Se bota pra fora quer se mostrar, se esconde é mascarado

Quantos visitantes você recebe por dia? Quantos pageviews? Qual seu dia mais movimentado? Como isso pode afetar enquanto leitor e em que isso influencia na qualidade do texto que estou lendo em seu blog?

A última coisa que penso quando estou lendo um blog é se ele tem muitas visitas ou não. Ao final, se gostei, espero que tenha muitas, pois é incentivo para que o autor continue, mas os pageviews nunca serão usados por mim para determinar a qualidade de um blog. Eles determinam a popularidade, sem afetar a decisão de leitura.

Por isso quando vejo blogueiros em dúvida se divulgam ou não suas estatísticas, respondo: TANTO FAZ. Você não vai perder ou ganhar leitores por causa disso. No máximo vai ganhar desafetos. Quando o Charles comentou que teve 190 visitas por causa deste post, garanto que teve gente o chamando de exibido.

Prevejo entretanto que para os probloggers isso vai deixar de ser opcional.

A publicidade é algo baseado em quanta gente você atinge. Maior número de exemplares vendidos, maior número de visitantes, de telespectadores, significa que você pode cobrar mais por seu espaço de mídia. Só que ninguém é obrigado a acreditar em meus belos olhos quando digo que tenho 550.000 unique visitors por semana. Muito menos quem vai pagar para colocar um banner aqui do lado.

A mídia tradicional publica seus números, além de ser auditada pelo IVC – Instituto Verificador de Circulação. Esse tipo de transparência é essencial, pois envolve dinheiro, muito dinheiro. Como isso vai começar a acontecer com os blogs, teremos que abrir esses dados também.

Eu acho isso excelente, pois vai acabar com a pseudo-competição de “o meu é maior que o seu” que de vez em quando acontece entre blogs. Nosso modelo é diferente, a competição aqui não funciona da forma da mídia tradicional, então não precisamos nos esganar da mesma forma que o SBT x Globo x Record, por exemplo. (se bem que se for pra escolher prefiro ser a Record, tem mais mulher pelada ultimamente).

Alguns blogueiros inclusive já fazem isso. O link para o contador de visitas de muitos deles leva para páginas de serviços como o StatCounter, que permitem exibir as informações de vistas publicamente. Isso é bem mais confiável do que os 750.000 unique visitors que alego ter toda semana.

Não sei ainda se vou fazer isso, mas como há planos de trabalhar com publicidade direta em 2007, talvez se torne uma necessidade. Por mim tudo bem.

Ah sim, a imagem de abertura é do Sitemeter, trazendo as estatísticas de um de meus blogs favoritos. Os números são abaixo do que eu esperava? São. Afetam a qualidade dos textos, estes se tornaram inferiores por não ser o monstro de visitação que eu imaginava? Não. O único fator de emputecimento no momento é o preguiçoso do dono do blog ter sumido no Natal e nunca mais escrito nada. Deve estar seguido a cartilha do Interney de escrever uma vez por mês para se tornar Top 10 ;)


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Cardoso, apesar do número de visitas não influenciar diretamente na "qualidade" do blog, discordo do seu ponto de vista em relação a ganhar ou perder leitores com o número de visitantes sendo divulgado.

    Eu, particulamente, já fui vítima deste critério. Ou seja: deixei de ler alguns blogs que eu achava interessante, somente porque fui arrebatado pelo critério meio que primitivo de julgar um blog pelas visitas.

    Hoje, depois que amadureci a idéia de o que é um blog, isso não me importa mais. Mas que tem gente que pensa assim, certamente tem. Lógico que um blog que assume ter milhões de visitas num mês vai ganhar mais destaque perante os visitantes – eu disse visitantes, e não leitores – do que aquele que assume não sair das centenas. Algumas pessoas, mesmo gostando do que lêem, gostam de pisar em "terreno seguro", entende?

    Quanto à divulgação para fins publicitários, aí sim, concordo contigo. A quantidade de visitas é fator determinante para aumentar o valor do espaço.

    Se não fosse, qualquer mané estava participando até mesmo do Review-me.

    Abraço!

  • Sei lá. Mas que dá vontade de ficar comparando dá. Do próprio ego ninguém foge.

