Na Internet eu sou mais eu. Ou você.

Eu digo e repito: Aqui dentro, vale o talento. Você pode ter dinheiro, pode espalhar anúncios via AdWords no mundo inteiro, mas seu sitezinho vagabundo não vai ser visitado depois que a campanha acabar, se não tiver conteúdo. A audiência inercial é um fenômeno que mesmo no Mundo Real é superestimava, a Globo que o diga, quando Pantanal roubou audiência direto, mesmo competindo com o horário nobre da vênus platinada.

Aqui na Internet, onde não há fidelidade nenhuma, o visitante está pouco se lixando para quem está por trás de uma iniciativa de marketing, um site, um produto. Ele quer clicar, ler, olhar, se admirar, gostar, e então, somente então espalhará.

Se o produto for ruim, nem apelando para campanhas de posts pagos em blogs populares adianta. Você pode (e deve!) pagar (bem, de preferência) a um blogueiro conhecido para que ele divulgue seu produto, mas feito isso, você não tem como fazer com que os outros blogueiros repliquem o link. Eles o farão, se gostarem do conteúdo. Só que produzir conteúdo de qualidade é muito, muito mais complicado do que “comprar espaço de mídia”. As agências estão perdidas quanto a isso. A veiculação de posts pagos é uma admissão de culpa, pois o blogueiro se traveste de dupla de criação.

Nada pessoal, mas nós conhecemos muito mais do nosso público, como interagir com ele, do que qualquer redator trancado em uma sala na Augusta. E se isso não fosse preferível, as agências usariam o AdSense, que é muito mais barato que posts pagos.

Em busca de conteúdo criativo, tem gente se perdendo, e feio. O tal “marketing viral” é loteria. Quem disser que sabe o que vai ou não vai virar viral está MENTINDO. Você pode até ter uma boa idéia, mas continua sendo feeling, e como não canso de repetir, nas palavras de Nizan Guanaes, só quem ganhou dinheiro com Feelings no Brasil foi Morris Albert.

Vejam por exemplo o vídeo abaixo, que achei no excelente Sim, Viral:

Um milhão de Post-Its, bla bla bla, 96.316 frames, bla bla bla, e um filme fraquinho, fraquinho. Total de visualizações até o momento? 1.697. Depois de mais de 2 meses de campanha no ar.

Meu vídeo filmado da televisão, com o Assessor do Lula fazendo top-top? Até o momento, visualizado 6.650 vezes.

E garanto que o tal vídeo da empresa de celular africana passou na TV, teve chamadas no site, em revistas, devem ter enchido as revistas do pais de releases sobre o trabalho, com making-of, etc.

Antes que alguém ache que estou me exibindo, 6.000 visualizações no YouTube não é NADA. É insignificante, irrelevante. O que só torna pior o fracasso da campanha viral.

Qual a lição que tiro disso tudo? Simples: Boas idéias independem de dinheiro. Você pode ter uma excelente idéia que custará nada ou quase, pode ter uma excelente idéia que custará uma fortuna, mas uma fortuna não salvará uma idéia ruim.

E mais: Ser mediano, ser “legalzinho” na Internet é a morte. Temos milhões, milhões de sites, blogs, vídeos. Uma campanha “é, está legalzinho”, uma campanha “correta”, que se safa na mídia tradicional não se safa na mídia online.

A única forma de um vídeo do YouTube se tornar conhecido ainda é a replicação via blogs. Se você anunciar no horário nobre da Globo, terá uma enorme audiência, que em 3 dias tenderá a zero. Já divulgado em blogs, o efeito viral é muito mais acentuado. Só que pra isso o vídeo tem que chamar a atenção de um sujeito que vê vídeos curiosos, engraçados, interessantes, o dia inteiro. Não existe mais aquilo de contentar-se com agradar parte dos espectadores. Você tem que agradar o espectador mais exigente, e de primeira. Senão ele não passará sua mensagem adiante, e você ficará com goiabas iguais a este vídeo da SuperBonder, na Internet coisa de mais de ano, e com 2400 visualizações.

