Sobre os Blogueiros de Novela

Eu vi muita gente reclamando da novela das oito atual ter um blogueiro. Vi reclamações no estilo “A Glória Perez não consultou a blogosfera”, o evento que fizeram foi só showzinho pra impressionar o pessoal dos blogs, vão mostrar tudo errado, bla bla e bla.

Curioso é que não é nem a primeira novela que ela escreve com Internet no meio. Lembram do Cigano Igor? Pois é, tinha Internet também, em Explode Coração, 1995. Portando a Glória já falava de Internet bem antes de todo mundo aqui ter blog. Hora de enfiar a viola no saco e deixá-la escrever novela sobreo que quiser, incluindo blogs.

Não que eu seja fã.

Eu até poderia dizer que não gosto das novelas dela, que a Glória assim com Dan Brown achou uma fórmula vencedora e não se afasta mais dela, mas seria uma precisão injusta. Eu não gosto de novelas em geral faz tempo, hoje em dia só me entristeço de não conseguir assistir a novela dos Mutantes, mas é porque eu adoro um trash.

Mesmo assim não desejo o fracasso para a novela da Glória. Sou indiferente. Não acho que blog seja algo tão mais importante quanto engenharia, medicina, espionagem, gerência de lanchonetes e tantas outras profissões que Hollywood não “pegou direito”. Aliás, nem quero que pegue.

Eu vi o começo de uma novela onde um helicóptero fazia peripécias pelo porto do Rio, no final pousava e a piloto era uma Louraça Belzebu, a cena era risível em vários aspectos, mas funcionava, afinal era uma novela, não um documentário da Bell Aerospace.

Eu não acho que o blogueiro da Glória vá causar mais dano que os “especialistas” de CSI, Criminal Minds, Num3ers e outras séries.

A idéia do personagem ter um blog é legal. Não é original, quando foi lançado o primeiro Matrix a empresa do Neo tinha um site, com direito a busca no registro de empregados e tudo. Essa “Realidade Aumentada” é MUITO divertida, e funciona. Deve sim ser usada. Fãs de Big Bang Theory por exemplo seguem religiosamente o Twitter dos personagens. Eu só não sigo a Penny.

Fazer parte da brincadeira é legal.

Só acho que, se pretendem atingir blogs como formadores de opinião, devem dar mais atenção aos detalhes. Fui ver o tal blog do personagem, e eu não o linkaria ou seguiria no Twitter não por ser um “fake”criado pela Venus Platinada para dominar as massas na incessante busca por poder de Roberto Marinho (eu sei que ele morreu, não precisa avisar).

Eu não o seguiria porque sou chato. Os designers contratados pela Globo fizeram um layout pseudo-bacaninha, mas que JAMAIS seria feito por um verdadeiro nerd:

Afinal de contas que nerd de respeito colocaria no layout do blog um Modem PCI caindo aos pedaços e uma placa VGA de 1993?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Cardoso, você consegue dizer tudo em poucas palavras. Impressionante!

    Abraços,

    Monthiel

  • Eu não linkaria porque o blog é ruim mesmo. Alguém que usa a palavra "irado" no sentido pejorativo não merece ser levado a sério.

    • Claudio Emanuel

      Além disso, o tal blogueiro "gosta" de sites que pouco ou nada têm a ver com o "gosto" do personagem por computadores e internet, faltando ao menos alguma referência tecnológica, podendo até ser um link para a porcaria da seção de tecnologia do G1, por exemplo.

      Penso que se a provedora do conteúdo pensou no detalhe de o tal indivíduo ter um "blog", por que não incluir mais um outro detalhe desses? Se bem que seria interessante ver o que aconteceria se o MeioBit ou mesmo o FórumPCs tivessem algum link "gratuito" ali…

      • É que o Jacré banguela está hospedado no Globo.com

  • Gostei do texto. Apesar de detestar as novelas de Glória Perez, mas gostei da forma com que aborda essa liberdade em escrever, em hiperutilizar fórmulas populares de Sucesso.

    Mas na minha opinião as novelas dividem-se em antes e depois de João Emanuel Carneiro

    <abbr>Blog de Um Brasileiro – último post do blog… Ciência venerada, ciência execrada</abbr>

  • Alberto

    "Afinal de contas que nerd de respeito colocaria no layout do blog um Modem PCI caindo aos pedaços e uma placa VGA de 1993?"

    Cardoso, você é phoda!

    • Ele é sim. Por isso acompanho seus textos.

  • E eu achava meu blog ruim…

  • Claro, nenhum verdadeiro nerd faria um jpeg com aquela qualidade e uma mega-gambiarra pra fazer o header do blog…

    • Abelardo

      Realmente a qualidade da imagem esta horrivel.

