Se bota pra fora quer se mostrar, se esconde é mascarado

Compartilhe este artigo!

Quantos visitantes você recebe por dia? Quantos pageviews? Qual seu dia mais movimentado? Como isso pode afetar enquanto leitor e em que isso influencia na qualidade do texto que estou lendo em seu blog?

A última coisa que penso quando estou lendo um blog é se ele tem muitas visitas ou não. Ao final, se gostei, espero que tenha muitas, pois é incentivo para que o autor continue, mas os pageviews nunca serão usados por mim para determinar a qualidade de um blog. Eles determinam a popularidade, sem afetar a decisão de leitura.

Por isso quando vejo blogueiros em dúvida se divulgam ou não suas estatísticas, respondo: TANTO FAZ. Você não vai perder ou ganhar leitores por causa disso. No máximo vai ganhar desafetos. Quando o Charles comentou que teve 190 visitas por causa deste post, garanto que teve gente o chamando de exibido.

Prevejo entretanto que para os probloggers isso vai deixar de ser opcional.

A publicidade é algo baseado em quanta gente você atinge. Maior número de exemplares vendidos, maior número de visitantes, de telespectadores, significa que você pode cobrar mais por seu espaço de mídia. Só que ninguém é obrigado a acreditar em meus belos olhos quando digo que tenho 550.000 unique visitors por semana. Muito menos quem vai pagar para colocar um banner aqui do lado.

A mídia tradicional publica seus números, além de ser auditada pelo IVC – Instituto Verificador de Circulação. Esse tipo de transparência é essencial, pois envolve dinheiro, muito dinheiro. Como isso vai começar a acontecer com os blogs, teremos que abrir esses dados também.

Eu acho isso excelente, pois vai acabar com a pseudo-competição de “o meu é maior que o seu” que de vez em quando acontece entre blogs. Nosso modelo é diferente, a competição aqui não funciona da forma da mídia tradicional, então não precisamos nos esganar da mesma forma que o SBT x Globo x Record, por exemplo. (se bem que se for pra escolher prefiro ser a Record, tem mais mulher pelada ultimamente).

Alguns blogueiros inclusive já fazem isso. O link para o contador de visitas de muitos deles leva para páginas de serviços como o StatCounter, que permitem exibir as informações de vistas publicamente. Isso é bem mais confiável do que os 750.000 unique visitors que alego ter toda semana.

Não sei ainda se vou fazer isso, mas como há planos de trabalhar com publicidade direta em 2007, talvez se torne uma necessidade. Por mim tudo bem.

Ah sim, a imagem de abertura é do Sitemeter, trazendo as estatísticas de um de meus blogs favoritos. Os números são abaixo do que eu esperava? São. Afetam a qualidade dos textos, estes se tornaram inferiores por não ser o monstro de visitação que eu imaginava? Não. O único fator de emputecimento no momento é o preguiçoso do dono do blog ter sumido no Natal e nunca mais escrito nada. Deve estar seguido a cartilha do Interney de escrever uma vez por mês para se tornar Top 10 ;)



Compartilhe este artigo!