Aprenda o que é Seeding, otário!

Compartilhe este artigo!

Vamos a uma aulinha de Marketing em Mídias Sociais, ou seja lá o nome que estão dando pra essa bosta esta semana. Mas antes, vamos definir alguns detalhes, para que tudo seja melhor entendido.

Nesta aula, eu sou o marketeiro fodão, e você é um Internauta Idiota. Mais ou menos assim:

EU:

VOCÊ:

Agora imagine que uma empresa quer divulgar um produto usando as tais mídias sociais.
Uma agência séria investiria em criar perfis criativos no Twitter, como o Novo Submarino, investiria em sites populares (não popularescos) como o Migre-me, tentaria experiências ousadas, como o patrocínio da Telefónica ao Twitter do Marcelo Tas.

Também é legal criar vídeos com boa capacidade de viralização. Como? Crie entretenimento, coisas legais. Mini-esquetes no YouTube, escritos pelo Alexandre Machado e estrelados pelo Selton Mello ou Luis Fernando Guimarães. Não é preciso ser genial para criar conteúdo popular, basta ser bom.

Outro exemplo: Orkut. A agência pode criar um perfil de usuário que frequenta as comunidades, contra ou a favor, cuidando de reclamações, tirando dúvidas, dando uma CARA ao negócio. Blogs? Claro, é só fazer direito. Se a empresa fugir da republicação de releases, louvor ao CEO e outras armadilhas, pode emplacar algo como o Ócio 2007.

Ah, mas isso dá trabalho e exige criatividade, a mão-de-obra em agências de mídias sociais em geral é puramente braçal, não intelectual. Qual a saída?
Vamos lembrar que você é um idiota, eu sou o marketeiro fodão, eu te desprezo enquanto consumidor e gente. Você é desnecessário em minha equação. Por causa disso, vou removê-lo. Em uma metáfora de masturbação, criarei o conteúdo online E as reações, você, otário, não é necessário.

O cliente verá o site e ficará satisfeito com a quantidade de comentários favoráveis ao produto. Os idiotas como você verão os comentários e concluirão que o produto é bom mesmo. De brinde posso até fazer um vídeo falando mal do concorrente e dizer que foi um “consumidor insatisfeito”, você otário dirá “ahahah bem-feito” e passará adiante o link.

O Seeding é tão bom que blogueiros iniciantes adoram. Sabe o comentário “Excelente post, visite meu blog – www.algumaporra.com.br” ? É seeding. Alguns são mais elaborados, mas a maioria repete o mesmo texto em um monte de blogs, geralmente no mesmo dia. Blogueiro, que também é otário, cai facinho.

O único problema do Seeding, de criar reações artificiais a campanhas de marketing social, é que você só é otário aqui, neste texto.

No mundo real sempre aparece gente esperta, como a Maysa, neste post-denúncia. Ela, que não é boba nem nada, reparou que um post seu sobre TVs de Plasma vs LCD apareceram um monte de comentários suspeitos. Vejam alguns:

Beto
sbeto93@yahoo.com.br | 189.69.109.153

Oie! Mew to quase jogando minha TV pela janela, comprei uma plasma e meu amigo uma LCD, nós compramos juntos e a dele é bem melhor que a minha, parece que o painel dela é maior em relação as outras e a imagem é bem mais nítida!eu prefiro LCD

From TV de LCD ou de Plasma?, 2009/05/05 at 3:47 PM

gabriel veloso
gabrielveloso656@zipmail.com.br | 189.69.109.153

euuu vou com a lcd,tive uma plasma nao gostei dei ela pra minha mãe rsrsrs,pois depois q eu vi a tv lcd do meu primo,imagem bacana,cores nitidas,sem rastros…oq vcs acham oq fiz? agora tou com uma lcd aqui em casa sem palavras uso meu video games vejo todos os detalhes com cenas escuras

From TV de LCD ou de Plasma?, 2009/05/06 at 1:00 PM

reynaldo
reyanaldosil@zipmail.com.br | 189.69.109.153

caraca colega ai é osso hein, compra uma lcd com um bom painel, pq se a plasma não prestou vai pra lcd ué!! =) boa sorte

From TV de LCD ou de Plasma?, 2009/05/06 at 3:33 PM

fabricio1234
fabricio1234@zipmail.com.br | 189.69.109.153

cara eu fico com a lcd,por sua resoluçao ,suas cores,e ainda mais tem uma nova ai no mercado com um tal de painel ips, dizem q é muito bom.alguem ja ouviu sobre?

From TV de LCD ou de Plasma?, 2009/05/06 at 5:49 PM

Repararam nos IPs? Pois é. Mesma origem. No blog dela tem mais. Notaram que todos falam sobre “painel”? Caceta, consumidor NÃO USA essa terminologia. “Painel IPS” é um termo usado na literatura pseudotécnica de venda.

Só que a Maysa não é a única que percebeu a marmotagem. Vejam este post:

Não sei se é alguem pago pela LG, pelas fabricantes de LCD ou se é
apenas um desocupado que comprou uma TV LCD da LG com painel IPS
achando ser o máximo e se decepcionou, fazendo marketing de guerrilha
pra tentar levar pra galera o conhecimento dessa tecnologia.

Sabem o que é melhor? Esses idiotas (os de verdade) que encheram a blogosfera de comentários-spam tentando vender suas TVs (que eu suspeito a marca mas não posso falar por falta de provas) conseguiram. SIM, eles conseguiram!

PARABÉNS marketeiros, o PRIMEIRO resultado no Google para a busca por Painel IPS é um site denunciando sua atrapalhada tentativa de gerar buzz artificialmente, chamando o blogueiro e os leitores de otários.

Seeding é uma estratégia que funcionaria se 100% da Internet fosse composta de otários, infelizmente para os marketeiros fodões, há leitores E blogueiros inteligentes, que não gostam de ser enganados. E na Web 2.0 a coisa mais idiota que você pode fazer é assumir que seu consumidor é idiota.



Compartilhe este artigo!