      • Exato, além de tudo, não preciso ser obrigado a ver uma mesa na tela e um negócio nojento dentro do copo, que pela qualidade, não se distingue. Aparenta ser um café.

  • Fran Molina

    Cardoso, dá um pouco de crédito pra globo… o blog pode ser tosquinho e o header pode ter a qualidade de pic salva no Paint, mas ao menos eles criaram um blog com um endereço certo!

    Ou você não se lembra do blog do Cebolinha no Turma da Mônica Jovem?

    • Aquela realmente foi foda. A propósito, o Cebola-Blogueiro processou o pessoal do Maurício?

  • bismak

    Eu colocaria no meu blog, caso tivesse um, uma foto do Nacional Kid, do programa infantil Zás-Trás, de um bambole, da minha Sound Blastrer ISA, do meu VAIO VGN-FW 180AE Blu-ray e do meu Dell Inspiron dual core devidamente configurados e particionados ao meu modo, com toda a tralha que encontro na net instalado neles…, os instalo apenas por curiosidade.

    Bem…, afinal cansei de montar meus micros…. Também colocaria uma foto da tela do Ubuntu…, Live CD é claro.., só para alegar os psicopatas do Linux. Também não existe nada mais agradável como compilar o kernel do Linux… Tô com eles atravessado na garganta desde o tempo das BBS…

    Não sou nerd, óbvio.

    Ass: wikiretardado.

  • Danilo

    É… bom.. eu sei que vai ser bom pro Blog não "meter o pau" na falsa VANGUARDA da Rede Globo, mas eu como bom realista que sou não tenho problema nenhum em dizer que TODA TENTATIVA da REDE GLOBO de incluir novos meios no dia-a-dia das personagens ou de fazer um merchandising natural saiu uma TREMENDA PORCARIA. Me diga de que adianta mostrar a personagem acessando a internet e se comunicando com alguem do outro lado do mundo se a ferramenta que usa pra isso é uma RIDICULA simulação de Instant Messenger chamada "CHAT" ? A maior (e sempre foi essa) dificuldade da Globo é ser REALISTA com o mundo em que o BRASILEIRO vive… Nunca entenderão que toda aquela "NOVELICE" dá familia perfeita tomando seu café da manhã com o sol das 9:00 alumiando o suco de laranja e bolo de cenoura que ficam pequenos diante do tamanho da mesa cheia de fartura são um abuso de ficção (principalmente para o brasileiro) e ainda querem se mostrar Fictício Vanguarda incluindo o advento da internet na psique duma personagem que já nasceu numa ficção exagerada ? Ridículo, continuo achando ridícula toda tentativa da Rede Globo de sair da "MENTIRA" que já é rotina: O MUNDO PERFEITO DAS NOVELAS e SEUS AMORES mal RESOLVIDOS.

    • Deixa adivinhar, você não leu o texto, né?

  • Allan Melo

    Vai dizer agora que a Glória Perez não sabe o que é um blog ?! Hahahhahahahahahaha

    Não, mas sério, concordo com você: Isso é uma imagem para A NOVELA. Não é nem questão dela ter consultado a blogosfera ou não ( apesar do contato dela com a blogosfera : http://papodehomem.com.br/juliana-paes-tirando-ca… e http://papodehomem.com.br/festa-de-lancamento-de-… ).

    Mas, pensa bem… a Globo com aquela puta equipe de jornalismo profissional… e sabe O QUE É E COMO É FEITO JORNALISMO… e você acha mesmo que não iriam fazer aquele papel do "Zé Bob" na A Favorita ? Convenhamos que ia ser um tédio ver um "Willian Bonner" por ali.

  • Por mais que eu olhe essa imagem, não consigo identificar onde você viu escrito "Modem PCI e Placa VGA de 1993. Por isso acho importante visitar blogs de quem entende um pouco mais do assunto, mesmo tendo como preço a certeza de que sou um jumento mesmo, quando o assunto é informática. Se bem que a meu favor conta o fato de que em 1993, eu nem sonhava em ter computador, muito menos blog. No serviço, computador, aquele fodão, 286, servia apenas para fugir da máquina de datilografia e aliviar a tensão no dedos na hora de "datilografar" (a palavra digitar ainda era usada de forma muito restrita) algo a mando do chefe.

