Eu não quero brincar então estou saindo do play

Compartilhe este artigo!

Quando eu publiquei aqui a denúncia sobre os banners do Senado consegui uma repercussão imensa. Fui citado em vários veículos da mídia online, ganhei toneladas de comentários e mais de 100 trackbacks. Subi uns bons pontos no Technorati, no blogblogs, no Google. O Cobra quase teve um treco quando viu a quantidade de trackbacks. É compreensível, esse tipo de recurso vale Ouro no mundo online.

São uma indicação de relevância. Pela quantidade e qualidade dos blogs que apontam para um determinado site, consideramos o mesmo mais ou menos relevante. É como o velho boca-a-boca. Se niguém fala de um filme, ou se alguém que você não gosta ou confia fala, não dá bola. Já se um amigo que você respeita sugere, a coisa muda de figura. Uma criatura desagradável encheu meu saco por causa de Lost. Levei um tempão pra ver, assisti o piloto, achei uma bosta. Já a Liliana sugeriu que eu assistisse Criminal Minds. Vi o primeiro, foi perfeito, o tipo de série que gosto. E antes que digam que tenho interesses velados, o Leo Faoro do MeioBit me sugeriu MadMen, e tive a mesma reação, e garante que nenhum interesse meu relacionado à Liliana se aplica ao Leo.

O BlogBlogs tinha um ranking assim. Blogs grandes estavam na frente? SIM, só que os links deles NÃO vinham de blogs grandes. Temos o quê? 100 blogs grandes? Eu diria uns 40, se tanto. Isso daria um total de 40 links individuais. Eu tinha mais de 900. É gente que me lê, gosta do que escrevo e linka para textos relevantes. E repetidamente, pois o BlogBlogs ignora links com mais de 6 meses de vida.

Estar presente no ranking não era uma indicação de que eu possuía links, era uma indicação que eu possuía relevância junto aos leitores-blogueiros. Cada link representava uma referência em uma página, um texto citando, concordando ou discordando.

Não era exclusividade minha. A listagem do BlogBlogs trazia um monte de outros blogs repletos de conteúdo.

Então um belo dia um monte de gente que começou semana passada a blogar resolveu assumir papel de injustiçados e a clamar pelos “pequenos”. Isso, claro, bate fundo na mentalidade vira-latas do brasileiro. A boa e velha luta de classes ensinada no colégio. Vamos depor os blogs bem-posicionados, sem sequer pensar que eles estão lá graças aos NOSSOS links.

Surgiu uma corrente onde um monte de blogs resolveu manipular o ranking do BlogBlogs, com argumentações tão estapafúrdias como:

“Mostramos que a oligarquia do Interney e amigos pode cair”

Puta que me pariu, virou luta de classes MESMO. O Interney tem uma rede com 3674763 blogs e 2,5 googolplexos de links. É CLARO que ele vai ser listado em primeiro. Eu nem considero mais o Interney em rankings, ele é o Clóvis Bornay da blogosfera, hors concours.

Ele está lá por ter um zilhão de blogs E ser linkado por esse um zilhão de blogs. Assim como a hitechlive.com.br, e daí?

Esses links foram conseguidos por relevância. Mérito.

Não, né? O sujeito que começou ontem quer o mesmo espaço, senão é uma oligarquia.

Pois bem, conseguiram. Fizeram uma campanha massiva de links entre os vira-latas, um monte de bloguinhos subiu centenas, milhares de posições, despachando muita gente para o sopé da montanha. Com isso blogs como o do Inagaki sumiram.

Os criminosos digitais que fizeram a tal manipulação dizem que o objetivo era mostrar a falibidade do sistema. Oh D’OH!!!! É claro que o BlogBlogs era manipulável. Todo sistema o é.

O que tínhamos era um acordo de cavalheiros. Escreva, trabalhe, torne-se relevante, linke. Veja o resultado no BlogBlogs. Era nosso clube da luta. E violaram a primeira regra do Clube do BlogBlogs: Não se maceteia o BlogBlogs.

No Twitter gente que apoiou o golpe vem dizer “criem conteúdo, esqueçam rankings”. Curioso. Os blogs bem-posicionados eram invariavelmente blogs recheados de conteúdo excelente. Depois da tal corrente de links o MEU blog ficou atrás de um site cujo slogan era “O Entretemimento Mora AQUI.”.

