Flash no PocketPC

Compartilhe este artigo!

flash.jpg Alguns recursos são tão evidentes para os heavy users que muitas vezes passamos batido. Um bom exemplo é a capacidade dos PDAs rodando Windows Mobile de rodar Macromedia Flash. Achamos tão natural que não damos bola. Os usuários de Palm, que consideram isso sonho impossível, sequer cogitam. Como a Microsoft não inclúi o player em sua instalação-padrão, muitos deixam de usá-lo. Veja aqui como instalar o programa e aproveitar mais dos sites multimídia da Internet.

Screen002.jpg
Sim, é o jogo do pinguim. Sim, em 640×480. Clique para ampliar.

A Macromedia fez algumas sacanagens com o usuário de PDAs. Entre elas, proibiu o desenvolvimento de players para PalmOS. Só se acessa o código-fonte deles se assinarmos um contrato afirmando que não iremos desenvolver nada para Palm. Em uma estratégia não faço nem ninguém faz, o único PDA PalmOS que rodava Flash eram os Cliés da Sony.

Hoje em dia a maioria dos PDAs, mesmo da Palm, têm capacidade pra executar um filme Flash, mas por causa da Macromedia, não existe alternativa.

No campo Windows Mobile é mais tranquilo. Temos um plugin desenvolvido pela Macromedia, com suporte a Flash 6 que funciona admiravelmente bem na maioria dos sites.

Pode ser baixado DESTE LINK AQUI. Não se assuste com a versão PocketPC 2003. Ele funciona muito bem no Windows Mobile 5, também. E em toda a glória da resolução VGA. Essa é a vantagem de um formato vetorial.

Instale, através de seu PC. Quase todo site com Flash no PPC passará a funcionar, isso inclúi os jogos e a maioria dos filmes.

Para ver filmes baixados e gravados, entretanto, não há solução freeware aceitável. O melhor player é o Bryht Flash Player 2.0. A versão não-registrada permite exibição de filmes em janela ou tela cheia, esta por um minuto.

Screen003.jpg
Clássico filme “Smoke Kills”, exibido no PPC

Recomendo baixar os skins VGA também, se seu Pocket suportar essa resolução.



Compartilhe este artigo!