Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

Spread the love
7102efb3-3594-4aae-9da9-be39a758c500_1920x1080-1024x576 Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

Quando o trailer do filme do Super-Homem, dirigido por James Gunn foi finalmente lançado, ouviu-se o suspiro aliviado de milhões de fãs, vendo após anos um Super-Homem colorido (no bom sentido) e carregado de esperança.

Certo, o Super do ótimo Superman & Lois era tudo isso, mas ninguém assiste CW, a imagem que o público tinha era a do Super do Zack Snyder; sério, consternado, distante, quase (DSCLP) alienígena, mas a culpa também é nossa.

Esse era o Super que vivíamos pedindo. Nos Anos 80 eu fiz como com milhões de fãs do Cavaleiro das Trevas, do Frank Miller. Ri quando Bruce acusou Clark de ser um escoteiro azulão, sempre disposto a abaixar a cabeça para qualquer um com um distintivo ou uma bandeira.

Foi a era que criou o estereótipo do herói dark e atormentado. Clark não e encaixava nisso. Alguns escritores entendiam. Em uma história retratando o primeiro encontro dos dois, Batman é acusado de um crime e Super-Homem tenta detê-lo. Batman o chantageia, dizendo que colocou uma bomba que matará um inocente caso Clark não o ajude a investigar e limpar seu nome.

Super-Homem usa a super-audição para ouvir os bat-batimentos cardíacos, e percebe que ele está falando a verdade. Indignado por uma vida inocente estar em risco, Clark é forçado a ajudar, no final provam a inocência do Batman, que tira uma bomba do cinto e entrega ao Super-Homem. “Eu era a pessoa inocente.”

Com o tempo o vírus dark da DC foi se espalhando, os fãs começaram a exigir que o Super-Homem seguisse essa linha. Os produtores atenderam ao pedido, e acabamos com um Super-Homem que deixa o pai morrer, destrói uma cidade e fica indiferente vendo uma bomba explodir em uma sala cheia de gente.

Nada menos Super-Homem do que a cena d’Ele pairando sobre a casa com Seu símbolo, um Deus indiferente decidindo se atende ou não as súplicas de seus fiéis. Nas palavras do filósofo Banner, Deus Fracote.

Gilberto Gil também via Super-Homem como um Deus, mudando o curso da História.

Nunca foi essa a lição. Não foi para isso que Jor-El nos mandou seu único filho. Tudo de especial no Super-Homem veio dos Kents. Todos os valores, tudo que o faz uma pessoa essencialmente boa, é humano de natureza.

Super-Homem não é força bruta, apesar de, quando crianças, focarmos em seus superpoderes mais evidentes. Com o tempo entendemos que seu maior poder é a empatia. Sua maior derrota é não poder ajudar todo mundo.

Ele representa o que há de melhor na Humanidade, a visão idealizada de nós mesmos. Jor-El, no filme de 1978, diz:

Viva como um deles, Kal-El, para descobrir onde sua força e seu poder são necessários. Mas sempre mantenha em seu coração o orgulho de sua herança especial. Eles podem ser um grande povo, Kal-El, eles desejam ser. Eles só não têm a luz para mostrar o caminho. Por esta razão, acima de tudo, sua capacidade para o bem, eu os enviei você… meu único filho.

Ele não foi mandado para comandar, controlar ou ser adorado como um Deus. Super-Homem não exige obediência, não ameaça com o inferno quem não segue o que ele prega. Super-Homem vai salvar o bom e o mau, o certo e o errado. Não vai matar quem o atacar, nem deixar morrer quem o destrata.

Isso que o torna um herói tão especial, um arquétipo de 87 anos. Ele é o melhor de nós, sem nos julgar.

Nada exemplifica melhor isso do que este texto, postado na Internet vários anos atrás:

T0shPIcFHvZuLVbTG6lQ9n48TUNkfkGmpQLGjrsCaPI Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

“Eu lutei contra a depressão desde os dez anos de idade. Isso me debilitou emocionalmente. Eu tinha 27 anos, sem diploma universitário, sem emprego e sem vontade de viver. Decidi me matar após o Natal.

E então o namorado da minha irmã me emprestou essas revistas em quadrinhos. O Superman está morrendo de envenenamento por radiação, ele está tentando completar todas as suas tarefas antes de morrer, mas ele ainda encontra tempo para salvar uma jovem que está prestes a pular de um prédio.

Eu chorei por horas depois de ler isso. Eu me identifiquei tanto com essa garota, e quase ouvi o Superman me dizendo que ‘sou mais forte do que penso’.

Agora, toda vez que minha depressão começa a aparecer, eu apenas repito suas palavras e imagino ele me abraçando quando estou na beira do abismo. Isso funciona melhor do que qualquer medicação ou terapia que já tive.

Agora estou na faculdade e no topo da minha turma. Tenho amigos. Tenho uma vida. E não me importo que ele seja um personagem fictício de quadrinhos. Ele ainda me salvou.

tl;dr O Superman salvou minha vida.”

Super-Homem não existe para oprimir, assustar ou intimidar. Ele existe para inspirar.

Recentemente encontrei nas interwebs a temporada completa do seriado de cinema do Superman, de 1948. Eram tempos tão inocentes que Kirk Alyn não era creditado como Super-Homem/Clark Kent, a idéia era fazer as crianças acreditarem que o Sup era real, só os outros personagens eram atores.

vlcsnap-2024-12-26-13h27m04s823-1024x768 Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

A série é simplória pelos padrões de hoje, mas ao ver o trailer do filme de James Gunn, percebi muito em comum: inocência, honra, alma. Encontra-se isso na versão quase anime “My Adventures With Superman”, uma série tão legal que sobreviveu ao expurgo do DCU, mas ao vivo, em cores, faz muito tempo que não vemos no cinema um Super-Homem que nos inspire assim.

Ele é um herói de grandes feitos, mas o maior deles foi mostrar que não importa se você salva o Força Aérea Um…

Screenshot_55-1024x410 Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

Ou salva um gatinho.

Screenshot_54-1024x550 Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

Super-Homem personifica a passagem do Sanhedrin 37ª do Talmud: “Quem salva uma vida salva o mundo todo”. Ele acredita que temos potencial para o bem, que podemos salvar a nós mesmos, como a jovem suicida da história lá de cima.

Em um mundo cheio de Homelanders, um Super-Homem é mais que necessário. Obrigado James Gunn, por também acreditar.

Superman-2025-Save-Girl Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado

NAOTAFACIL2 Sobre Super-Homem e como Gilberto Gil está completamente errado