Aulinha pra Info: The Barriga is on the table

Existem diversos sites especializados em notícias falsas na Internet. No Brasil temos o Sensacionalista e o Diário de Barrelas, no Rio Grande o sensacional O Bairrista e o Avô de Todos Eles, The Onion. Notícias falsas não são novidade, que o digam as minhas clássicas Fotos do Acidente da Gol.

Como não é novidade a sanha com que o pessoal replica informações sem confirmar NADA. Eu ATÉ compreendo isso da parte dos leitores, embora considere errado não chega a ser uma obrigação, ainda mais quando a informação está em um site com credibilidade. O problema é quando o site com credibilidade age igual a um novato histérico de Internet passando adiante besteiras sem confirmar.

Por exemplo. Esta matéria sobre uma congressista nos EUA que teria proposto uma legislação para arredondar pi.

Snap142

É uma reprodução de uma matéria que saiu no Huffington Post (o blog da ursa) e está sendo replicada por toda a blogosfera liberal, descendo a lenha na pobre Martha Roby. a congressista em questão.

Problema? Nenhum, arredondar pi é uma idéia totalmente idiota. Tão idiota que mesmo um republicano não pensaria em algo assim.

Vamos pesquisar. Uma busca pela Lei proposta, HR205, retornar o HEARTH Act, uma legislação sobre locação de terras indígenas.

Uma busca sobre a proposta, “The Geometric Simplification Act” só retorna o artigo em questão.

No site da congressista, nenhuma referência. Será falsa a notícia? Vejamos. Vou incorporar Bob Woodward, Carl Bernstein, Lois Lane, Datena e TinTim, os maiores jornalistas que já existiram, e enveredar em uma profunda espiral investigativa, revirando cada pedra, seguindo cada pista, em busca da verdade, doa a quem doer.

Pronto, achei o texto original. Confira neste link.

É uma paródia, uma notícia falsa.

Como identifiquei isso? Digamos que anos de experiência, um faro sobrenatural, uma perspicácia digna de Carl Lightman e…

O NOME DA SEÇÃO, CACETE! “HUFFPOST COMEDY”.

Snap143

COMEDY, querida Info, é COMÉDIA em inglês. Não é pra ser levado a sério. Do contrário o resultado é de chorar.

[ATUALIZAÇÃO] A Info viu a cagada e seguindo a Escola George Orwell de Jornalismo editou o post, colocou uma interrogação no título e acrescentou um parágrafo dizendo que entraram em contato com o gabinete da deputada para confirmar a notícia, que descobriram ser falsa. 

Infelizmente meu screenshot é anterior, e não tem a interrogação. 

Outra dica, Info: Apaguem os comentários, eles dão a entender que o texto era afirmativo (como realmente era) e não uma história sobre uma notícia falsa. 

Dica final: Se está no inferno abrace o capeta. Passem a escrever em Novilíngua. 


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Info é a Veja da tecnologia.

    • Bom, as duas são da Abril. Igual a Super(des)interessante.

      Tá explicado.

    • Felipe

      Esquerdita detected.

      • Luís

        Analfabeto (e idiota) detectado.

        Aprende português primeiro, tá filhinho?

  • Bom…no site da Info já corrigiram…diz que procuraram após "alguns cliques no Google" e blábláblá…

    Mesmo assim, salsinhas de plantão conseguirão botar a culpa até em "países que colocam Deus na lei" e "o problema do Brasil é não reprovar mais no médio…".

    Caraca! Como tem povo ignorante…realmente, sem chances mais para a humanidade.

  • Murdock

    Injustiça, vc esqueceu de citar o Gil Gomes.

    Não sei se vc viu recentemente os sites sérios espalhando o boato de que o autor do Bobagento ia pro BBB. O cara se aproveitou da semelhança física e fez a piada, vários sites repetiram a história. Ok, BBB não chega a ser nada tão sério, muito menos o Bobagento. Mas periga alguém espalhar que o Hugh Laurie tem um blog em português.

  • Tem nós também. Somos tão ruins quanto os outros. Ou pior.

  • Márcio Tondin

    Pelo jeito acrescentaram uma '?' no título da matéria e editaram para fazer sentido, dizendo que entraram em contato com o Comitê da Deputada republicana em Washington que negou a informação.

  • Cleyton Rodrigues

    eles editaram a matéria?
    [quote]
    A notícia pareceu absurda e INFO Online entrou em contato com o Comitê da Deputada republicana em Washington que negou a informação. Eles confirmam que a notícia foi apenas uma brincadeira do jornal.
    [/quote]

  • Vemos aqui a mistura da sabia criatividade de mentir com a irresponsabilidade em replica a mentira acreditando ser verdade ufa…São Geraldo do oleo de peroba nos dê vergonha na cara…

  • Hahaha, colocaram um ponto de interrogação no título, que saída genial.

  • 1984

    Apagando o passado

  • Marcelo

    Pois é, depois que aboliram o diploma, uma nova geração de pseudoqualquercoisa escreve qualquer pauta baseada no twitter e dá nisso.

    • Zé Coxinha

      Aham, claro, a culpa é da falta do diploma.

  • licedoa

    Sinto vergonha por meus amigos jornalistas. Eu sempre pesquiso em vários lugares antes de postar alguma besteira no meu blog. E acho que os jornalistas encarregados de escrever pra INFO que tem bem mais visibilidade que eu, deveriam ter um cuidado essencial com isso!
    =1

  • Os caras não verificam antes de publicar e depois ainda fraudam o leitor com uma "falsificação". Seria muito melhor assumir o erro e usá-lo de forma bem humorada do que fazer o que fizeram e serem apanhados com as "calças na mão".

  • Como se "entrar em contato com o gabinete da deputada" alivia-se alguma coisa.

  • Foi sagaz no print !!! Bacana o processo de investigação.

  • Isto que dá não precisar ser bacharel em jornalismo para trabalhar como jornalista. Jornalista tem ser formado sim.
    Duvido que alguém gostaria de fazer uma cirurgia no cérebro com um "médico" sem diploma.