    O que importa é que estou feliz com meus 490.000 unique visitors por semana =D

  • Eu acho que o pior que pode acontecer com um blog é virar "moda". O nível dos leitores vai pras cucuias :(

  • Julio Lins

    Cardoso

    Com todo respeito que tenho pelos blogueiros, eu dei uma boa olhada em seus posts e não vi motivo ou conteúdo nenhum (embopra você apenas escreva sobre um nicho específico) que fizesse o IDG Now te colocar entre os 10 melhores blogs do Ano.

    Acho que o editor do site teve um ataque de epilepsia.

    Qual é o conteúdo publicitário que você quer ter em 2007 num bloguixo como esse?

    Ora! Sejamos realistas.

  • Julio, você obviamente não é meu público. Não há nada de errado com isso, mas acredite, UM MONTE de gente discorda de você.

  • Eu toda semana venho publicando a média de unique visitors diários…E o dia que teve o maior número nos posts "A Semana" que são baseados em uma idéia sua aliás.São bem poucos, na faixa de cem mas esta semana eu multipliquei aqueles números graças a uma procura desenfreada por "previsões para 2007".

  • Perguntinha: desde quando 190 acessos é motivo para se exibir? A não ser que a gente como critério para sucesso em termos de blogs o número de acessos que os blogs tinham lá por 2003…

  • Simples, quanto mais baixo na cadeia alimentar o cara está mais chato costuma ser. O sujeito tem uns 5 blogs iniciados no currículo, todos abandonados no 3o post, nunca passou daquela fase de 1 pageview por dia (que TODOS passamos) e fica cheio de ressentimento.

    Pra muita gente 190 acessos em um post é um número apreciável. Veja a maioria dos blogs do uol e similares, com posts e posts sem NENHUM comentário.

    O problema todo é divulgar resultados POSITIVOS, isso vai contra a tradição nacional de se fazer de coitado.

  • Pingback: Tiago Madeira » Qual é o segredo do sucesso?()

  • Os blogs maiores, já consolidados na blogosfera (sim, isso existe e todos sabemos) são meio que visados pelos demais. A divulgação das estatísticas naturalmente que vai gerar uma comparação aqui, uma crítica ali.

    Como o autor mesmo disse, fica mais importante para quem depende da publicidade. Esses dados têm que ser transparentes para que o anunciante saiba o que esperar do seu investimento.

  • Esses dias me surpreendi, descobri lá no rodapé do blog do Darren Rowse um ícone do sitemeter e fui conferir. A visitação dele oscila de 5000 a 12000 visitantes por dia, a maioria ficando na faixa dos 5000. Eu esperava muito mais, apesar do cara ter uns 20 blogs.

  • para ser sincera eu não procuro saber quantas visitas os blogs ou sites que eu visito possuem, o que me interessa mais é o conteúdo, presto mais atenção atualmente em quantos readers aparecem no feedburner, isso mostra mais,ao meu ver, quantas pessoas realmente estão acompanhando o blog ao longo de sua caminhada, mas também não influencia se eu voltarei ou não a visitar tal blog, o conteudo tendo haver com o que estou procurando no momento é o que realmente vale.

  • Darren Rowse só com isso de visitas!? Credo, também achava que era muito mais. A fama do cara parece estrondosa.

  • O Darren Rowse tem mais leitores de feeds que visitantes no site. Ele tem pra cima de 7500 subscritores de suas feeds, que muitas vezes nem colocam os pés no blog, vão lendo tudo do leitor de feeds.

    Eu fiz um erro no meu, que foi não colocar a feed no feedburner, mas aposto que tenho mais leitores nas feeds que visitas diárias… tenho de alterar isso, de forma a ter estatísticas das feeds. Ah.. e se estão interessados, tenho cerca de 50 a 60 visitantres por dia e acho bom!

  • Eu fico pensando qual seria a melhor estratégia para atrair visitantes pro blog. Comentar em todo mundo? Ficar mendingando link? Mandando email?

    Na real acho que o melhor mesmo é escrever bem. Depois de um tempo, se o conteúdo é bom, links, visitas, emails vem naturalmente.

