A Dell vai virar Palm?

bc Conversando com a Bia soube de uma notícia arrasadora: Os Dell x51v não apresentam suporte a diversas funções importantes, inclusive headsets Bluetooth.

Uma notícia dessas merece uma pesquisa.

Segundo o site MobileTechReview, em resenha feita dia 20/9/2005, o X51v usa o stack bluetooth da Microsoft, ao invés do (excelente, segundo eles e eu concordo) stack da Broadcom.

Quem usa bluetooth no PC já sabe que o stack da Microsoft não é lá essas coisas, mas a versão para PDA me parece algo hackeado na correria. Não deu pra implementar no prazo? Remova a funcionalidade.

Estão ausentes do stack da Microsoft perfils como PAN (Personal Area Network), viva-voz e fones/headsets. Isso que dizer que o supra-sumo da mobilidade, usar uma conexão WIFI junto com um headset bluetooth falando no Skype não é possível no equipamento mais avançado da Dell.

O site PocketNow é bem mais condescentente, dizendo que há uma disputa sobre qual stack é melhor (não há) e afirmando promessa da Microsoft de que uma versão nova estará disponível, inclusive provendo suporte a headphones estéreo. A resenha é de 20/9/2005.

Complicando o que já está complicado, a Microsoft tira o seu da reta, conforme consta no site TheUnwired. Parece que a proposta era desenvolverem um stack bluetooth básico, com os fabricantes de equipamentos adicionando os perfis que achassem interessantes, mas ninguém se coçou.

O fato dos headsets serem reconhecidos mas não estarem disponíveis no x51v são uma boa indicação disso.

O Adoption Kit Update 2.0, prometido pro começo deste ano, deve trazer suporte para Advanced Audio Distribution Profile (A2DP), ou seja, fones estéreo de alta qualidade, mas não há nada sobre redes, as famosas PAN nessa distribuição.

Para nós, usuários, resta esperar, pois o AKU 2.0 não é para usuários finais, e sim para os fabricantes, que customizarão as alterações, disponibilizando as atualizações de acordo com seu próprio cronograma.

Resta para nós a dúvida. Comprar ou não comprar uma máquina dessas agora?

Devemos confiar em um update? Cansar de ouvir promessas foi um dos motivos de minha saída da Palm. Não quero ver tudo se repetindo com a Dell. Até hoje foram bem corretos, mas a Palm começou assim.

O meu já está encomendado, não vou dar pra trás agora, uma experiência ruim não é motivo para não se tentar de novo (afinal o Chico Anysio não casou 5 vezes?). Acho o x51v uma excelente máquina, se até o meu chegar esse problema do Bluetooth for resolvido, melhor ainda.

Confio na capacidade dos hackers, se for possível instalar uma versão do stack da Broadcom, alguém conseguirá. Do contrário, sem suporte a diversos recursos básicos do Bluetooth, sacaneando os usuários e acreditando em promessas, a profecia de que os Palms se aproximarão dos PPCs estará se realizando, com os PPCs andando pra trás.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Cardoso,

    Esse problema também ocorre no x50v? Meu colega usa o fone BT do Motorola v550 para ouvir música com o x50v. Eu mesmo já ouvi e a qualidade é de rádio AM, mas funciona.

    Abraços,

    JP

  • Eu acho que não, porque o x50v usa os drivers da Broadcom e não os da MS.

    A qualidade é de AM porque o fone é mono, se fosse um fone estéreo (e o x50v suportasse A2DP) a qualidade seria melhor…

  • Paulo G Muller

    Será que Loox T800 vai caminhar pela mesma linha ?

    Ou teremos a surpesa de um novo(?) clié na área ?