PQP G1 Desbocado diz blogueiro precipitado

O André Nascentes me mandou no Twitter essa pérola, a primeira reação do blogueiro é correr e publicar:

Vejam que ridículo o que o estagiário do G1 fez, vai ser demitido! Olhem a URL:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1442198-5606,00-PUTA-QUE-PARIU-CALOR-DA-PORRA-VIXE.html

ScreenShot015

Só que blogueiro macaco velho não acredita em coisas dadas de mão-beijada. Será que o G1 cometeria um erro assim, será que o estagiário é tão idiota que arriscaria seu trabalho para fazer uma graça? Que tal tirarmos o texto, deixando apenas a parte numérica?

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1442198-5606,00.html

Funciona perfeitamente.

Acrescentando um hífen podemos escrever o que quiser, e a página é exibida corretamente:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1442422-5598,00-CARDOSO-FAZENDO-SEXO-NO-NORDESTE.html

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1441783-5602,00-FUTEBOL-AFRICANO-CONFUSO-COM-A-REGRA-DA-MORTE-SÚBITA.html

E por aí vai.

É uma gracinha sem maiores consequências um uma falha de segurança? 

Bem, temos gente que não lê os textos, temos leitores apressados de título e gente que sequer clica. Esses com certeza espalhariam um link como:

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1403103-9101,00-LEO-JAIME-ASSUME-CASO-COM-GEORGE-MICHAEL-E-VAI-MORAR-EM-LUMIAR.html

No mínimo o G1 deveria dar uma olhada nisso filtrando melhor a URL, pois em nome de uma facilidade gerou algo que aos olhos leigos parece coisa de moleque fanfarrão.

Leia Também:

  • ahahahah

    Essa do tremor no RN foi foda.

  • Cardoso,

    repassei uma destas URLs falsas há mais ou menos um ano. Era o mesmo bafafá de "vamos demitir o estagiário". Na época, tinham me informado que o problema é antigo no G1. Pelo jeito eles não têm pressa em consertar.

    Então, a gente deixa para lá, né? De tempos em tempos vai pintar esta piada, meia dúzia de novos twitteiros vão cair e vai ficar tudo por isso mesmo.

  • Evandro

    Bacana a explicação pra quem não conhecia. + isso ai é mais velho que andar pra frente.

  • da pra brincar de dummy-querrystring tb com qualquer site:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u6

  • Maria Eugênia

    "É uma gracinha sem maiores consequências um uma falha de segurança?"

    Talvez não tenha notado, mas, só para constar, o correto seria: "É uma gracinha sem maiores consequências OU uma falha de segurança?"

    E sim, eu sei que o erro foi de digitação.

  • É quando cheguei no trabalho hj, vieram me contar essa. Expliquei que o que importa são os números, que qqer um pode escrever as palavras que quiser, e que isso não era novidade.

    Já teve um hoax tão forte inclusive (e, me deu um branco, nao lembro o que era) que o G1 chegou a publicar uma nota para desmenti-lo, explicando como funcionava a sintaxe dos links para o público. Isso faz alguns meses…

  • Lucas Porto

    Essa é velha demais.

  • Tem um tempo que ví esse esquema do G1. Me espanta que ainda não tenham consertado isso.

  • Guiu

    Pensei q o erro estava(ou está) no título da notícia: Termômetros no Rio chegam a 40º(quadragésimo) C nesta segunda. O correto seria -> Termômetros no Rio chegam a 40 ºC nesta segunda.

  • Depois que vi minha "noobada" achei q o Cardoso ia me dar um block por ignorância.

  • Willian

    O WordPress tem a mesma falha:

    O link http://www.contraditorium.com/2010/01/11/pqp-g1-d… funciona para esse post!

  • Bom, já q é pra falar, tem q falar q tb ocorre no Ego, GloboEsportes, vídeos…

    Não focar só no G1.

  • bruno

    Entendi o esquema. Mas tem um colega de trabalho aqui que viu essa matéria na capa e, ao clicar no link, aparecia o PQP lá em cima. :)

  • Eu

    Não é um problema, é apenas para melhorar o page rank, senhores.

    • É um problema a partir do momento em q não filtra certo tipo de palarvas q a maioria acha ofensiva.

      Este é O problema.

      • O problema é essa maioria burra que se ofende com palavras e se deixa levar no resto. O site DESCARTA o que vier depois do numero. FILTRAR o que se já descartou? preferiria uma linda e burra pagina de 404? Quem se ofende assim deveria ir… PUTA-QUE-PARIU-CALOR-DA-PORRA-VIXE para ficar perdendo tempo explicando besteira…

        • O'RLY q o site descarta?

          SIM, filtrar o q já se descartou. E vc é tao limitado q so consegue pensar numa pagina 404? Um redirect pra pagina origianl qdo o titulo for diferente da url, limparia a url e resolveria o problema.

          Ou vc preferiria uma URL assim circulando por ae: http://g1 . globo . com/Noticias/Rio/0,,MUL1442198-5606,00-FODEU-A-PUTA-QUE-TE-PARIU-DA-RECORD-COMEU-TUA-PRIMA.html

          Eu nao gostaria de ver minha prima, record e globo na mesma frase.

      • Tomboderider Entenda:

        1) Quem circula essas URLs não é o site do G1 e sim gaiatos em geral anónimos em sites de trocas promiscuas de links como Twitter e outros sites de desocupados mentais.

        2) O Texto na URL só comentário, provavelmente para facilitar a manipulação de links por humanos, o software do site em si desconsidera o texto como comentário e é o que qualquer interpretador faz com comentários.