  • Eu tenho um texto sobre isso mas estou com preguiça de procurar. O conteúdo de qualidade é essencial, mas você precisa ser visto.

    A melhor forma é participar de outros blogs, comentar bastante. Não precisa colocar assinatura, "visite meu blog", nada. Basta comentar.

    Se os leitores acharem seu comentário inteligente, vão clicar no seu nome e chegar a seu blog.

    Escrever textos comentando posts de outros blogs, com trackbacks, também é excelente estratégia. Todo blogueiro é curioso.

  • Exato. Com essa estratégia, de comentar em blogs legais, deixando comentários interessantes, consegui um bom número de visitantes lá no Pimenta. Além de pingbacks para bons blogs, o faço bastante, e que também trazem alguns visitantes, que terminam por se tornar leitores.

    Outra: Eu geralmente respondo aos comentários (exceto sobre as fotos da Gol, aí, é covardia).

    Por isso, deixando a modéstia de lado, estou tendo uma média de 250 UV/dia, o que, para um blog com 2 meses de vida recém-completados, isso é MUITO bom. Neste clima de fim de ano, com a busca de previsões para 2007, cheguei a quase 500.

    Espero que esse número aumente, muito mais. Se depender do bom feedback que tenho recebido, irá aumentar sim, sem dúvida.

    Concordo, tanto com o Schroeder quanto com você, Cardoso.

    Links em outros blogs e aumento de público são conseqüência.

    P.S. [Off-Topic] Aproveitei a sua dica sobre a "discriminação de visitantes" e estou tendo um ótimo resultado por lá, com o CTR nas alturas. Se der, dê uma olhadinha no meu artigo sobre vídeos do Adsense. Para você, seria sopa no mel. {/Off-Topic]

    Um abraço!

  • Pingback: Chá de Hortelã » Blog Archive » Zero no FeedBurner Counter()

  • Pingback: doispontocinco()

  • Eu tenho poucas visitas diárias, ainda gira em torno de 500…

    O Gravateiros tem 3 meses de vida..

    Se em 9 meses eu tiver 1500 visitas diárias está otimo…

    O buscapé agora que começou a render algo…mas me animei em saber que 1 real por dia pra um blog que está começando eh muito bom (foi o slonik que falou)…

    E o Gravateiros está,hoje, com 32 leitores dos feeds…muito bom pra um blog q posta mais imagens e videos do que qq outra coisa….aeuheauhae….

    Mas…eu quero aumentar mais e ver a Gravata crescer…

  • Eu sigo essa filofia: se o número de visitas de um blog é grande então algo de interessante ele tem pra mostrar. Mas não será somente isso que vai determinar se eu vou assinar o feed dele ou não. Eu prefiro ler pelo menos a primeira página inteira antes de me decidir. Outra coisa. O meu blog por exemplo, simplesmente por trazer a inscrição "blog" no domínio, ele não pode ser acessado pelo servidor do meu trampo. E tenho certeza que muitas empresas sofrem do mesmo mal. Eu contabilizo ai, pelo menos, 50 visitas perdidas (tá 10).

  • eu qro fikar com muitas visitas e muitos comentarios no flog

  • eu queria esta com muitas visitas em meu flog e com um total bom!!

    valew fui!!

  • larissa vasconcellos

    vocês poderiam fazer testes para as pessoas saberem se querem mesmo se formar em gastronomia

  • eu queria saber como eu faço pra aumentar as visitas do meu fotolog

    e se tem algum programa para isso

    bjs

  • Nem vou comentar quantos visitantes tenho. Uma dica: é um site onde publico poesia. Daí dá pra tirar uma idéia hehe. Mas um dia o Brasil será um país de leitores ainda (eu espero).

  • Pois é!500.000 cliques ínicos é bastante.Imagino meu blogzinho de matemática com este número de visitas.
    Não que eu seja um grande educador, mas que muita gente ia começar a ver a matemática com outros olhos ia.
    Fazer o que né?O negócio é esperar que o número vá almentando gradativamente.
    Até a próxima, e que o velhinho lá decima mande mais visitas pro teu blog.

  • BAINCA

    EU QUERO COMO AUMENTAR VISITAS PRO MEU FLOGVIP

    AJUDA

  • Isabelle

    não entendi nd