De que adianta conteúdo se eu fico atrás do Mr Entretemimento? Melhor ainda, de que adianta o BlogBlogs, que até então era um ranking respeitado, o Technorati brasileiro, se um profissional de mídia não pode mais confiar nele como indicador de conteúdo?

Hoje o ranking do BlogBlogs é exatamente o que os perpretadores do golpe queriam transformá-lo: Um ranking de quem tem mais links. E só. Não era, mas eles não tiveram maturidade para entender isso, e mataram a única ferramenta brasileira baseada em relevância.

Para piorar, a postura dos responsáveis pelo BlogBlogs é a pior possível; estão agindo de forma paternalista, preocupados em não perder os blogs novos que entraram. Deixaram claro que NÃO vão punir nenhum dos blogs envolvidos.

Em ferramentas sérias como o Google e o Technorati manipulações, táticas blackhat são muito, muito severamente punidas. Eu usei o TextLinkAds por um tempo e foi o suficiente para ter meu pagerank capado (ainda não se recuperou) e cair muito nas páginas de pesquisa do Google. Outros sites sofrem destino pior, com banimento sumário.

Tentativas de manipulação do sistema, como bem sabe o pessoal de Las Vegas, devem ser desestimuladas através de punição severa. Do contrário você está abrindo espaço para novas e mais sofisticadas invasões.

Então me digam: Com opiniões Pollyanna como:

Todo meme, seja ele com o intuito de compartilhar conhecimentos e
opiniões (aplausos, é isso aí) ou para angariar links de outros blogs
(não é de todo ruim), é legítimo.

Não, nem todo meme é legítimo. Um meme que existe com o único propósito de macetear um sistema é imoral. É matar a galinha dos ovos de Ouro.

Eu não concordo com esse tipo de macete. Eu não concordo com a postura do BlogBlogs em não punir severamente os envolvidos. Quem resumiu muito bem foi o Knutz:

Sou da opinião de que todos os envolvidos deveriam ter sido banidos ou ter o ranking zerado. Não punir deixa a porta aberta…

Blogs não são mais brinquedo. O BlogBlogs era uma ferramenta séria, usada por muito mais do que blogueiros para medir o ego. Entendam, isso não tem nada a ver com ego. Tem a ver com business. Se alguém começar a macetear os resultados do IBOPE eu garanto que a Globo, o SBT e a Band vão chiar. E se o Ibope não fizer nada contra quem maceteou? Bem, vejam o resultado, comentado ainda agora por uma fonte que trabalha em uma agência de mídia online:

O pior é que eles [o blogblogs] apoiaram [a campanha]. Aqui na agência já estamos levando muito mais em conta a autoridade no Technorati, e outras métricas

Qual vai ser o resultado disso? De minha parte estou reescrevendo meu Kit de Mídia, removendo as referências ao BlogBlogs. E nem tive queda significativa, ainda estava entre os 20 blogs mais bem ranqueados. Mas como o BlogBlogs não é mais uma ferramenta que indica blogs lidos e comentados, apenas indicando blogs linkados, perdeu a relevância.

Isso, somado à cultura de impunidade patrocinada pelos responsáveis, só me deixa uma decisão coerente a tomar: Estou encerrando a conta que tinha lá desde Julho de 2006, quando o BlogBlogs ainda era pequeno, irrelevante e preocupado com qualidade em detrimento à quantidade. Hoje essa preocupação se inverteu, e ele deixou de ser um lugar hospitaleiro. É hora de dizer adeus e agradecer pelos peixes.

Seguindo o Cobra, que fez o mesmo ontem, removi meu usuário e meus blogs do BlogBlogs. Eu não quero ter que fazer papel de xerife da blogosfera, procurando campanhas de links e denunciando, para manter a lisura do processo. Pior ainda, não quero ter que denunciar e não ser ouvido, visto que há conivência por parte do BlogBlogs.

Portanto desejo boa sorte aos envolvidos, que vocês se divirtam muito com seus rankings, seus pontos, seus bônus, e que um dia quem sabe vocês consigam tantos links por seu TRABALHO quanto conseguiram por sua trapaça.

Mas eu duvido.



Compartilhe este artigo!