Muita gente no Ocidente tem a posição de que a pobreza é um fato da vida, e que nada ajuda, nada resolve, e que os pobrinhos encardidos remelentos vivem em um estado de remelência encardida constante.
A sensação de inutilidade de qualquer gesto (GESTO, doar dinheiro, tempo, não abaixo-assinado online e avatar no Facebook) faz com que cada vez mais gente faça cada vez menos.
Por outro lado gente muito mais rica e inteligente, como Bill Gates, Warren Buffet e outros estão investindo PESADO (no caso do Gates 90% da fortuna dele) em projetos que não tem nada a ver com coitadismo. Não compram sanduiches, criam toda a infraestrutura pro cara ir no McDonald’s, metaforicamente falando.
O resultado é que apesar do que vemos no Jornal Nacional, a situação hoje, por mais pobre encardida e remelenta que seja, está bem melhor do que 100 anos atrás.
Uma das formas de ver isso é através de estatísticas, e o gênio da área é o Hans Rosling. No vídeo abaixo ele demonstra como a mortalidade infantil E taxa de natalidade na África vêm caindo.
A visão de estagnação é algo muito perigoso, tendemos a achar isso mesmo do Brasil, e é capaz até de estarmos certos, mas mesmo que seja verdade, não podemos acreditar nela, pois ter certeza de que nada muda é a melhor forma de nada mudar.
E se até a Etiópia muda…