Ei Ornitomito, aprenda com Trump: Seu aliado mais vital é o jovem de esquerda

Compartilhe este artigo!

Dizem (não é) que uma das definições de insanidade é repetir os mesmos atos esperando resultados diferente, mas mais do que insano, isso se torna irritante com o tempo. Ainda mais quando você já viu o mesmo filme várias vezes. Em verdade, é entediante.

A culpa, eu digo, é da Internet. Essa linda permite coisas maravilhosas, integra comunidades que a maioria dos membros sequer sabia que existiam, como o Pinnochia, um site para agregar apreciadores de mulheres com narizes grandes, ou fãs de políticos ou ideologias.

Isso pode ter boas ou más consequências. Em alguns casos a comunidade se torna uma bolha, repetindo e reforçando o próprio discurso, que pode ser “morte aos gays”, “Lula Preso Amanhã” ou “Socialismo ou morte”.

As pessoas dentro da bolha têm suas convicções reforçadas, seus questionamentos oprimidos, e por pura retroalimentação, acreditam mais e mais no que ouvem. As bolhas são terríveis, mesmo quando você não faz parte delas. Quando trabalhei num sindicato da CUT meu tempo era todo trabalho e bar, não tinha tempo de assistir TV, ler jornais. Toda a informação recebida era através do jornal do sindicato, que eu editorava.

Quando vi, estava desenvolvendo um quadro de depressão, achava que o país estava nas últimas, à beira de uma guerra civil, economia em frangalhos, etc. Resolvi sair mais cedo e assistir ao Jornal Nacional. Deu pra perceber a parte que era forçada, e a parte que era real. O Brasil (spoiler) não estava acabando.

Se você está na bolha e é simpático a ela, já era. Toda informação externa que não feche com o que você acredita será ignorada, seus dados serão contorcidos para se adaptar à sua realidade. O resultado são bobagens como estas:

Fora as cômicas, há outras consequências. Esse clima de já ganhou deixa as pessoas complacentes, principalmente os jovens (não que eu considere jovens como pessoas). Na base de “essa tá no papo”, o pessoal simplesmente não vai votar. Ou pior ainda, vai.

Foi o caso do Brexit. A esquerda batia na tecla que o Reino Unido não iria deixar a União Européia, que somente alguns radicais queriam aquilo. Veio o referendo, o resultado:

Muita gente -ok gente não, jovens- que eram contra votaram a favor para “dar um susto” na classe política, mostrar que chegaram perto de uma péssima decisão mas escaparam. Só que não.

Os jovens que queriam protestar e dar um susto levantaram a bunda. Os outros ficaram em casa, afinal pra quê perder o dia indo votar se a eleição estava ganha?

Só que o pessoal mais velho não pensa assim. Velho adora uma fila, adora votar. O resultado:

A Bolha culpou “os velhos” mas se você não levanta a bunda e vai votar, azar o seu.

De Novo, De Novo!

Agora a história se repete de novo e de novo. Você lembra da eleição mais importante de nosso tempo, quando o risco era eleger um fascista que iria criar campos de concentração, atirar em gays nas ruas, censurar a mídia e exilar a oposição? Pois é, nem esse cenário apocalíptico fez o pessoal levantar a bunda da cadeira.

Felizmente o fantasma do fascismo segundo a esquerda é tão real quanto o fantasma do comunismo segundo a direita então nosso maior risco no momento é morrer de vergonha alheia.

Nos EUA, como cá…

Ah, o imenso rebuceteio que é a eleição americana. E com voto não-obrigatório, o comparecimento às urnas é mínimo. Ou seja: Uma esquerda organizada e unida poderia facilmente viabilizar seus candidatos e sim eu sei que voê está rindo do “esquerda organizada e unidade”.

Na fase das primárias, quando o partido democrata ainda está escolhendo seu candidato à eleição presidencial temos os principais concorrentes, Joe Biden, Vice-Presidente do Obama, e Bernie Sanders, uma espécie de José Mujica dos gringos, mas como todo bom socialista famoso, milionário.

Sanders é o candidato preferido da Internet e do Reddit. Quase todo post é sobre como Sanders está crescendo avassaladoramente, como ele é o melhor candidato, e como Biden é racista capitalista e não adianta ter sido vice do Obama pois Obama odeia negros.

