A Regra é Clara…

Compartilhe este artigo!

hoje me mandaram esta pérola, via Twitter (identidades removidas para proteger os inocentes)

bruxinha

Isso mesmo. A boa e velha bobagem new age, agora com adicional de discurso feminista. O mundo odeia as mulheres desde seus primórdios, bla bla bla.

Só que há alguns problemas.

Vamos ver alguns pontos onde a floquinha falha:

Lamento MUITO estragar essa idéia linda de que mulheres inventaram calendários para acompanhar fertilidade. É bonito, mesmo, mas é puro nhenhenhem de feminismo newage.

O primeiro problema  é que até hoje nenhum estudo conseguiu achar uma correlação entre ciclo menstrual humano e fases da Lua. Os estudos que acham alguma correlação (ref http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7405975) são tão mal-feitos que consideram notável quando o ciclo ocorre com uma probabilidade de 50%. Minhas moedas jogadas pro alto então são afetadas pela Lua.

Segundo, você não precisa de um calendário pra saber a fase da Lua. Sério, é só olhar pra cima. Eu sei, é um conceito assustador pra Geração Tumblr, assim como ela deve achar extremamente complexo e digno de tábuas de equinócios lembrar a sequência Cheia – Minguante – Nova – Crescente. Sim, o “Calendário feminino” é tão complexo que se resume a isso.

“AH mas e o ciclo de 28 dias?” Bem, primeiro o ciclo lugar tem 29.5 dias. Segundo, o ciclo fértil de animais varia enormemente, nos hamsters é de 4 dias, nos cachorros é de 60. Entre os grandes primatas, os chimpanzés possuem um ciclo de 35 dias.

Sabe o que os 28 do ciclo humano significam? Nada, é apenas uma coincidência, como o fato da Lua ter o mesmo tamanho aparente do Sol no céu, e proporcionar eclipses totais, coisa que não existe por exemplo em Marte.

Talvez a maior prova de que esse efeito não existe é o fato de que as mulheres não menstruam todas na mesma época.

Segundo, a afirmação de que o calendário não teria utilidade para “os homens”? FILHA, largue seus livros de Estudo de Gênero, só um minuto. Calendários são essenciais para algo muito importante: AGRICULTURA. Calendários e Astronomia foram criados pras pessoas saberem se é a época correta de plantar, quando as cheias vão chegar e fertilizar o solo.

Calendários indicavam quando era época de começar a se preparar para o inverno, quando as manadas de animais migratórios voltariam para a região, e quando as noites seriam mais curtas e os dias mais longos, e as tribos poderiam se deslocam em busca de novos horizontes.

Calendários foram fundamentais para o desenvolvimento da Humanidade, de uma forma que você, sua tapada, jamais compreenderá.

Eu sei que é difícil de acreditar, mas o mundo não gira em torno da sua ppk.



Compartilhe este artigo!