Revolução Comunista por Decreto?

No Brasil acha-se que tudo pode ser resolvido por leis. Até a “felicidade” é conseguida por decreto. Assim, que tal pular a fase da luta armada e resolver tudo na base da caneta? Foi o que um deputado do PT (tinha que ser) fez. Colocou um projeto na Câmara LIMITANDO O CONSUMO! Isso, ele revogou a Lei da Oferta e da Procura a Lei do Bom-Senso e conseguiu (se aprovado) ser MAIS controlador que os piores regimes comunistas. Parece piada, mas não é. Quer dizer… é, mas não deveria.
Vejam parte do projeto:
Art. 1º Fica criado o Limite Máximo de Consumo, valor máximo que cada pessoa física residente no País poderá utilizar, mensalmente, para custear sua vida e as de seus dependentes.

Revolução da Flores, Não-Violência, Resistência Passiva, Ghandi, essas coisas eu entendo. Já matar o próprio conceito de mercado, matar a essência dos relacionamentos comerciais entre humanos, existente desde que Gronk caçou dois Dodôs e trocou um deles por uma melancia colhida por Grunk, 158 mil anos atrás, e ainda por cima na base da caneta, eu nunca vi.

O autor da proposta é o médico piauiense (pessoal do Cocadaboa, essa é pra vocês) Sua

Excelência José Nazareno Cardeal Fonteles


Sua Excelência, Candidato a Fidel

O PROJETO

Vejam um trecho da intentona pós-comunista do nobre deputado…



PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2004
(Do Sr. Nazareno Fonteles)

Estabelece o Limite Máximo de Consumo, a Poupança Fraterna e dá outras providências

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Fica criado o Limite Máximo de Consumo, valor máximo que cada pessoa física residente no País poderá utilizar, mensalmente, para custear sua vida e as de seus dependentes.

§ 1º O Limite Máximo de Consumo fica definido como dez vezes o valor da renda per capita nacional, mensal, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em relação ao ano anterior.

Art. 2º Por um período de sete anos, a partir do dia primeiro de janeiro do ano seguinte ao da publicação desta Lei, toda pessoa física brasileira, residente ou não no País, e todo estrangeiro residente no Brasil, só poderá dispor, mensalmente, para custear sua vida e a de seus dependentes, de um valor menor ou igual ao Limite Máximo de Consumo.

Art. 3º A parcela dos rendimentos recebidos por pessoas físicas, inclusive os que estejam sujeitos à tributação exclusiva na fonte ou definitiva, excedente ao Limite Máximo de Consumo será depositada, mensalmente, a título de empréstimo compulsório, em uma conta especial de caderneta de poupança, em nome do depositante, denominada Poupança Fraterna.


E por aí vai.

O projeto pode ser encontrado no site da Câmara dos Deputados, vá lá e confira!

Como se não bastasse o governo tomar 27,5% de tudo que ganho, ainda quer controlar o quanto eu consumo? Céus, nem Stalin ousou tanto. Tá certo que o PT não é muito dado a essas coisas de Mercado, capital, Lord Keynes, mas deveria exigir um mínimo de bom-senso de seus representantes no Legislativo. Ou corre o risco de cair no ridículo. Como agora.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Pingback: FelipeCN » ABSURDO: Deputado petista coloca projeto LIMITANDO O CONSUMO()

  • helio lopes neto

    até para reclamar de absurdos deve haver bom senso. Pode até parecer mais a famosa "lei" da oferta e da procura. Não é eterna, nem faz parte da essência da humanidade. Vc deveria ler, ou ao menos consultar, "A riqueza das nações". O protesto contra algo que se considera absurdo é legitimo, mas não se pode combater ignorância com mais ignorância e uma boa dose de presunção. Vá estudar! Pare de dizer besteira, meu rapaz! transforme seu blog num espaço mais inteligente e menos esnobe. Se vc tiver mais de 30 anos então é grave, pois para falar tanta besteira é preciso ter cultivado a ignorância, sem ofensa.

