Como passar de Mulher do Ano a Mulher Sem Polegar

iranfake

A foto acima está sendo repassada como exemplo de coragem de uma manifestante iraniana. Na minha terra isso é burrice. Mais ainda, é combater agressão com grosseria. Por outro lado a mentalidade pré-adolescente pseudo-transgressora da Internet adora. Adora tanto a ponto de  criar o Photshop acima.

Sim, Virgínia, é um Photoshop. É a velha mania da Internet em hiperbolizar tudo. Mesmo o fantástico não é suficiente. Lembra da clássica cena do carro que caiu na água, e o guindaste de resgate caiu também?

crane03_small crane04_small

Foi um caso fantástico, deliciosamente irônico, mas não o suficiente para as Interwebs, tiveram que photoshopar a 2a grua de resgate caindo também. PRA QUÊ?

crane10

O mesmo pessoal que diz odiar a Fox News,a Globo e toda a “mídia manipuladora” faz e/ou distribui esse tipo de imagem falsa. Pior, não acham problema nenhum, e criticam quem as denuncia como falsificações.

Uma moda comum são os fakes de atrizes. São em geral poses ridículas, que as mulheres em questão jamais se deixariam apanhar. Há gente como o Fake Detective que se especializa em encontrar os originais e desmascarar as falsificações. Isso não impede que recortes ridículos feitos no MS Paint sejam passados adiante.

O fake político de imagens antes era algo restrito a tiranos de verdade como Stalin, ou aspirantes como Ahmadinejad e seus Foguetes Photoshopados:

iranphotoshop

Agora o fake político é feito pelas mesmas pessoas que querem tanto denunciar a malignidade dos alvos de seus fakes. O efeito disso é muito, muito ruim. Tira a sutileza e a poesia. Tira acima de tudo a razão. Não acho que o anônimo herói enfrentando a coluna de tanques na Praça Tianamen ganhasse alguma coisa se fosse photoshopado com uma bazuca nas mãos.

Como não ganhou a jovem iraniana, que ao invés de um arrogante e masculino e infantil dedo em riste, enfrentou, sim Ahmadinejad com um gesto muito mais poderoso que um gesto de pura agressão: Um gesto de questionamento.

irannaofake


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Em se tratando de um país teocrata onde a lei islâmica é adotada oficialmente, o simples fato de uma mulher barrar o caminho do "grande líder" já era, por si só, um ato de rebeldia memorável. O problema é que o pessoal sempre quer mais e acaba transformando as coisas em atos inverossímeis para quem tem um mínimo de conhecimento dos costumes, do comportamento da mulher no Islã e da religião local.

    • Exatamente, Arthurius Maximus:

      O mundo ocidental NÃO TEM o minimo conhecimento dos costumes Iranianos.

  • O problema às vezes não é nem a montagem em sí, que pode ter sido feito por um muleke só "pra causar". O problema é a repercussão que isso tem. Concordo com vc qnd diz que a foto original é muito mais poderosa que a montagem.

  • O photoshop deveria ser um aliado apenas para "consertar" alguns erros e imperfeições, não para transformar coisas e pessoas que hoje são deformadas pelo programa.

  • Clap, clap, clap.

  • "… e criticam quem as denuncia como falsificações."

    Eu acho isso pior de tudo. Não só no caso de fotos alteradas, mas, principalmente, nos boatos que pipocam nas caixas de e-mail na forma de spam. Sempre tento desmistificar essas lendas quando recebo, mas minha atitude é sempre mal vista, e muitas vezes recebida com hostilidade.

    Quem espalha spam, ao ser informado de que aquilo se trata de uma mentira, deveria repassar a informação para todos a quem enviou o email originalmente. Mas ninguém quer admitir que foi enganado, e preferem atacar quem tem o mínimo de bom senso em não acreditar em tudo que vê na internet.

    • Mea culpa, Daniel. Algumas vezes cometi a bobagem de repassar algumas mensagens sem verificar sua veracidade.

  • Vamos relaxar é engraçado exatamente pelo fato do que Maximus disse: Choque da atitude com a cultura local e atitudes femininas de lá…

    • Parafraseando House:

      "It's not about fun, it's about truth"

  • Dirck

    Até eu faria esse photoshop menos fake.

  • Leitor!

    nesse post:

    china-de-olho-nos-blogueiros-annimos

    Voce chama o rapaz da Praça Tianamen de idiota. Agora o chama de heroi…

    Belo texto, mas como formar opinioes se voce nao mantem nem as suas?

    (Ou será que só eu nao entendi o "contraditorium" ?!)

    • O fato do sujeito ser herói não impede que seja um idiota. Abra sua mente. Melhor ainda, deixe de ser COVARDE e use seu próprio nome.

      • Lembrei do filme Eragon, quando ele fala sobre os heróis:

        "Um quarto de coragem e três quartos de idiotice!"

        • Lembrei do conto de Bruce Elliot "THE DEVIL WAS SICK", DE 1951, publicado por Fantasy House, Inc.:

          "Um malvado não é mais do que um herói enfermo".

      • Gutto

        Também já ouvi dizer que todo bom filósofo é covarde. Talvez. E talvez precisemos de mais "idiotas".

      • Lorac Demelv

        Antes, gostaria de esclarecer que não sou o mesmo leitor que postou a mensagem acima. Ainda assim, gostaria de defender o direito à privacidade. Não gostei da sua atitude de chamar o colega de covarde, isso foi completamente desnecessário e gratuito. Frente à menor das críticas, sua reação foi desproporcional. Em que mudaria você saber ou não o nome de seu interlocutor? O que importa são as idéias e as opiniões, não o nome de quem as emite. Se quer discordar dos comentários de seus leitores, por favor o faça, mas nunca deixe de lado a cordialidade.

        • Meu blog, minhas regras.

        • O Cardoso está coberto de razão. Se não tem coragem de criticar usando seu nome verdadeiro, é COVARDE.

        • Uma dúvida que eu tenho: Por que todo imbecil e ignorante gosta de justificar a covardia de se expressar anonimamente como "direito a privacidade"?

        • Criticar uma pessoa publicamente e querer ao mesmo tempo ter direito a privacidade é "prá se lascar". Assumam logo a covardia.

        • Em tempo: "se expressar anonimamente" e "criticar outra pessoa anonimamente" são duas coisas bem distintas. Eu apóio o direito à primeira, mas desprezo quem quer usar isso para fazer a segunda.

  • Eu acho um texto interessante, mostra o quanto no Brasil a mídia vive de sensacionalismo. Se a notícia não é naturalmente sensacionalista, o Photoshop ajuda!

  • Casa bem com o gráfico sobre OVNIs do Gordo Nerd:

    http://www.gordonerd.com/uma-verdade-conveniente-

  • A realidade é mais fantástica do que qualquer ficção.

  • nfe

    Tem muito homem que não tem essa coragem…

  • no iran apontar ou nao o dedo neste momento, nao deve fazer muita diferenca.

    a imagem original é extremamente linda

  • CARLOS

    ainda bem que e photshop se a cena fosse verdadeira com certeza ela ficaria sem a mao

  • Maldita inclusão digital.