BREAKING NEWS, INACREDITÁVEL: Sereias não existem.

arielhipsterNo dia 30 de Outubro de 1938 milhares de pessoas ligaram desesperadas para polícia, bombeiros e vizinhos. Elas haviam ouvido no rádio uma notícia assustadora: Marcianos estavam invadindo Nova Jersey.

Em uma estranha antecipação dos leitores de títulos, o pessoal foi incapaz de ouvir o programa o suficiente para entender que era uma encenação, que o programa de notícias era parte de uma DRAMATIZAÇÂO do livro Guerra dos Mundos, de H.G. Wells.

Adaptado para um roteiro de rádio por Orson Welles, a história passada na Inglaterra se tornou uma transmissão ao vivo (nos dois sentidos) de radio-repórteres observando a invasão. O resultado? Deu merda:

 

olhamerdafeita

Em 1944 um pessoal no Chile teve a brilhante idéia de repetir a transmissão, adaptando a invasão alienígena para os arredores de Santiago. Por duas semanas avisaram da transmissão, explicaram que seria ficção, bla bla bla.

Obviamente, o pânico se instaurou com mais rapidez do que na Band depois que a RedeTV começou a dar calote. A estação levou uma multa feia, e o caso só não foi pior pois logo depois um muito pior aconteceu.

Mais precisamente no Equador, em 1949. Um tal de Leonardo Páez resolveu fazer uma versão do Guerra dos Mundos na Rádio Quito. Ficou bem legal, interromperam música no meio e tudo para anunciar a invasão alienígena. A cidade entrou em pânico (notem que estou usando direto o termo) e pessoas fugiam de suas casas, para as montanhas, como um bom clichê.

A rádio viu a cagada, interrompeu a peça para avisar que estava tudo bem, era só uma brincadeira. Sem ressentimentos, ok? OK, a população entendeu e demonstrando total compreensão cercou o prédio da rádio, ateou fogo e essa Guerra dos Mundos terminou com nove mortos e 21 presos, inclusive Leonardo Páez.

 

Mas e as Sereias, caraio?

AH sim, as sereias.

bichorabudo

Tudo começou com uma idéia bem legal, original mesmo, do Animal Planet: Documentários fake.

Ao contrário daquele lixo de criptozoologia do History e companhia, com Monsterquest e outras tralhas que nunca acham nada pois PÉ-GRANDE NÃO EXISTE, a idéia do Animal Planet foi imaginar um mundo onde animais lendários existem ou já existiram.

O primeiro episódio foi com dragões, e ficou lindo. É como um documentário normal, com cientistas, pesquisas, escavações, recriações e especulação de como um animal com aquelas características poderia ter existido.

Depois dos dragões foram mais ousados e criaram um documentário sobre… sereias, desta vez envolvendo até conspirações governamentais. Trabalham antigas lendas, especularam ancestrais comuns com os humanos modernos, simbiose com baleias e até uma ligação com um fenômeno real, um ruído biológico inexplicável gravado em 1997 pela NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration.

O “documentário” completo pode ser visto aqui.

I_Want_To_Believe

Legal, não? Nós nos entretemos com histórias de cavaleiros Jedi, animais falantes, visitantes do espaço, divindades que morreram para nos salvar, então não há problema em um documentário fake sobre sereias, afinal todo filme sempre assume que está mostrando “a verdade”, existe um termo chamado “suspensão de incredulidade” que significa nossa concordância em fingir que o que está sendo mostrado é real.´

Só chatos gritam “homens não voam” no meio de Super-Homem.

E só idiotas acham que homens podem voar.

Também só idiotas acham que sereias existem, que começaram a encher o saco da NOAA, exigindo que liberassem as informações sobre as sereias, afinal se passou no Animal Planet é verdade. Sério, gente com mais de 6 anos e que não sofreu privação de Oxigênio durante o parto está aporrinhando uma agência governamental atrás de… sereias.

Como resultado a NOAA, que faz pesquisas seríssimas no planeta inteiro, é um dos maiores centros de informações oceânicas do mundo, teve que publicar em seu site uma página explicando que NÃO (sua mula) “Nenhuma evidência de humanóides aquáticos jamais foi encontrada”.

Aí eu pergunto: Como pode dar certo uma Humanidade onde o voto de uma criatura que acredita em sereias vale o mesmo que o do Stephen Hawking?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Será que sequer atentaram pro fato que aquele rabo de sereias tá mais pra baleia do que peixes?