    • Hélio Lopes Neto

      Eu escrevi isso há anos atrás e ficou aqui, indelével. Tá muito mal escrito. Corrigindo:
      Até para reclamar de absurdos deve haver bom senso. Pode até parecer, mas a famosa "lei" da oferta e da procura,não é eterna, nem faz parte da essência da humanidade. Vc deveria ler, ou ao menos consultar, "A riqueza das nações". O protesto contra algo que se considera absurdo é legitimo, mas não se pode combater ignorância com mais ignorância e uma boa dose de presunção. Vá estudar! Pare de dizer besteira, meu rapaz! transforme seu blog num espaço mais inteligente e menos esnobe. Se vc tiver mais de 30 anos ,então é grave, pois para falar tanta besteira é preciso ter cultivado a ignorância. Sem ofensa. " Também foi muito agressivo. Apaga essa merda?!

  • Eu não acredito, mais um comunista tentando tampar o sol com a peneira…

  • Helio Lopes Neto

    Não sou comunista, mas já li Adam Smith(o sujeito que torizou sobre a lei da oferta e procura). Vc não le nada, não sabe nada , não pensa , não exibe nenhuma consistência intelectual. Então chegou a minha hora de dizer, não acredito mais um "Mainardi"" tentando tapar o sol com a peneira……

    • Hélio Lopes Neto

      Corrigindo

      "Não sou comunista, mas já li Adam Smith(o sujeito que teorizou sobre a lei da oferta e procura). Vc não lê nada, não sabe nada , não pensa , não exibe nenhuma consistência intelectual. Então chegou a minha hora de dizer: não acredito mais um "Mainardi"" tentando tapar o sol com a peneira……"
      Eu estava mais nervoso do que deveria. Apaga tudo aí…

  • Helio Lopes Neto

    Não sou comunista, mas já li Adam Smith(o sujeito que torizou sobre a lei da oferta e procura). Vc não le nada, não sabe nada , não pensa , não exibe nenhuma consistência intelectual. Então chegou a minha hora de dizer, não acredito mais um "Mainardi"" tentando tapar o sol com a peneira…… Não adianta vc não argumenta, só faz tipo

  • Deixe ver se entendi. Você está defendendo um sujeito que tentou revogar a lei da oferta e da procura e EU não sei de nada?

    Desculpe, mas você ou é comunista ou é evangélico da IURD, só esses dois conseguem ser tão burros.

  • Luiz

    Cardoso, e o pior é saber que o deputado foi reeleito =/

  • Pingback: Tweets that mention Revolução Comunista por Decreto? -- Topsy.com()

  • Nussa, como eu não tinha visto isso ainda!

  • Eu só tenho uma dúvida, faz parte da Filosofia Comunista ser semi-analfabeto?

    Sempre que há gente a favor desses comunistas neo-imbecis são estúpidos iletrados.

  • LockyZ

    Depois eu digo que eu não preciso e não quero MAIS a minha cidadania brasileira, o povo me critica dizendo que eu não amo a minha pátria, porra nesse país so tem nego burro!!!

    fazer o que?

    excelente texto Cardoso!

  • Gonzalez

    Ainda bem que a lei foi vetada, de forma brilhante (leiam na íntegra a justificativa para a negação da lei).

    • A quarta razão a contrapor ao projeto é uma
      ponderação sobre as conseqüências econômicas e financeiras que
      dele advirão. A primeira observação se refere à carga tributária, que
      anda hoje acima de 35% do PIB, e já é considerada muito elevada
      para países com a estrutura econômica e a distribuição de renda do
      Brasil. Com mais esse empréstimo compulsório, o ônus tributário
      atingiria algo como 45% do PIB, se estão corretos os cálculos do
      autor na justificação. E isto não significa apenas um número ou um
      ônus a ser suportado pelos contribuintes. Trata-se, no mundo real , de
      demanda de bens de consumo que não poderão ser comprados,
      trata-se de poupança e investimentos que não se realizarão, trata-se
      de fábricas e pequenos negócios que fecharão, e de empregos que
      se perderão.

      Adorei :D

  • julio cesar

    comunismo=fascismo

  • julio cesar

    comunismo=fascismo=nazismo=racismo

  • damasiofa

    Tive aula de matemática com esse FDP.