O menor herói da 2ª Guerra recebe sua merecida homenagem

Compartilhe este artigo!

Simone Segouin em uma foto claramente posada, e após a libertação da França.

O uso de crianças em guerras não é nenhuma novidade, mesmo hoje em dia vemos crianças e adolescentes nas favelas do Rio e em alguns shitholes africanos armadas até os dentes, drogadas até as orelhas, prontas para botar pra fora seus instintos mais selvagens, mas às vezes o envolvimento de crianças com combate é inevitável, voluntário e honroso.

Já falamos várias vezes como a Resistência Francesa era formada por jovens, afinal sem Twitter e Tumblr a única forma de mudarem o mundo era botando a bunda na rua, e aí valia tudo. Na Holanda Freddie Oversteegen, de 14 anos e sua irmã Truus, de 16 seduziam soldados burros que acreditando na hipótese de uma socialização maneira com a população local, eram levados para o mato e devidamente executados por outros membros da Resistência.

Simone Segouin, que saiu em uma das fotos mais famosas da 2ª Guerra, entrou para a Resistência Francesa com 18 anos. Ela está viva em 2020, com 95 anos, mas muita, muita gente não teve essa sorte. Os alemães eram verdadeiros nazistas em seu combate à Resistência Civil, e não tinham problemas em perseguir homens, mulheres e crianças.

Na Iugoslávia, Lepa Radić pagou o preço mais alto. Depois de entrar para os Partisans com 15 anos ela combateu os alemães por dois anos, até que foi capturada em 1943. Torturada e barbarizada por semanas, ela não entregou seus companheiros. No dia se sua execução foi dada a chance de ser poupada, mas ela preferiu morrer calada. Lepa Radić foi enforcada em 8 de Fevereiro de 1943, com 17 anos.

Execução de Lepa Radić, aos 17 anos. Repete comigo: Nazista Filho da Puta.

Infelizmente 15 anos não era o limite inferior, muita gente mais jovem fez parte da Resistência, mas provavelmente nenhum tão novo como Marcel Pinte.

Nascido em Valenciennes em 1938, Marcel era filho de um membro da Resistência Francesa, atuando na cidadezinha de Aixe-sur-Vienne, no interior da França ocupada.

Marcel Pinte

Seu pai Eugene, percebeu que Marcel podia correr pelos campos de sua fazenda sem chamar a atenção das patrulhas alemães, que eram formadas por tropas regulares e não pelos carniceiros da SS, e não ligavam para crianças brincando nas ruas.

Marcel por sua vez era um menino de inteligência excepcional e excelente memória. Ele nuca precisou ser instruído mais de uma vez. Ele transportava mensagens entre as unidades da Resistência, às vezes memorizando, às vezes debaixo da blusa.

Sua memória era até motivo de preocupação, Marcel ficava junto do pai nas reuniões e acabava aprendendo músicas da Resistência, e saía cantarolando.

Rara foto de Marcel com um membro da Resistência

Ele foi fundamental para coordenar transmissões de rádio e auxiliar no acobertamento e fuga de pilotos aliados. Um dia, no verão de 1944 os aliados enviaram uma mensagem para os Maquis, como era conhecida a resistência armada (você não achou que Star Trek tinha inventado o nome é?) avisado que uma carga de armas e munições seria lançada de paraquedas.

O grupo de Eugene se embrenhou na floresta, à espera do lançamento, mas enquanto faziam hora, tragédia: Uma submetralhadora Sten, de um dos Maquis disparou sem-querer, ferindo de morte o menino com uma rajada de projéteis de 9mm.

Em Agosto de 1944, Marcel Pinte era enterrado, com uma certidão de óbito falsa, para que os nazistas não descobrissem sua ligação com a resistência. Poucas horas depois, a vila de Limoges, onde morava, era libertada do jugo alemão.

A história do pequeno guerreiro se espalhou entre a Resistência, e no próximo lançamento de suprimentos, os ingleses usaram paraquedas pretos, em sinal de luto.

Em 1950 Marcel Pinte recebeu postumamente o posto de Sargento da Resistência, com direito a um cartão oficial de registro.

Em 2020 Marcel Pinte teve seu nome inscrito em um memorial de guerra em Haute-Vienne, uma singela homenagem a uma criança que deveria ter tido uma vida longa e feliz, e hoje aos 82 anos estaria mantendo distanciamento social de seus bisnetos, não fosse uma STEN mal-projetada e um maldito pintor austríaco frustrado.

Yoda, em O Império Contra-Ataca diz que Guerra não faz ninguém grande, mas não acredite nesse bicho verde comedor de ovos, Marcel. Você é o maior de todos.

Fontes:



Compartilhe este artigo!