    • Jade

      Ok… de acordo com o documentário eles se basearam em mamíferos… não em peixes, e foi uma mescla, bom o único jeito de saber a verdade é realmente descobrindo e não por um documentário…

  • Pedro Silva

    E…. mas falar que nehuma evidência jamais foi encontrada é diferente de afirmar: não existem.

  • Pedro Silva

    (continuando) o nooa poderia ter sido mais assertivo, não existem e pronto.

  • Mark

    Eu estou inclinado a acreditar no seu post sobre a inexistência das sereias se você postar mais exemplos como os da segunda foto.

  • Cardoso, faça-me o favor!
    Uma pessoa investigativa como você vai cair nessa balela de achar que o documentário é fake?
    É evidente que sereias existem! Esconder a existência delas é parte da conspiração entre alienígenas e iluminatti, para ocultar a verdade das pessoas e dominar e escravizar o mundo…

    • marcelo valença

      Clarp que existe!! ja vi vários filmes VERDADEIROS ! sobre elas na sessao da tarde!

  • Faz sentido, afinal humanos são mamíferos.

  • Jonathan Jones

    Curiosidade: já fizeram uma dramatização de Guerra dos Mundos em São Luís, Maranhão. Também deu merda!
    http://www.youtube.com/watch?v=6QjfLcE684I

    • Do jeito que a humanidade está emburrecendo, se refizerem a dramatização de Guerra dos Mundos em 2016 ainda terá gente acreditando.

  • Saudações, Cardoso!

    Camarada, estou rindo horrores aqui. Eu tinha escrito um tópico em uma comunidade do Orkut (é, eu sei) exatamente sobre o mesmo assunto, exatamente com a mesma questão sobre o voto, e um outro membro da comunidade postou o link do teu artigo logo abaixo! Nunca vou esquecer desta quando vierem com aquelas piadinhas do tipo “o cúmulo da coincidência”.

    O teu artigo está ótimo, então ao invés de escrever sobre o mesmo assunto eu vou mesmo é dizer para meus leitores virem aqui ler “o artigo que eu podia ter escrito”. :-)

    Grande abraço!

  • Sobre o History e a criptozoologia, me espanta ver gente inteligente falando que tv aberta é uma merda (isso eu concordo), mas que "não fica sem o History", porque supostamente é muito melhor.

    Tirando 1% da programação, o History e o Discovery hoje são um desserviço à ciência, divulgando pseudociência de maneira irresponsável e inexplicavelmente cativando um público cansado da TV aberta. Sinceramente, acho o Globo Reporter melhor que muito documentário do Discovery. Um Dráusio Varela no Fantástico vale mais do que mil caçadores de fantasmas.

    Quanto às sereias, elas não podem ser peixes porque no mito original elas eram meio-pássaros, daí a origem do canto das sereias. Como diria um comentarista médio do Youtube: fake.

    • Esses canais tem um público tão cativo exatamente por causa disso que você disse. Eles estão cansados da TV aberta e acabam se agarrando a alguma novidade. Mesmo que essa novidade seja tão ruim ou até mesmo pior.

  • Jujube

    oh rly?

  • Gosto muito de fantasia, animais mitológicos, e coisa e tal. Mas você tem razão: separar o que é real do imaginário é trabalho de cada um de nós. Afinal de contas, em alguma época da história, essas criaturas foram criadas por alguém com alguma finalidade, mesmo que seja fazer uma criança dormir, e hoje permeiam o imaginário popular. Uma vez, um amigo contando sobre uma reportagem sobre dinossauros que ele viu na tevê me perguntou: "como os cientistas sabem que os dinossauros viviam de tal jeito, fazial tal coisa…". A minha resposta foi: metade estudo, metade imaginação. :D

  • Li a Guerra dos Mundos quando ainda estava no colégio.
    Penso se uma dramatização dessas, seja de marcianos ou sereias, em São Paulo, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, também dará materia fecal.
    Em tempo:
    Superman bem que poderia existir, para enfrentar todos esses Lex Luthor da vida, em Brasília e alhures.
    Parabéns pelo post.
    VL&P

  • Mto boa a postagem

  • avira/antivir

    ta foda le os comentatios pelo celular. ajeitar isso ae.

