Fritz Klingenberg, o Nazista fanfarrão

Compartilhe este artigo!

Is good to be the Führer

Fritz Klingenberg é um daqueles sujeitos que ninguém gosta, mas escolhe pra trabalhar junto. Ele era insubordinado, se achava mais inteligente que seus superiores, costuma corrigi-los quando estavam errados, e no geral era extremamente arrogante.

Gregory House uma vez disse que a arrogância tem que ser merecida, e como Fritz conseguia ser tudo isso enquanto servia na SS, alguma coisa ela fazia bem, e teria chance de demonstrar na Invasão da Iugoslávia, 6 de Abril de 1941, quando Alemanha, Itália e Hungria atacaram, primeiro com bombardeiros, dizimando a Força Aérea inimiga.

O exército iugoslavo ficou sem saber o que fazer, a blitzkrieg era rápida demais, mas mais rápida que a guerra-relâmpago de Hitler, era
Fritz Klingenberg, então um Untersturmführer da SS, o equivalente ao posto de Capitão.

“Ai Cardoso ele tem cara de psicopata” – Filha, que parte de “nazista” você não entendeu?

Ele era parte de um batalhão de reconhecimento, mas ficou cansado de esperar o resto das tropas, e suas ordens de não avançar o entediaram. Fritz então resolveu dar um rolé por Belgrado, a capital inimiga, alvo de constantes bombardeiros.

Ele escolheu um grupo de 6 soldados motociclistas, arrumou um barco e atravessou o Rio, reforços deveriam repetir o processo, mas o barco afundou, Fritz não quis esperar e foi com seus seis soldados em direção à cidade. Logo acharam um grupo de soldados iugoslavos, que viram os alemães e se renderam.

Tropas italianas desfilando em Belgrado.

Mais adiante um comboio militar inimigo apareceu, os soldados de Fritz abriram fogo, os inimigos abandonaram os carros. Junto com os prisioneiros eles seguiram até o centro de Belgrado, sem serem importunados.

Sem acreditar que estavam em frente à embaixada Alemã, Fritz ordenou que a bandeira do Reich fosse erguida, declarando a cidade de 250 mil habitantes capturada. Logo o prefeito foi encontrado e levado até ele.

Com toda a autoridade típica de um Capitão da SS, Fritz exigiu a rendição da cidade, e um rádio para falar com seus superiores. O prefeito ficou reticente. Fritz avisou que se ele não entrasse em contato mais bombardeiros iriam acontecer. Nessa hora dois aviões alemães de reconhecimento passaram por sobre a cidade. Fritz segundo alguns relatos teria batido com o dedo no relógio em seu pulso… tic tac… tic tac…

O blefe deu certo. A informação oficial de que Belgrado havia se rendido foi espalhada para todo mundo que ainda estava entrincheirado esperando os alemães, e Fritz conseguiu seu rádio, onde o sujeito do outro lado deve ter dito o equivalente a “que porra é essa? Você bebeu, maluco?”

Eventualmente mais homens de Fritz apareceram, e mantiveram o blefe, confirmando que sim havia milhares de tropas aguardando para invadir a qualquer minuto, sendo que era só aquele punhado de malucos.

Isso foi no dia 13 de Abril de 1941, uns dois dias depois as tropas finalmente chegaram, prontas para um cerco final onde perderiam milhares de homens, e causariam imensa destruição e mortes, dizimando Belgrado com artilharia, mas no final Belgrado já havia sido capturada. Sem nenhuma morte, por um capitão arrogante que não precisou disparar nenhum tiro. No dia 17 de Abril a Iugoslávia assinou um armistício, e tão rápido quanto começou acabou a invasão.

Os superiores de Fritz ficaram putos, mas não podiam fazer nada. Ele se tornou herói nacional, foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, a mais elevada condecoração militar da Alemanha Nazista.

Mesmo sem ser seu objetivo, Fritz salvou incontáveis vidas, principalmente da população civil, que não resistiria a um ataque final. Levado para Berlin ele fez todo o circuito de entrevistas para jornais, talk shows, podcasts e chegou até a conhecer Adolf em pessoa.

Fritz foi promovido para o posto de SS-Obersturmbannführer, o equivalente a Coronel, e depois de usufruir de fama, mulheres, dinheiro, mulheres, viagens, mulheres, carros, mulheres e mulheres, ele ganhou um comando na 17th SS Panzergrenadier Division Götz von Berlichingen.

Por volta de 1945 a guerra já não ia tão bem pra Raça Superior e o estoque de caôs de Fritz havia acabado. Em 23 de Março de 1945 ele estava na linha de frente defendendo Saarbrücken contra um ataque do 7o Exército dos EUA, quando o Universo se lembrou que nazistas eram os vilões, e Fritz foi atingido em cheio pelo disparo de um tanque Sherman.

Foi o fim de um cara malvado -não se esqueça disso- mas que quando teve a gente usou da inteligência ao invés da violência, tornando muito mais saborosa uma vitória que já era inevitável. Por isso Fritz Klingenberg é meu malvado favorito da semana!



Compartilhe este artigo!