Vejo a Veja, Vejo o PT e só consigo lembrar de Hitler

Compartilhe este artigo!

jjhitler

Em 1987 a W/Brasil criou um comercial fantástico para a Folha de São Paulo. Chamado “Hitler”, o filme começava com uma imagem estourada que ia se afastando enquanto a narração exaltava as qualidades de um homem.

Ao final percebia-se que era Adolf Hitler. A locução completava com “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. Assista e veja como já conseguimos fazer propaganda boa e criativa, antes de nos rendermos ao Queen, Huck e Adnet:

Hoje percebi que isso que a Folha alertou se tornou regra. As mesmas pessoas que espalham com furor uterino-ideológico que a #GLOBOMENTE, omitem e distorcem informações para seus próprios interesses.

Vive-se um maniqueísmo onde toda idéia da oposição (seja ela qual for) deve ser histericamente combatida. Ninguém do outro lado é capaz de qualquer coisa boa se não for do MEU partido (seja ele qual for) e desqualificarei até a 5a geração de qualquer um que não esteja 100% comigo.

 

Isso é insano. É impossível governar assim. É impossível ser oposição assim. É complicado até fazer protestos assim. Chega a ser infantil o desespero de alguns defensores de manifestantes, afirmando que TODO caso de vandalismo é causado por gente infiltrada. Deviam ter tentado essa defesa em Nuremberg.

Se você não assume uma posição maniqueísta, é alienado por todos os lados. Eu sou acusado de homofóbico por chamar o Elton John de bee (em um post sobre Alan Turing!) e taxado de “viado” por apoiar casamento gay. Em um post onde exalto modelos plus size sou chamado de odiador E adorador de gordas, dependendo de como a salsa interpreta o texto.

A Internet hoje é basicamente Hitler. Ou você ama ou odeia. Não pode ter um meio-termo, uma posição favorável crítica, nada.

Assim como o incompreendido líder austríaco, a realidade é mais complexa do que o preto-e-branco com que essa gente vê o mundo.

A bola da vez são os médicos cubanos. Há motivos para ser contra ou a favor, mas quase todo mundo se posicionando o faz por ideologia apenas. Gente que caga e anda pra Cuba (nada de errado nisso, eu estou pouco me lixando) agora se demonstram preocupadíssimos com as condições de trabalho dos tais médicos.

Do outro lado defendem a solução mágica dos médicos estrangeiros, convenientemente esquecendo que é outra solução de um partido em seu terceiro governo consecutivo, que claramente não consegue resolver a Saúde Pública. A culpa agora é toda dos médicos malvados e gananciosos.

Agora descobriram uma matéria da Veja, aquela revista maravilhosa quando entrevista a Dilma e uma bosta quando fala mal do PT (troque por Serra e PSDB, as reclamações são iguais) mostrando que em 1999 o Ministério da Saúde importou médicos cubanos, em um esquema semelhante ao atual.

A grande Má-Fé é que os defensores dos cubanos estão espalhando ESTA imagem:

cubalancouosmedicos

Dizem que a revista foi francamente a favor do programa, que não havia qualquer oposição, que o Conselho Federal de Medicina não falou nada, bla bla bla.

Do Feice:

mane

Muito estranho mesmo. Parece mentira. E é. Leia a matéria completa:

cubalancando2

O Conselho Federal de Medicina era contra. Continua com a mesma posição até hoje. Neste link  (Abra uma janela com CTRL+SHIFT+N e cague pro Paywall da Folha) detalham o processo. Mesmo com comissão de revalidação de diplomas, eram contra.

A Veja era favorável? SIM, do mesmo jeito que a Carta Capital era contra, e hoje é a favor. No Brasil existe uma visão utópica de imprensa isenta de posicionamento que simplesmente não é real. Até o estagiário tem posicionamento e isso influencia no trabalho. NENHUM blogueiro defensor de imparcialidade publicaria uma matéria falando mal da própria mãe.

É possível passar informação sem mentir e sem gostar do objeto da matéria. Eu não gosto do PT, isso é claro, mas consigo elogiar quando fazem algo correto. Claro, quando faço isso, como no caso deste texto sobre a excelente ação do SUS em promover vacinação anti-HPV, sou chamado de porco petista, bla bla bla.

É possível até aceitar atitudes que são filosoficamente erradas. Eu não gosto do Bolsa-Família. Acho paternalista, populista e com efeito eleitoreiro. Só que quando nego tem que viver com R$20/mês e precisa alimentar 45 bacurinhos, essas questões se tornam secundárias. O Bolsa-Família é um mal necessário, quem realmente se incomoda que monte um programa paralelo para “anular” o efeito do PT. Garanto que o Severino Silvério, da periferia de Caiocó adoraria receber uma graninha extra pra garantir o calango-burguer da molecada no final de semana.

Errado é agir de má-fé, com atitudes primárias como postar PARTE de uma matéria, para reforçar sua posição ideológica imutável.

 

“Ah mas então você não pode mudar de idéia”

 

Pode, DEVE, se você tem motivos reais para isso. Só que defesa ideológica NÂO é um bom motivo. Resulta em situações ridículas.

HOJE o PT é plenamente favorável, e o PSDB acha um absurdo.

Agora o PT achou uma matéria (já que ninguém tem memória neste país) do PSDB apoiando a idéia. Convenientemente esqueceram que na época foram contra e denunciaram o Serra por isso.

AO MESMO TEMPO o PSDB, que demonstra horror a Cuba e sua patética e anacrônica ditadura (já era tempo) esquece que em 1999 José Serra acordou pessoalmente em Havana a vinda dos tais médicos.

No final teremos o PSDB dizendo que sempre foi uma boa idéia, eles foram os autores originais do projeto e o PT só kibou o Serra.

Se o PT é o Linux dos partidos, o PSDB é o Opera.

A militância cega de todos os lados vai continuar gritando #GLOBOMENTE, alardeando que os cubanos são guerrilheiros infiltrados que darão um golpe (sério, já li isso), falando que a medicina cubana é maravilhosa e cura tudo menos coração partido e Hugo Chavez,  que toda cidade do interior terá atendimento digno do Princeton-Plainsboro.

Alegações e idéias e esperanças hiperbólicas, maniqueístas e inúteis. Hitler se sentiria em casa.



Compartilhe este artigo!