Depois do Furacão Kathrina foi organizado um programa de TV para arrecadar fundos pras vítimas. Entre os participantes, Kanye West a maior mente criativa de nosso tempo. Em um emocionado discurso ele soltou a hoje famosa frase “George Bush doesn’t care about black people.” Agora em nome da lacração de Bernie Sanders, a militância basicamente disse “Barack Obama doesn’t care about black people”. Então tá.

Nem os gays escaparam, Peter Buttigieg, Prefeito de South Bend, Indiana e o primeiro candidato assumidamente gay à Presidência dos EUA declarou apoio a Biden, agora ele é traidor do movimento e “privilegiado” por ser gay mas branco.

Aqui, estou colocando o carro na frente dos bois, antes de chegar nessa fase revolt, aconteceu algo mais divertido: Com todo o clima de “Bernie está ganhando todas”, a bolha do Reddit e da Internet criaram uma sensação de inevitabilidade. E se é inevitável, pra quê ir votar?

Os republicanos não acreditam nisso, e mesmo concorrendo sem oposição, a candidatura Trump teve recordes de presença nas Primárias, com os eleitores reforçando sua satisfação com o candidato.

Já os fãs do Bernie Sanders estão fazendo campanha em peso. Entre eles.

Eles xingam eleitores de outros candidatos, dão tapinhas mútuos nas costas mostrando seus adesivos, cachorros decorados e memes anti-trump, Anti-Bloomberg e Anti-Biden. Fazem tudo MENOS levantar a bunda e ir votar.

Agora, com a Super-Terça-Feira, quando vários Estados fizeram suas primárias, permita-me copiar alguns resultados desta matéria do USA Today:

  • No Alabama, somente 10% dos eleitores que compareceram às urnas tinham entre 17 e 29 anos. Em 2016 eram 14%.
  • Na Carolina do Norte 14% dos eleitores eram jovens.Em 2016 esse número era de 16%. Pra piorar, 57% deles votaram Terça no Sanders, em 2016 foram 69%.
  • Na Carolina do Sul, os jovens foram 11% dos eleitores em 2020 em 2016 eram 15%. Votos deles pro Sanders? 43% 2020, 54% 2016.
  • No Tennessee, a participação dos jovens nas primárias caiu de 15% em 2016 para 11% em 2020.
  • Virgínia? 16% 2016, 13% 2020.

O jovem eleitor militante do Sanders antes mesmo dos resultados esfriarem, já achou justificativas para a derrota: Deveriam ter ido votar? Não, foram os negros e hispânicos, claro, que traíram o movimento e votaram no Joe Biden.

Como todo bom grupo messiânico, detentor da Verdade Absoluta, o jovem eleitor de esquerda não aceita que alguém não veja a Verdade, representada por seu político de estimação. Às vezes com comentários deliciosamente racistas…

Na última eleição parte dos eleitores do Sanders se recusou a votar ou fazer campanha para Hillary Clinton, o nível da pirraça foi tanto que mesmo depois que Sanders admitiu a derrota e passou a apoiar a candidatura de Hillary contra Donald Trump, vários eleitores do Sanders se recusaram a apoiar Hillary. Apres moi le deluge.

é uma geração de jovens mimados que querem tudo, querem agora e não aceitam que mudanças levam tempo e demandam esforço. Alguém os desagradou? Cancela. Foram derrotados na eleição? Mete um impeachment no cara, ao invés de sentar a bunda e pensar no motivo pelo qual foram derrotados, e como aprender com isso e da próxima vez, vencer.

Esses jovens foram criados a pão de ló, com todos os seus desejos atendidos, ouvindo que eram lindos maravilhosos e perfeitos, uma geração de vencedores que merece tudo de bom do Mundo. Infelizmente o Mundo não foi avisado, e ganhar as coisas no grito dizendo “isso me ofende” não dá tão certo.

Pelo visto vamos ter mais quatro anos de Trump pela frente, pois o povo dele pode não ser progressista liberal social ou sei lá o quê, mas entendem o conceito básico: Pra ganhar uma eleição você precisa de mais votos do que o adversário.

Ah sim outra coisa que eles entendem e a juventude de esquerda ainda se recusa a aprender: Antes de ganhar, você precisa aprender a perder.



Compartilhe este artigo!