Ganhou um Leão de Bronze em Cannes. Opinião do espectador? “grandes merda”. Opinião deste blogueiro? Contratem bloggers como consultores. No bom sentido da palavra, discutam idéias das campanhas, escutem quem conhece o público, antes de perderem tempo e dinheiro atirando no escuro. Não tentem achar que entendem de Internet como a gente. Não entendem. Vide o filme da mulher do sanduiche-iche-iche que foi chamada para uma campanha publicitária e acabou protagonizando o comercial mais chato do planeta, ou o picareta que disse ser o Tourist Guy, coisa que qualquer pesquisa de 5 minutos online provaria ser mentira, mas quando se viu o mentiroso já estava até no Jô Soares dando entrevista.

Vamos trocar experiências, será muito mais produtivo do que reinventar um monte de rodas.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • "Ownou" legal agora.

    Mas é a grande verdade. Marketing Viral é loteria sim…não dá pra virar hype do dia pra noite sem planejamento (até dá, mas se for pra vender algo, é bom pensar antes…)

    Quanto a contratação de bloggers, concordo plenamente – mesmo que 'as mídias tradicionais' nos odeie. Fazer o quê, né?

    Mas haverá um dia que enriqueceremos com nossos blogs, nossos links, nossas embebed's…vem aí a Web 3.0! :-p

  • Fábio Borges

    Muito bom o post, muito boas as colocações. O que tem de "mestres" dizendo o que dá certo e o que não dá na web, é brincadeira. Internet é um dos meios de comunicação mais imprevisíveis que existe e criar regras pra ele é quase que um crime, ainda mais quando se tratando de profissional de propaganda.

    valeu!

  • Web 3.0? Estou lendo por aí e achando que é o novo hype.

    Eu gravei uns cachorrinhos meu dançado, minha sobrinha colocou a trilha sonora da banda NX Zero e já foi visto mais de 16 mil vezes em pouco tempo e não gastei um centavo. É a ironia da internet.

  • Gravou da TV Cardoso? :-)

  • No melhor estilo máquina apontada pra tela e som ambiente.

  • Meu blog é podre,
    eu não tenho dinheiro,
    mas mesmo assim :-D eu sou o primeiro problogger mineiro :-D
    hahahahahahahahahahahaha

  • É que nem chá de caridade de grã-fina – pobre não pode entrar.

  • Verdade. Bloggers são formadores de opinião. Se em algum blog alguém postar dizendo que tal coisa é legal, os leitores, por se identificarem com o blogger vai, muito provavelmente, olhar e dar a sua opinião. E como, normalmente, os leitores possuem alguma afinidade com quem escreve, a opinião será quase a mesma. E assim vão se disseminando as informações. É o tal do boca-a-boca online.

  • Obrigado pela referência Cardoso. Pra vc ter uma idéia foi difícil conseguir informações sobre esse vídeo, de tão pouco comentário que teve. Tanto que a informação eu fui pegar num site especializado em buzz marketing. Descobri também que esse vídeo foi uma chupada de um outro que conseguiu mais de 1 milhão de views: http://www.youtube.com/watch?v=qC_-Nx2CWR4

    Enfim. Não era mais novidade a galera nem deu bola. Faz parte. Abraço!

  • tiagotb

    Enfim, a internet é o ambiente mais democrático que existe. O que é bom sobe, o que é ruim desce. O que merece ser viral vira. Um mero desconhecido lá do Suriname , pode ficar famoso com um simples vídeo.

    =P

  • Márcio

    Texto inteligente e me fez refletir sobre a internet no futuro.

    Como também me fez refletir sobre a publicidade..

    Realmente se hoje queremos um conteúdo criativo devemos ir aos blogs, parece que os portais tem todo um formato fechado, sem muita cividade. Na verdade, isso é claro, um bando de universitários, preso aos roteiros da instituição que trabalha e ou a sua faculdade.

    Vantagens para vcs!

