AdSense: Resultado da Limpeza Étnica

adsense2.jpg

Ontem resolvi eliminar os anunciantes mais inaptos de minha lista do AdSense. Com isso terei menos, porém melhores anunciantes. Após 24 horas de teste, aqui estão os resultados. Devo dizer que se eu tivesse percebido o quanto essa otimização é positiva, já a teria implementado faz tempo. Continue lendo e acompanhe os números…

A alteração feita foi simples. Eliminei quatro anunciantes de qualidade e ética questionáveis, que embora anunciem em tudo que é canto, vendem essas porcarias de kit fique-rico-rápido e similares. O tipo de coisa que gente inteligente como meus visitantes não clica nem na base da paulada.

Os anunciantes eliminados foram:

www.infocades.com/
www.ivamar.qualimark.com.br
www.n1-business.com/brasil
www.supertrafego.com

Também fiz, semana passada, uma alteração importante, removi banners das laterais (ninguém clica) e apliquei um principal, no cabeçalho. Isso gerou um aumento de faturamento absurdo.

Não posso revelar valores monetários, é proibido pelo AdSense, mas vamos ver outros números:

adsense1.jpg

O gráfico acima é a CTR, Click-Through-Rate, ou percentual clique/exibição. A coluna A é minha média histórica antes da eliminação dos anúncios vagabundos. A coluna B é a média antes dos anúncios e após o novo banner grande. A coluna C é a média após a eliminação dos anúncios.

De 0,36% o CTR saltou para 1,48%. O valor absoluto da coluna B é 1,18%. Isso significa que eliminando 4 anunciantes ruins (e deve existir muito mais gente assim) tive um ganho no CTR de 30%.

adsense2.jpg

Acima a quantidade de cliques, nos últimos 19 dias. O pico do dia 14 foi causado pela mudança dos banners, em uma sexta-feira. Compare com o dia 6, também uma sexta. No dia 18/19 foi feita a remoção dos anunciantes. Note que o dia 19 está praticamente alcançando o pico da Sexta-feira.

O objetivo agora é montar uma lista maior e mais completa dessas malas, como o Doufer sugeriu. Já recebi sugestões do Cobra de sites a eliminar, aceito todas que vierem.

Aliando isso às dicas de SEO do Henrique, a rentabilidade de seu site irá aumentar bastante, pois anúncios relevantes e contextuais só funcionam se forem efetivamente relevantes, dentro de um contexto.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • É verdade, os seus anúncios estão bem focados no assunto do site.

    Parabéns pelo sucesso.

  • Sempre quando bloqueio algum domínio chato, aparece outro depois. rs

  • continue bloqueando!

  • Bem legal isso.

    O que acha de reunirmos nossas descobertas e gerar uma cartilha para otimização do AdSense?

    Tenho alguns experimentos bem interessantes que realmente funcionam e sempre pensei em criar uma espécie de guia para isso, ou mesmo um site só para isso.

    Poderíamos procurar mais alguns bloggers que conhecemos que tenham afinidade com SEO e retorno financeiro e criar algo que ajude toda blogosfera brasileira.

    Afinal de contas, apesar do AdSense ser excelente, seu foco é maior nos sites de lingua inglêsa, quem está fora deste cenário tem que ralar bastante para conseguir alguma coisa.

    O que acha da idéia?

    Me mande um mail para conversarmos melhor sobre o assunto, se tiver interesse nisso.

    Abraço

  • Boa ideía do comentario acima.

    Entao quer dizer que anuncio no topo rende mais que o lateral? umm… bom saber.

  • Aí vai mais um, então:
    Como ganhar na loteria Aprenda a fazer sistemas Somente R$ 7,00. Confira!

    Link: http://www.livroecurso.adm.br/loteria.php

    PS: Acho que vai detonar a formatação, apague essa linha caso isso aconteça.

    [nota da moderação: removido o linkão e deixado somente a url xexelenta, que é o que interessa]

  • Outra sugestão é otimizar a exclusão removendo, também, os diretórios do site:

    Isso:
    http://www.n1-business.com/brasil
    Fica assim:
    http://www.n1-business.com

    E pra finalizar remova possíveis subdomínios:
    Isso:
    http://www.n1-business.com
    Fica assim:
    n1-business.com

    Agora é só ficar rico com o adsense! (:

    Abraços!

  • Sou responsável por um dos sites "de ética questionável" citados aqui. Apenas para constar, o meu anúncio se refere a uma empresa que remunera pessoas para participarem de pesquisas. Esse modelo de negócio é extremamente comum em países do primeiro mundo, mas aqui no Brasil é um pouco raro. Não existe venda nem promessa de ficar rico. Apenas sugere uma forma de uma renda extra.

  • Excelentes estas suas dicas. Otimizei meus anuncios, e estou mudando muita coisa referente ao Adsense em meu blog.

    Sucesso!

    Maysa

  • Parabéns pelo blog!

    Muito bem alocados os anúncios…não incomodam.

    Fernando

    http://blog.fenon.com.br

  • Legal essa idéia do Bruno também de fazer uma cartilha ou apostila, livro, video, palestras? (o Cardoso já ta craque em aparecer)

    Fiz vários testes e é legal poder comparar compartilhar … mas tem que ser com gente bacana

    Que tal para entrar e ser consultor tem que tirar mais de $100 por dia no adsense, algo como um fórum fechado … e para os eggbloggers (vi essa hoje) poderia até cobrar inscrição ;)

  • Camarada,

    Como descubro quais anunciantes pagam mais? Ou melhor, quanto paga o anunciante? Tem como?