O Natal não é o horror todo que aparenta

Não se preocupe, este não é um daqueles posts estilo “odeio Natal” ou outra dor-de-corno do gênero, embora contenha uma confissão:

Eu estava com medo. Foi meu primeiro Natal de ProBlogger, nunca havia me preocupado com audiência e visitação nessa época, nem quando trabalhava para uma pontocom, visto que isso era da “ossada” (qualquer dia explico o uso do termo) do marketing. Eu até provia as estatísticas, mas não me preocupava com elas.

A impressão era de que no início do final de semana do Natal (no Brasil, quarta-feira) a visitação começaria a cair, prosseguindo nessa tendência até chegar próxima de zero ou pouco acima disso. Bolas, estariam todos comemorando, bebendo, ceiando.

Pois bem; o Natal veio, foi embora e não houve nenhuma modificação monstruosa na visitação do www.carloscardoso.com. Se você olhar o gráfico acima, verá que a maior diferença, entre o domingo 24/12 e o domingo uma semana antes, foi de um pouco menos de 30%. É um número apreciável? Sim. De arrancar os cabelos? Não. Ainda mais por se tratar de um domingo, dia de visitação naturalmente baixa.

Minha estimativa pessoal para o Natal estava completamente errada, e é o que ganho por chutar ao invés de pesquisar. Nizan Guanaes está certo ao dizer que a única pessoa que ganhou dinheiro com Feeling no Brasil foi o Morris Albert.

De posse desses dados de visitação mais os relatórios do AdSense, fico feliz em comunicar que a menos que algo dê muito errado, dezembro vai render mais que outubro. O que é fácil dizer quando você é o Submarino ou as Americanas, e complicado quando você é apenas um blog.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Concordo. Foi meu primeiro fim de ano preocupado com acessos nessa semana natal/ano novo e até agora não senti uma queda muito grande no Sampaist. Achei que seria pior.

    Além disso, muita gente nao viaja e fica na internet em busca de conteúdo novo nos blogs. Aqueles que deixam de atualizar por causa das festas acabam ficando para trás, abrindo espaço para os com atualizações constantes.

    abs

    leandro

  • "dezembro vai render mais que outubro"

    tirou as palavras que eu iria escrever no meu blog =)

  • Cab

    Eu também estava com medo de dezembro e fico feliz em dizer que tem tudo pra ser o melhor mês! =D

    As minhas visitas agora no Natal caíram algo em torno de 13%, nada de se descabelar, até porque o rendimento subiu! (Estranho, não?)

    O meu grande medo mesmo está chegando, Natal são só "2 dias", Janeiro é o mês que o povo costuma viajar, aí sim vai ser perigoso. Esperar pra ver. =/

  • Bom, como não sou Problogger, ainda ficando na categoria "diarinho" ;) não tenho medo nenhum se meu blog ficar zerado de visitas no natal, mas ao ver seu post fui dar uma checada no Analytics e aconteceu justamente o oposto, as visitas caíram sim na véspera de natal, mas no dia de hoje (25) as visitas aumentaram, ficando um pouco acima da média do mês. Talvez isso tenha a ver alguma indexação nova do google, mas ainda é cedo pra analisar.

    Abraços

  • Dia 25 minhas visitas dobraram.

  • Podemos ver que há uma boa diminuição de visitas mesmo, mas não é aquela situação que todos imaginavam, com uma diminuição de quase 100% das visitas, etc., etc…

  • CC, fico feliz em saber que pela primeira vez você errou na previsão do Pai Cardoso! rs!

    De fato, muita gente fica cansada do corre-corre do Natal, entra na net e se pergunta: Será que o Cardoso escreveu algo? (e como é bom saber que tem algo novo – seja no dia de Natal, seja em todos os dias do ano – pelo menos para mim).

    CAB: Muitas pessoas realmente viajam em Janeiro, mas muitos mortais também trabalham. Então tema os finais de semana de Janeiro (que os reles mortais trabalhadores aproveitam para dar uma esticada como todo mundo que viaja de férias), assim como o Carnaval.

  • Fiquei praticamente 3 dias afastado do blog. As visitas caíram, mas acredito que muito mais pela falta de novas postagens.

    De vez em quando dava uma passada pelos feeds e percebi que havia blogs em plena atividade. Seu blog Cardoso, postou frenéticamente no dia 24 e isso foi determinante.

    As pessoas geralmente procuram por assuntos leves, pra relaxar. Blogs de tecnologia, informática e assuntos ranzinzas geralmente perdem nesses dias.

    Enfim… Quer manter a média de visitação? Faça mais e mais "relax posts" durante os dias de risco.

  • E AGENDE os posts ;)

  • Pra vocês que estão mais consolidados pode ter sido bom, pra nós que estamos começando foi um massacre hehe.

    Mas nada que desanime.

  • O meu Natal foi um show de horror. O meu blog ficou fora do ar vários dias por um problema no servidor, mas já voltou ao normal, ainda bem.

  • Tenho que concordar…

    Ou o pessoal abriu a mão Ou papai noel existe, só no dia 23 eu consegui 7 doletas com o adsense! trocando em miúdos, em um dia eu consegui mais do que todo o resto do período o.0

    Quando é o próximo natal??????

  • Olha bem OFFTOPIC, mas minha mãe acabou de chegar com Cheetos da Hello Kity…Ela está dominando o mundo.

  • Pingback: Geek Chic()