviar as respostas diretamente de Pequim. E mais: quem é fã de verdade, pode adicionar o tema do Time Brasil à sua página do iGoogle.

Ué… eles não odiavam internet, não queriam tanto controlar tudo, não proibiram os próprios atletas de postarem online qualquer coisa relacionada com os jogos?

Então das duas uma:

a) O Comitê Olímpico Brasileiro passou por uma transformação mágica na virada de 2007/2008, passou a entender a Internet, novas mídias redes sociais, Web2.0, abraçou toda essa tecnoloia, a participação dos internautas e enterrou de vez seu passado, nunca mais repetindo os erros do distante ano de 2007

ou:

b) Como redes sociais estão na moda e eles não ganham nada NEM tem como controlar o que os internautas sobem para os intertubos (como descobriram da pior maneira no Panamericano) estão transformando um “relaxa e goza” em oportunidade de marketing, como o pessoal que anuncia Orçamento Grátis como vantagem, embora o Código do Consumidor defina isso como um direito.

De qualquer jeito é muita cara-de-pau. Pena que vai dar certo, um monte de ovelhinhas vai achar o máximo e dizer que o COB está “ouvindo os internautas”. Memória curta. Duvidam? 1 mês depois do affair Cicarelli a Wired fez um post de blog falando de putas, e ilustrou com foto da 1a Ronaldinha. UM MONTE de gente saiu em defesa da “modelo injustiçada”. Nazistas fugiam para o Brasil não para se esconder, mas em busca de perdão e compreensão. Aqui não só o crime prescreve, como também a culpa…


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Huahuhau… :lol:

    Hehhehe, Cardoso você não entendeu, na "verdade" é que esse trabalho de censura já vai ser feito pelo governo Chinês, então para que se preocupar… heheh :-P

    • O Brasil ´e uma super potencia do esporte mundial deve passar a china no numero de medalhas douradas, claro que deixar vai para o ultimo dia, para dar mais suspense.

  • Irmão Fabiano

    Apego à Internet não, Cardoso, o COB apenas viu aí uma excelente oportunidade de faturar um pouquinho mais às custas de nosso atletas. $$$$ faz a cabeça de qualquer um.

    • o brasil como uma super potencia do esporte mundial vai passar a china e os usa no ultimo dia , nossa seleção com certeza irá ganhar duas medalhas uma por ter muita humildade e outra por ter o galvão bueno.

  • Na verdade, o COB não vai precisar censurar, porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) já fechou um acordo com o youtube para que seja respeitada a exclusidade de imagem por quem comprou os direitos de transmição… http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u

    • o brasil como uma super potencia do esporte mundial vai passar a china e os usa no ultimo dia , nossa seleção com certeza irá ganhar duas medalhas uma por ter muita humildade e outra por ter o galvão bueno.

  • Ah, antes tarde do que nunca. Sem levar em consideração o histórico, a iniciativa é bem bacana. Pelo menos pra quem gosta de acompanhar as Olimpíadas. O fato de poder enviar perguntas pros atletas e estes responderem lá da Vila Olímpica, por vídeo, é bem interessante também.

    Quem sabe o pessoal não acaba tomando jeito, né?

    • o brasil como uma super potencia do esporte mundial vai passar a china e os usa no ultimo dia , nossa seleção com certeza irá ganhar duas medalhas uma por ter muita humildade e outra por ter o galvão bueno.38 lugar é otimo

  • bom, o melhor do Brasil é o brasileiro, e como dizem por aí, aqui não tem censura.

  • Aliás, falando em censura, no NE tem juiz censurando blogs de política na cara dura! Coisas da época do golpe mesmo, um absurdo!

    • No "NE"? Tem noves estados no "NE", e cada um tem um nome…

      • Que pena. Se tivesse mais um você teria aprendido a contar até dez! :P Fanfarrão. Se eu coloquei NE é porque não tinha a notícia exata para consultar o nome do estado. Me lembrei só do milagre, mas esqueci-me do santo. Só sei que foi no NE.

        Cara chato! Fala sério.

  • O COB assim como a CBF pensam em primeiro lugar no dinheiro, em segundo no dinheiro e se cobrar algum tempo pensam no dinheiro também. Não se lembram daquele atleta que foi o primeiro a ganhar medalha de ouro no Pan 4 bilhões? Aproveitou e escancarou que tinha que andar de ônibus e muitas vezes passar por baixo da catraca pq a ajuda de custo de R$ 600,00 era paga mês sim, mês talvez…
    É absurdo.

  • Mais um post da série "Nós blogueiros estamos de olho" hein Cardosão?

  • Colocaram um capitalista no comando do COB, pois com comunista certamente isso não aconteceria.