    Abraços

  • Márcio

    corrigindo …"sem muita criatividade…"

  • cara

    tu realmente eh um anordo

    se acha o cara ehim

    usando as suas proprias palavras

    "blogueiro digno de pena"

    =D

  • EU? Eu sou bom bagarai no que eu faço, veja quanta gente entra no meu site e gosta do que eu escrevo, não dá nem pra comparar com um covarde anônimo cujo único prazer é postar comentários desaforados no blog alheio, sem ter os COJONES de usar sequer seu nome verdadeiro. Ao deixar suas patéticas palavras aqui você só se faz ouvir graças à MINHA magnanimidade. Eu poderia apagar seu comentário, e garanto que NINGUÉM saberia que você existe, Mr 200-180-90-38.fnsce702.dsl.brasiltelecom.net.br.

  • Putz abkt! Tomou nas costas! heheheh…

    Parabéns pelo texto! O problema é escrever textos para o meu blog após ler isso. Você mete um medo do carai pra quem está começando ou quer começar a blogar.

  • O Romulo Pontes tem faro. Foi no blog dele que vi o "Tapa na Pantera" pela primeira vez. Sua ascenção é muito bonita.

    Ano que vem, bicho.

  • Ah, vou passar este para o meu del.icio.us . Teus artigos — muito precisos na análise da blogosfera.

  • Complemento:

    esse vídeo também pode ser encontrado aqui, onde já tem pouco mais de 7000 views:
    http://www.youtube.com/watch?v=KqeFaU9Cr4g

    Continua sendo fraco para uma campanha desse porte, mas fiz uma pesquisa por "mtn stickies" no Google da África do Sul e encontrei um bocado de referências à MTN e a seu comercial.

    Como mkt viral, foi fraquíssimo. E não diria que o vídeo é um lixo, apenas não caiu na mão dos formadores de opinião certos.

    Abraço, Cardoso

  • Estamos vivendo uma revolução dos meios de comunicação e muita gente não está sabendo. E pior, os dinossauros estão tentar frear a revolution. Nem precisa dizer que é inútil como passar rasteira em cobra.

  • Bom post Cardoso, bom post.
    Na minha humilde opinião o viral não é algo que necessite de estímulos, às vezes alguns empurrões, mas o viral mesmo, aquele que cola e que adere ao verdadeiro sentido da palavra, esse é tão espontâneo quanto um Jeremias muito doido. Ganhou na loteria quem disse nos comentários que tudo na internet é muito imprevisível.

  • Fernando

    Acho vc um INVEJOSO por natureza e um MAL_AMADO por vocação.

    Sinceramente tú acha que alguém de boa inteligência vai te procurar para te consultar ô babaca?

    É o que tú queres eu sei!

    Mas no fundo tú não passa de um arbusto flamejante sem nexo e totalmente com problemas psiquiatricos.

    Aê cara vê se te manca!

    Outra: pode deletar meu comentário, sei q tù não é HOMEM mesmo pra publicar

  • Cardoso, mostrar o IP do cara é algum tipo de ameaça? Ou demonstração de superioridade, tipo um Big Brother?

    ps., bom texto.

  • Como o "Fernando" aí atrás, o:

    Author : Fernando (IP: 201.50.208.21 , 20150208021.user.veloxzone.com.br)

    E-mail : kandelametal@hotmail.com

    Não é uma ameaça, é só pra facilitar a vida de outros blogueiros que queiram identificar seus trolls. Quem acompanha listas, por exemplo, pode procurar pelo IP nos headers, e quem sabe identifica os anônimos que os cercam. De qualquer jeito, está nas regras. Comenta quem quer.

    Ah sim: Fernando, 'tu' não leva acento. E como vou ter inveja de uma campanha quem não chegou aos mesmos resultados que um vídeo vagabundo que fiz em cinco minutos? Daqui a pouco vais dizer que tenho inveja de você…

    PS: Pare de dizer que não sou homem, ou serei obrigado a chamar sua mãe pro banco das testemunhas… e se eu pedir DNA você pode ter uma surpresa desagradável…

  • Nota: A quem interessar possa o tal "Fernando" não desistiu, foi banido mesmo. Não estou com saco pra aturar trolls.

