Cardoso, o Idiota, salvo pela preguiça.

Compartilhe este artigo!

Um ponto que sempre reforço no dia-a-dia são pessoas que se dão mal por acreditar no próprio marketing. Tudo bem você se vender como o Fodão do Bairro Peixoto, o problema é começar a acreditar em tudo que fala sobre si mesmo. Hoje escapei por pouco de uma situação dessas. 

Tudo começou quando eu resolvi que preciso de um fone Bluetooth de longa autonomia. Tenho diversos adaptadores, todos made in china, o que significa baterias vagabundas que já se deterioraram. Pensei então: Vou desmontar um desses adaptadores, pegar uma bateria de alta capacidade e assim terei um adaptador Bluetooth compatível com qualquer headphone, e que durará dias.

Excelente, certo?

O Gênio aqui então pensou: Já que é um projeto de eletrônica simples, precisa de um ponto cool. E nada mais cool do que montar eletrônicos em uma… embalagem de Altoids.

Então eu faria isso: Colocaria meu transceptor Bluetooth dentro de uma caixa de Altoids, e se você é mais inteligente do que eu, o que não é difícil, já está rindo.

Separei as peças, mas fiquei com preguiça. Hoje indo pro bar comecei a planejar a cirurgia, mas algo estava errado, alguma coisa futucava no fundo da cabeça. Eis que a meio caminho em parei e comecei a rir. Eu sou um idiota. Jamais funcionaria, por causa desde cara aqui:

Michael Faraday (1791-1867) foi uma das figuras fundamentais para entendimento de eletricidade e eletromagnetismo. Ele formulou conceitos, Leis e Teorias que continuam as mesmas até hoje. Uma dessas descobertas foi que em um condutor a carga elétrica tende a ficar na superfície, o centro não é afetado.

Faraday extrapolou isso para um modelo onde um campo elétrico é aplicado a um objeto condutor oco. Em resposta o objeto gera um campo igual com carga oposta, anulando o campo original. O resultado é que dentro do objeto o campo eletromagnético é zero.

Ou seja: Zeus pode lançar raios em você, se estiver dentro de uma Gaiola de Faraday, nada acontecerá.

Gaiolas de Faraday são usadas para proteger salas de transmissores espiões, impedem componentes eletrônicos de gerar interferência, a lista de utilidades é imensa. E como você agora já deduziu, elas são ótimas para impedir que um rádio Bluetooth transmita e receba sinais eletromagnéticos.

Parabéns para mim, o idiota que chegou a um passo de montar um transmissor de rádio dentro da Gaiola da Faraday perfeita, uma lata metálica de Altoids.



Compartilhe este artigo!