        3) Para criar os redirects que você quer o software teria que ser modificado para tratar comentários. Isso tem custo e tornaria o sistema MENOS flexível. Por exemplo hoje é possível separar texto por "+", "-", "_", "=", "", "|", "*" etc.

        Ex:
        http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimenhttp://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimen
        um sistema menos flexível levaria a encontramos mais e mais vezes essa linda pagina:
        http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimen

        4) Finalmente, MESMO que a Globo arque com os custos para remover a funcionalidade dos comentários ou torna-los menos flexíveis NADA impede gaiatos de adicionar a uma URL um ?VARIÁVEL_QUE_NÃO_EXISTE=COMENTÁRIO_OFENSIVO no final

        Ex:
        http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimen…!

        PS) Se você se ofende com simples palavras chulas ou um texto genérico que fala de uma TUA PRIMA sem nem citar nomes bem … foi mal ai.

        • 1) Jura?

          2) o'rly? E pra te explicar, o titulo na url é pro analytics.

          3) Foi q eu disse, modificar o software pra tratar as palavras deixando menos espaço pra idiotices.

          4) Jura q tem custos? não diga. Absurdo isso. Q mundo capitalista é esse em q nós vivemos. Vou ali no haiti e já volto.

          Eu tentando criar soluçoes para resolver um problema, o mais minimalista possivel e gente q cria um mini-post no post para colocar mais impecílios justificando/reforçando q deixe as coisas como estão.

          Q diferença.

        • Ok. Agora que esta tudo as claras, você realmente é a favor de remover funcionalidades em prol de usuários idiotas que não sabem o que é uma URL não pensarem que a URL veio da Globo, Folha, etc, não é isso ?

          Mesmo depois de ser mostrado que essa remoção não adiantará em nada porque como mostrei no ultimo exemplo quem quiser ainda pode criar uma URL falsa mas funcional com comentários ofensivos e continuar enganando os idiotas.

          Que diferença…. realmente.

        • Lazaro Fernandes Lim

          RESPOSTA A TOMBODERIDER.

          Cara, você não conhece a web realmente.
          http://www.uol.com.br/?usario=NOSSOS-USUARIOS-SAOhttp://www.nytimes.com/?mensagematodos=todos-sao-http://topics.nytimes.com/top/news/business/compa

          Este tipo de coisa é extremamente normal não só em URL Rewriting, mas também em querystrings como acima, as urls seguem um padrão inicial em URLRw contendo o ID do conteúdo e posteriormente uma descrição amigável (na maioria dos casos), o problema é que, SIM, na maioria dos sites vc pode alterar qualquer coisa ali na mensagem, pois, infelizmente, é regalmente inviável validar essas urls de uma forma digamos aceitável performaticamente só por causa de usuários radicais como você, inclusive validar a presença de outras querystrings incluídas na url é mais inviável ainda. Se você acredita que isso é uma falta de segurança, discordo, de forma alguma o valor inserido ali alterou o conteúdo da página, seria falta de segurança se os parametros querystring na url alterassem a estrutura do conteúdo como neste caso http://meiobit.com/meio-bit/internet/jos-serra-pr….

          "TOMBODERIDER diz:

          4) Jura q tem custos? não diga. Absurdo isso. Q mundo capitalista é esse em q nós vivemos. Vou ali no haiti e já volto.

          (((Eu tentando criar soluçoes para resolver um problema, o mais minimalista possivel e gente q cria um mini-post no post para colocar mais impecílios justificando/reforçando q deixe as coisas como estão.)))"

          … cara….

          Você ta viajando, sua solução nao é nem um pouco minimalista, você não esta considerando flexibilidade de url, processamento de redirect, análise da url original dentro do arquivo contendo o conteudo, enfim… Esse nao é um problema grave o bastante que necessite de uma validação, o problema é realmente você!

      • Alexandre
  • Putz, muito boa!!!

  • Flavio Silveira

    O Terra e o Estadão são a mesma coisa….o que vale para a URL é o código alfa numérico ou as vezes só numérico…

  • A cada dia envelhecendo e aprendendo.

  • Essa facilidade existe por todo o domínio Globo.com. Ela existe para facilitar o reconhecimento do conteúdo de um link, sem precisar clicá-lo, e ainda deixá-lo válido. O que nem sempre é uma boa idéia, como no caso listado. :)

  • Webmaster/CMS FAIL!

  • Pingback: Descoberto palavrão em URL do G1 | TudoSimples.net()

  • José Carlos
  • Vinícius

    Bem vindo a semana passada!

  • Bom, isso pelo menos serviu pro @andrenascentes ganhar alguns followers, afinal, teve gente que seguiu só pra aguardar a próxima pérola.

  • Pingback: #momentocaio #001 – Como tirar a reputação do G1 | #Twitteiros()

  • ;)
  • NNathaNN

    Procurando um Netbook na submarino.com, e eles tem a mesma falha: http://www.submarino.com.br/produto/10/21660014/P

    Parece que hoje em dia pensar para fazer um sistema é bobeira mesmo…

  • Pingback: Como Hackear o site do José Serra em 30 segundos! « Add Site()

  • body slim I provide the thoughts above as basic inspiration however clearly there are questions like the one you bring up where the most important thing will probably be know if finest practices have of these wonderful threads body slim. In addition, the right travel plus medical insurance plan can often eradicate those fears that come with journeying abroad. A medical crisis can soon become very expensive and thats certain to quickly slam, http://bodyslimzayiflamaseti.wordpress.com – body slim