  • Hallo!!

    Tudo bom??!!

    Conheci o blog através de uma palestra de MKT que fui ontem (sou estudante de Jornalismo) e passei para conferir o blog, que é muito bom mesmo!!

    Küsse,

    Carol.

  • Concordo. A qualidade deve ser o 1º objetivo de um site, antes mesmo do lucro

  • Zictor

    Ehehehehe, ótimo post, Cardoso. Faz um tempinho que tu não mandava tão bem assim (isso não quer dizer que outros posts não tenham sido bons, mas este foi excepcional).

    Só uma observação. Converando com um consultor conhecido meu, ele disse que Marketing Viral não criar uma idéia viral, é a melhor forma de se aproveitar da idéia. Por exemplo: a musiquinha Vai tomar no cú visou viral porque a galera achou engraçada. O Marketing Viral foi dizer que ela fazia parte de uma peça mesmo sem a peça existir. E aí, criar uma peça teatral para ser vista pelas pessoas. (aceito correções, não tenho certeza de minhas fontes). Dependendo do ponto de vista, o marketing viral não é a loteria, é a melhor forma de gastar o dinheiro.

    O Vídeozinho a mtn stickies me lembra um pouco um filme especial para a TV baseado em Admirável Mundo Novo (com o mesmo cara de The OC, eu acho). Quando vi o filme, percebi que a idéia era boa mas o filme não era bom, devia existir alguma coisa boa por trás. Não deu outra, um livro fantástico. Esse vídeo que o Cardoso mostrou foi amesma coisa. Mas o vídeo que o Rafael Ziggy postou empolga 500 vezes mais

  • Po, até o video do Zequinha(aquele jogador português que tirou o cartão vermalho da mão do juiz – que ficou com uma cara engraçada de se mata na risada, diga-se de passagem) tem MUITO mais views que isso, 146.039 onde vi. Se alguém não viu e quiser ver:
    http://www.youtube.com/watch?v=BUO76s1kIhI

  • ppetra

    A bela tarde achou sem graca! E, isso mesmo, pq agora todo mundo vai pular pro poco ce acha que eu vou! Agora ver novela que ja passou, ha meu bem, so brasileiro mequetrefe mermo, pq eu acho que tem de ser assim nao nao jamais me siga pq eu nao sou novela e noveleiro de plantao e um caos nesse pais, aonde e que se viu, ao inves de educar seus filhos ficam deseducando e ainda por cima dando mal exemplo, pq o que se ve em novelasd, pornografia,misticismo barato que e capaz de nego ate acreditar heiun, e uma vontade louyca dos caras que fazem encherem os bolsos de dinheiro agora os burros ao inves de ir la no sebo e comprar livro que e mais barato que seja qquer livro cara ficam comprando sbe o que revista de fofoca e dpois pra ter assunto com vizinho ha faca-me o favor !Vao se instruir pra ter opiniao, facam algo pra seu propio bem!!1E isso e mais aquilo! Vcs tao e fcom nada e ao mesmo tempo com tudo entao mexam-se e digam sabe o que, vao se visitar, ai vc vai visitar ai a pessoa ta vendio o que o quye N O V E L A!!!!Que merda ne,essa curtura, e pq teatro facam mais barato ja q vcs atores do bem querem viver num pais civilizado ok, gostam daqui, gostam, ne pq as novelas dao aquilo q vcs querem, pois e mane, tudo vira cinza, entaso dao uma ajuinha pro seu propio pais, ou ser alienado e que e bacana!

  • ANNA HARCAR

    OI!OI!OIEEEEEEEEE!!!!!!!!!!D PRA REPASSAR O DESENHO DOS OIS?dOS NENES?!!!!!!

  • ANNA HARCAR

    yOU TUBE A GRANDE SACADA !MELHOR QUE ISSO SO ISSO E PRONTO E FINDA A DISCUSSAO!!e FIM E PONTO!