    <abbr>garfi – último post do blog… EMPREGOS QUE NÃO SERVEM PRA HOMENS</abbr>

    • Alberto

      Não está escrito. Nunca existiu placa com uma etiqueta "Placa VGA de 1993"… mas quem viveu a informática naquela época consegue identificar. Na verdade na foto dá pra identificar um modem PCI, embaixo dele uma placa de som slot ISA, e à esquerda uma placa com um chip da realtek.
      Acho que a intenção do comentário não foi ser exato, apenas chamar atenção pra um detalhe que indica a falta de contato com o mundo da tecnologia por parte de quem efetivamente criou o blog.

  • O que achei genial da Glória e a Globo foi usar os maiores blogueiros do Brasil pra gerar aquele buzz imenso sobre a novela e quando vc vai ver, o representante da "classe" blogueira é um personagem minúsculo que mal aparece na novela.

    Além disso, o blog lembra os da 1ª geração, ou seja, o cara relata o seu dia-a-dia que não interessa a ninguém.

  • As pessoas são tão sem noção. Já ví neguinho reclamando que a novela mostrou o Ganges como sendo um rio limpo. Porra, queriam que mostrassem corpos em decomposição no rio?

    Ficção, a mesma que mostrou Indiana Jones viajando pelo Rio Amazonas e chegando nas Cataratas do Iguaçu.

    • Esse foi o James Bond.

      • No filme da Caveira de Cristal acontece com o Indy.

  • O que mais me assusta é que o modem e a placa de vídeo estão, provavelmente, do lado de um notebook :-(

    • Aquilo deve ser um "Pense Bem" da Estrela…

  • criscmaia

    "Eu só não sigo a Penny."
    http://twitter.com/Cardoso/friends?page=2

    Anh?

    • Eu sigo?

      • criscmaia

        Não?? o.O

  • Já pensou se um dia a Globo decide fazer uma novela sobre ProBloggers ? Melhor, poderia fazer uma versão dos Simpsons baseada na blogosfera tupiniquim. O Cardoso seria o Sr. Burns, e o Monthiel seria o smithers.

    Vai ser chato assim lá no meio do inferno !

    De volta a vaca fria, não gosto de novelas, mas ver a Letícia Sabatella tão deliciosa, safada e insinuante como em Caminho das Indias é de dar gosto.

    <abbr>Damnati – último post do blog… </abbr>

    • uhahuahuahuauhauhauhahauhuhauhauhha UFA! escapei de ser o Smithers!

      Sério, se a novela fosse para mostrar blogs do ponto de vista realista, seria tão chato quanto o filme da Leandra Leal.

  • "Eu vi muita gente reclamando da novela das oito atual ter um blogueiro. Vi reclamações no estilo “A Glória Perez não consultou a blogosfera”"

    Quem reclama tem razão, a Gloria Perez e os outros escritores de novela deveriam consultar os blogueiros, os traficantes, os contrabandistas, os policiais e políticos corruptos e assim todos ficariam felizes.

    • Mas quem disse que a Glória não consulta o tráfico ? Já vi entrevista dela defendendo esse povo ! Mas quem matou a filha dela foi gente de classe média alta né ? Como se eu visse louros de olho azul assaltando gente no cruzamento da Rebouças com a Schaumman todos os dias.

      Ah essa gente de pele bronzeada, analfabeta e de unhas sujas, com um 38 apontado para sua cara…

      <abbr>Damnati – último post do blog… Globo manipula votações do Big Brother Brasil</abbr>

    • E manter um Conselho de Especialistas prontos a puxar a tomada da Globo caso algo minimamente fora da realidade seja exibido ;)

      • Vamos amenizar tendências e esfriar os ânimos: vou mandar hoje a noite para a Globo um piloto para a próxima novela: 3 blogueiras, Stephany Britto, Daniele Suzuki e Sandy, contando suas aventuras erótico-blogueiras:

        + Um ProBlogger ensina a Stephany a faturar mais com o AdSense;
        + Um outro ajuda a Suzuki a se livrar dos Spammers;
        + O último usa uma espada Jedi para tirar a virgindade da Sandy.

        Não me perguntem o Plot final da história, o importante é que as 3 façam strip ao final de cada post. E que elas sejam punidas severamente por cada vírgula miguxa usada em seus respectivos blogs.

  • O Allan Melo disse. Visual de novela é visual de novela. Fossem montar um blog "ideal", o povaréu não iria. Tem de ser tudo meio assim mesmo, na média da média, e a Globo foi a primeira a ficar careca de saber disso. Afinal, qual é a razão de, nas novelitas, um grego se chamar Nikos, um russo se chamar Iuri, um cigano se chamar Yago e um francês se chamar Pierre? A mesmíssima de dona Odete Róitman sem grafada assim, com acentinho e tudo. Já pensou se fosse Odete Reutman, que confusão daria?