  • O mentiroso

    É assim caminha os humanos, se eu roubo uma maça na feira , alguem chama o exercito para me prender? sim ..claro normal.. a maça era de ouro 18k.. se eu encontro um ser que parece humano em um terreno baldio ,e só aparece a policia e o exercito isola a area, normalll..,era só um teste militar …sempre teve isso aqui . quantas vezes doutor ? contando essa aqui em varginha 1 vez.. Volta para sua residencia e vai ver o BBB ..rs Não temos nem uma evidencia de nada então não existe simples assim , opaaa a copa do mundo ta chegando povão.. vamos pregar o bundão no sofá e ver o messi joga..ele sim é um ET .. será que vcs não perceberam ?? rsr Olha se o caso da sereia não era nada porque confiscam as coisas alheias?? se não era nada porque isolaram a area ? A informação é uma arma poderosa gente .. SÓ PARA PENSAR .. " A WEB NÃO É PARA LHE DAR INFORMAÇÃO, ELA TIRA MAIS DE VOCE, OQUE VOCE COME , PENSA, ACREDITA, E OQUE VOCE COMPRA" Frase de (BARRNABÉ) RSRS

  • O mentiroso

    EU REALMENTE NÃO CREIO , NÃO CREIO QUE OS MILITARES OU MELHOR A MARINHA NÃO TINHA MAIS NADA A FAZER , QUE ISOLAR AREAS SÓ COM INTUITO DE RECOLHER RESTO DE GOLFINHO.. VAI TE CATAR .. eM VARGINHA FOI A MESMA LOROTA FOI UM CÃO CO M SARNA .. SÓ ISSO OTARIOS …HEHE..MAS O DIA DELES ESTA CHEGANDO .. OS MENTIROSOS VÃO CAIR ..HAVERÁ UMA IMAGEM QUE NÃO SERÁ VISTA POR UM OU DOIS MAS SIM MILHARES . ESSA EU QUE OUVIR A DESCULPA.. a TERRA NÃO É O BOI DO CÚ BRANCO NÃO TEM MUITA COISA AQUI QUE RELIGIÃO E TODO OS DOGMAS NÃO QUEREM E NÃO VÃO PERMITIR QUE VC DESCUBRA,..NO MAIS VAI BEBER CERVEJA E TORCER PRO CURINTHIAA MANO..HEHEHE OBRIGADO PELO ESPAÇO..AMEN…

    • Isso que dá deixar rejeitados da APAE usar computador.

  • O mentiroso

    Ta de sacanagem ..

  • Michel

    Ola…ja assisti-se o segundo documentário sobre sereias, pra mim parece muito real. Amigo..estou aqui para te dar umas dicas. Primeira não se pode afirmar que uma coisa não existe só por que não existe provas de que ela exista, a falta de provas não prova que esta criatura não exista. Já procura-se em cada canto deste mundo para afirmar sereias não existe, estive por tudo e não encontrei? Segundo como você pode acreditar em um governo que esconde onde investe o dinheiro publico, eles falam: é um projeto secreto e ta tudo bem, a população que se cale.
    Concordo com você que não se pode acreditar nos programas de tv. a tecnologia de hj pode fazer coisas surpreendentes, mas também não podemos acreditar em órgãos governamentais.
    Peço também que você seja um pouco mais sutil em seus posts, como vou confiar em alguém que tem o humor, como posso dizer, um pouco ofensivo. Por acaso você nunca acreditou em lendas como por exemplo no papai-noel, quando tinha mais de seis anos? Nem por isso você merece ser chamado de idiota, quem entende um pouco de persuasão sabe que qualquer ser humano é facilmente manipulado. Uma prova disso é que você foi persuadido a acreditar que sereias não existem e bastou sou algumas palavras para isto e um grande nome. Por ultimo só pra lembrar, assim como os programas de tv não são de confiança o mesmo pode ser dito dos órgãos públicos, pois ambos são constituídos por pessoas e todos nós sabemos que o ser humano sabe mentir e sabe mentir bem.
    Valeu e desde já peço-lhe desculpas se fui um pouco grosseiro
    obrigado

    • carloscardoso

      AHAHAHHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA meu, cê é doente. Qualquer um que acredite em sereias e papai-noel e tenha mais de seis anos É retardado.

      • Eu não acredito em sereias. Uma dessas vagabundas saiu dizendo que ia comprar cigarros e nunca mais voltou para casa!

    • Qual foi a droga que esse lazarento bebeu/fumou/cheirou/injetou?

    • "ja assisti-se o segundo documentário sobre sereias, pra mim parece muito real. "

      O Sensacionalista e o The Onion também parecem muito reais. Então só posso concluir de que tudo o que eles falam é verdade.

  • Luiz Silva

    muito bem humorado, gostei kkk
    eu tinha visto o documentário, e tal… mas não conseguia acreditar
    pesquisei sobre e vi que o cientista lá é um ator…