AdSense: Resultado da Limpeza Étnica

Compartilhe este artigo!

adsense2.jpg

Ontem resolvi eliminar os anunciantes mais inaptos de minha lista do AdSense. Com isso terei menos, porém melhores anunciantes. Após 24 horas de teste, aqui estão os resultados. Devo dizer que se eu tivesse percebido o quanto essa otimização é positiva, já a teria implementado faz tempo. Continue lendo e acompanhe os números…

A alteração feita foi simples. Eliminei quatro anunciantes de qualidade e ética questionáveis, que embora anunciem em tudo que é canto, vendem essas porcarias de kit fique-rico-rápido e similares. O tipo de coisa que gente inteligente como meus visitantes não clica nem na base da paulada.

Os anunciantes eliminados foram:

www.infocades.com/
www.ivamar.qualimark.com.br
www.n1-business.com/brasil
www.supertrafego.com

Também fiz, semana passada, uma alteração importante, removi banners das laterais (ninguém clica) e apliquei um principal, no cabeçalho. Isso gerou um aumento de faturamento absurdo.

Não posso revelar valores monetários, é proibido pelo AdSense, mas vamos ver outros números:

adsense1.jpg

O gráfico acima é a CTR, Click-Through-Rate, ou percentual clique/exibição. A coluna A é minha média histórica antes da eliminação dos anúncios vagabundos. A coluna B é a média antes dos anúncios e após o novo banner grande. A coluna C é a média após a eliminação dos anúncios.

De 0,36% o CTR saltou para 1,48%. O valor absoluto da coluna B é 1,18%. Isso significa que eliminando 4 anunciantes ruins (e deve existir muito mais gente assim) tive um ganho no CTR de 30%.

adsense2.jpg

Acima a quantidade de cliques, nos últimos 19 dias. O pico do dia 14 foi causado pela mudança dos banners, em uma sexta-feira. Compare com o dia 6, também uma sexta. No dia 18/19 foi feita a remoção dos anunciantes. Note que o dia 19 está praticamente alcançando o pico da Sexta-feira.

O objetivo agora é montar uma lista maior e mais completa dessas malas, como o Doufer sugeriu. Já recebi sugestões do Cobra de sites a eliminar, aceito todas que vierem.

Aliando isso às dicas de SEO do Henrique, a rentabilidade de seu site irá aumentar bastante, pois anúncios relevantes e contextuais só funcionam se forem efetivamente relevantes, dentro de um contexto.



Compartilhe este artigo!