    Além de tudo, pra consultar a blogosfera, a quem a gente se dirige, hein?

    • Exato. E note que eu não critiquei, em nenhum momento, o CONTEÚDO do blog, apenas a forma. Acho que pro público a que se destina está ótimo.

  • Além da novela ser um clone do Clone, ter um blog fake e chato e querer empurrar todas aquelas palavrinhas indianas (alguma vai virar bordão! Inxalá!!!), ainda falta uma coisa fundamental: uma psicopata como a Flora. Se a Sabatela começar a matar a rodo eu vou pensar em assistir…

    <abbr>Bruno Alves – último post do blog… Prá não dizer que não falei do BBB9</abbr>

    • Tcha tcha tchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

      (nem sei se é assim q escreve) + isso já tá pegando. pelos menos aqui está, pergunto as coisas as pessoas e elas responde "Tchá"

      Se fu!

  • [quote](…) que a Glória assim com Dan Brown achou uma fórmula vencedora (…)[/quote]

    Mwhauwa, sacanagem. Pode ser que eu pesquei algo aqui, mas pode ser só impressão minha. Mas que se encaixou bem, isto encaixou! =D

    <abbr>Wallace – último post do blog… Operation is not valid due to the current state of the object (XtraGrid + Linq To SQL)</abbr>

  • Isso sem falar no copo de vômito… talvez, se este fosse o blog do Steve O??

  • Comparar Dan Brown com Gloria Perez foi baixo.. rasteiro.. muito sujo…

    rs…

  • Blog do Indra fede a merda mole!

    • Calma amigo! Não podemos julgar nada "ainda" ou você esquece o que aconteceu com o Blog 'quem matou a tangerina" "Dr. pepper" e "Buzz" tudo que é novo incomoda.

  • Aloha!

    Pois é, um blog de novela ajuda a compreender a novela!
    Concluo q naquele copo tem chá de cogumelo!

    Aloha!

  • Diego

    He…
    A última frase é ownante.

    []'s.

  • Joca

    Estou espantado com o Cardoso desses últimos dias. Parando pra pensar e analizar o fato antes de pegar o caminho fácil de dizer arrogantemente "novela é coisa de trouxa e não existe coisa pior" e "A Suécia é um lugar bom, no Brasil tudo é horrível"… Surpreso mesmo. Espero que continue desta maneira.

  • Pois é.

    Incrível o tamanho do ego dos Blogueiros.

    Cadê? Cadê o Sindicato que não se manifesta a respeito?

    Oque o presidente está fazendo que ainda não publicou um manifesto no seu blog contra a escritora hein?

    É o fim do mundo… Blogueiro reclamando contra Novos Bloqueiros de Novela…

    FUI !

    <abbr>Sergio Clemente – último post do blog… Saudade do passado.</abbr>

  • Eu ainda acho que milhares de pessoas encheram as lan houses em busca de fazer um blog pra ganhar dinheiro ou fama. Apesar de detestar novelas tô acompanhando essa pra ver onde esse blogueiro vai chegar e o que irá falar. Só espero que ele não mude o rumo de nossas vidas na blogosfera e mostro coisas que não exista.
    Enfim… me preocupo com isso pois tenho muito respeito tanto pelo meu blog como por blogs de qualidade. Vamos ver no que vai dar.

    Sucesso!

  • Marcelo

    Glória é rata de BBS usava OS/2 Warp e sempre fazia brilhantes posts. Essa molecada nasceu ontem com Winodws 98 e ja vem querendo dar lição de moral?

  • A idéia do blog do Indra – ou da novela – não é ruim, mas poderia ser mais trabalhada. Por exemplo, intercalando momentos do personagem e interações do ator com as pessoas que acessam o blog, ninguém gosta de falar com alguém que não existe, exceto fanáticos religiosos(desculpem a ambiguidade).
    Quanto aos detalhes no design do blog, causam bem menos desconforto visual do que os comentários que as pessoas deixam. Aconselho a quem não puder assistir à novela Os Mutantes por estar no PC.

  • Pelo menos tem conteúdo, né? Alguém leu o post "Desabafo"?
    AaUHAHUuhA o cara que ganha pra escreve no blog deve ser muuuito mal pago.

  • Salsinhas ainda não foram eliminadas pela Seleção Natural.

  • Visitei esse tal blog, achei ele uma bosta.

  • Pingback: Meu Google Reader [07.02.09 - 21.02.09] | 30 & Alguns()

  • Márcia Sinist

    Eu Achei legal o Blog sobre novelas

  • Pingback: jar.io()