  • Rodrigo Bettin

    carsoso, só uam pequena correção:
    "Você não, Cobra, te provei que golfe não É esporte"

    cara, é fogo… a unica coisa que mudou fio que agora o COB descobriu um novo modo de coneguir ganhar grana em cima dos atletas, que ganham quase nada de ajuda do mesmo. aqui sempre se usa da lei de gerson pra tudo, até mesmo pra algo que em teoria é pra mostrar o quanto nosso país é forte (cof cof cof!).
    dizem que o brasil é o páis do fututo, e eu concordo, pois sempre se joga tudo pra se arrumar no futuro e no presente só se quer ganhar algo em beneficio proprio pisando nos outros. aliás, isso é capitalismo puro, então de comunista, só o papinho pros burrinhos qeu acreditam

    • Rodrigo,
      Só algumas pequenas correções: "Única", "conSeguir", "paÍs", "benefÍcio", "prÓprio" e "qUe".

    • não somos bobos 40 lugar é como o primeiro o que vale é a torcida e a alegria de ser brasileiro, vamos esquecer dos escandalos e da corrupção o que importa é assistir a olimpíada na globo.

  • Não sei se isso era algo exatamente ruim. O COB não é um espítito invisível, é uma organização feita de pessoas. Se o Coordenador/Diretor/Gerente/Aspone de Comunicação/Relações Públicas não é o mesmo do ano passado, isso é sim uma evolução. Perceberam que a visão antiga era inadequada.
    Mas enfim, onforme bem lembrado pelo Glayson, o acordo foi feito pelo COI, e não pelo COB…

    • nossa seleção com certeza irá ganhar duas medalhas uma por ter muita humildade e outra por ter o galvão buemba.

  • Foi na verdade, a velha e conhecida tentativa de exercer controle da grande rede, para fins de lucro e nada mais.

  • Cardoso,
    A menos que seja um neologismo proposital seu, o termo "tecnoloia" deveria ser escrito da forma como mais conhecemos.

  • Jogos olimpiacos só serve para a midia ganhar, e os cidadãos trouxas acharem que tão abafando em pagar caro pra ver esse lixo de competição fraudada pelos americanos. Isso é mais uma farsa americana como a ONU, OTAN e UNESCO, Criança esperança piada também. Isso tem cheiro de sociedade secreta já.

  • Agora olha só… para as Oimpiadas.. vai acontecer a mesma coisa?

  • Cardoso, pouco fora desse assunto, vi uma coisa hoje que me deixou "chocado".
    Fui ver meus grupos da faculdade no yahoo, entao encontrei uma noticia interessante :http://br.esportes.yahoo.com/china2008/noticias/08082008/58/d-sport-sele-brasileira-nao-usara-camisa-oficial-nas-olimpiadas.html
    Fiquei curioso né, por que iria prejudicar?
    Entao fui ver no site da globo né, me informar melhor. Entao vou la e vejo: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008

    Entao, como voce pode ver, eu nao me informei melhor, ate por que um site copiou noticia dos outros.
    Eu tenho pra mim, que esses sites "contratam" blogueiros pra escrever para eles, por que nem coragem de trocar a noticia eles tiveram…

  • Agora o COB tbm proibiu a seleção brasileira de futebol de usar o uniforme da seleção dizendo que isso prejudica a candidatura do Rio de Janeiro as Olimpiadas de 2016 rsrs

    tomara que eles tenham essa atitute com a seleção de volei e façam elas jogar de biquini …

  • Forasteyro

    Pessoal estamos discutindo uma cs irrelevante perto da sem vergonhice que o nosso brasil vive. ë calro que sabemso de tyd o q ocorre nesse nosso País, mas a nossa campanha nas olimpíadas , parece masi uma olim- piada, pois vejamos o desempenho!

    Nossos atletas bando de sem vergonha, são tratados como estrelas , o brasil investiu aproximadamente 600 milhões de reais enquanto países como argélia, jamaica e outros africanos apenas 80 milhões e olhem o desemprenho deles. É UMA VERGONHA!!
    OS ATLETAS BRASILEIROS PODIAM ESCOLHER ONDE TREINAR E MORAR NESSES ANOS..E FIZERAM CORPO MOLE. DAIANE, SEM VERGONHA PIPOQUEIRA, FUTEBOL SEM COMENTÁRIOS, NATAÇÃO BRINCADEIRA.. O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS INVESTIU..E ONDE ESTÃO OS RESULTADOS?

    GOSTARIA DE FALAR ISSO NA CARA DO PRESIDENTE LULA, PRESIDENTE DO COMITÊ OLÍMPICO, PELA RIDÍCULA APRESENTAC'~AO. BEM FIZERAM OS HACKERS QUE INVADIRAM O SITE DO COB. FIZERAM POUCO!!

    BANDO DE SEM VERGONHA!!! TENHAM VERGONHA NA CARA!! GENTE PASSANDO FOME E VCS FAZENDO ISSO COM O NOSSO ESPORTE E DINHEIRO!!

    MEU E-MAI LESTÁ AÍ, OS OFENDIDOS QUE ME ESCREVAM.!!!

    FORASTEYRO

  • joão marcos

    que pouca vergonha este COB,SO LADRÃO!!!!!!!!!!