Babel Trek

Compartilhe este artigo!

Uma agradável voz feminina, encobrindo milhões de cálculos por segundo e muitos anos de pesquisa, começou a falar:

_Computando. Diretriz-Primeira, regra ética básica da Exploração Espacial da Federação Unida dos Planetas.

“Como o direito de cada espécie de viver de acordo com sua evolução cultural normal é considerado sagrado, nenhum membro da Frota Estelar deve interferir com o desenvolvimento saudável de uma vida ou cultura alienígena. Tal interferência inclui a introdução de saber, força ou tecnologia superior em um mundo cuja sociedade é incapaz de manejar tais vantagens prudentemente. O pessoal da Frota Estelar não deve violar esta Diretriz-Primeira, mesmo para salvar sua vida e/ou sua nave, a menos que esteja agindo para remediar uma violação superior ou uma contaminação acidental da dita cultura. Esta Diretiva tem precedência sobre todas e quaisquer outras considerações e carrega em si a mais alta obrigação moral”

Um silêncio respeitoso encheu a sala, até que McCoy falou:
_Não seria este o caso de remediar uma contaminação anterior ?
_Sim, doutor, mas para fazer isso teremos que fechar as portas do espaço para Taxmar. Eles iriam cair em um beco sem saída da evolução. Nenhuma sociedade pode sobreviver sem o espaço. Estaremos remediando uma contaminação acidental extinguindo uma sociedade. Valerá o preço ?
_É a existência da nossa sociedade contra a deles, Spock.
_E qual a argumentação lógica que nos prove mais merecedores da existência que eles ? Lembre-se, doutor, eles podem ser moralmente deficientes do nosso ponto de vista, mas o fato de não usarmos a força para impor-lhes nossos valores é que nos torna diferentes. Percamos isso e podemos pedir naturalização Taxmariana.
A sirene de alerta vermelho interrompeu as divagações filosóficas de todos, e enquanto a maioria dos presentes corria para seus postos, o capitão Kirk se dirigiu para o intercomunicador da parede próxima:
_Chekov, o que houve ?
_Um míssel balístico foi lançado. Pensamos que fosse mais alguma guerra-relâmpago no planeta, mas ele vem em nossa direção.
_Muito bem. Analise o poder destrutivo do artefato e assim que ele entrar em uma distância que possa nos causar danos, destrua-o. Estamos indo para aí.
_Aparentemente já sabem de nossa existência -disse Spock, no elevador para a ponte de comando-
_Aparentemente nossa menor preocupação é com contaminação tecnológica. Logo vão nos superar.
Na ponte de comando, a aproximação do mensageiro da morte lançado do planeta não causou muita preocupação. Com os escudos e defletores ligados, a Enterprise poderia resistir facilmente a um ataque com simples armas nucleares. O que contava era a petulância dos Taxmarianos, em atacar uma nave em condição tão flagrantemente superior.
_Devemos responder fogo, capitão ?
_Claro que não, Chekov. Spock, já descobriu como anular o presentinho de nossos amigos lá de baixo ?
_Claro, capitão. A eletrônica deles é bem simples, eles ainda não descobriram a optoeletrônica, e em vez de luz eles trabalham com eletricidade, portanto são vulneráveis a interferências externas e…
_E o quê, spock ?
_Eu acho, e preciso analisar mais um pouco, que podemos eliminar o perigo de Taxmar, respeitar a primeira diretriz e deixar o Universo seguir seu curso.
_Fascinante -disse o doutor McCoy, que acabara de chegar na ponte- Como você pretender fazer isso ? Pedindo para que eles deixem a galáxia em paz ?
_Não, doutor. Mas para isso vou precisar de toda a capacidade de processamento do computador da Enterprise. Isso inclúi os sistemas de defesa, e assim ficaremos vulneráveis a ataques durante a realização de meu plano.



Compartilhe este artigo!