Ganhe dinheiro discriminando seus usuários

Primeiro de tudo, calma, não é esse tipo de discriminação. Sou completamente contra discriminar alguém por raça, cor da pele ou orientação sexual, só abro uma exceção, detesto alemão. (se você não lembra dessa piada, melhor pra você)

O problema aqui é que quando começamos a monetizar um blog, a tendência é perdermos a timidez, colocando mais e mais banners escandalosos, que infelizmente são os que funcionam melhor.

O visitante frequente tende a ficar cego para esses banners, então acabamos poluindo a página de uma forma que não induz o visitante diário a clicar, mas cria ruído, poluição. O banner escandaloso entretando funciona muito bem para o cliente eventual.

O que precisamos é do melhor de dois mundos, um jeito de exibir banners escandalosos para os paraquedistas do Google e anúncios mais discretos para os visitantes dos feeds, ou os diretos.

Essa idéia veio do Leo, e foi implementada com sucesso no MeioBit. Visitantes que chegam via Google recebem banners maiores que os que entrar pela página principal, ou pelos feeds. O re$ultado tem sido bem satisfatório.

A implementação foi muito, muito simples. Basicamente um bloco de PHP que detecta a origem do visitante. Se vier do Google ou do Yahoo, é exibido um conteúdo. Caso contrário, é exibido um segundo conteúdo.

O código, para os aventureiros, é este:

 

<?php
if (stristr(getenv(‘HTTP_REFERER’),”google”)||
    stristr(getenv(‘HTTP_REFERER’),”yahoo”))
{
echo<<<txtGoogle

//aqui entra o código dos anúncios para
//visitantes do Google ou do Yahoo

txtGoogle;
}

else {

echo<<<txtGoogle2

//aqui entra o código dos anúncios para
//os outros visitantes

txtGoogle2;

}
?>

Com essa simples técnica você vai poder dar mais conforto e qualidade de acesso a seus visitantes freqüentes, e ao mesmo tempo expor o máximo de peças para que os paraquedistas do Google deixem mais do que lembranças, ao irem embora nos próximos minutos.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Bem interessante. Ainda não testei, mas saberia dizer se funciona em conjunto com o Adsense Deluxe?

  • Marcelo Fernandes

    Excelente dica. E, para os que visitam o blog sem nenhum iteresse comercial (digo, comprar algo etc), mas sim pelo conteúdo (meu caso) ainda tem a opção de não ver nenhum anúncio se usar o FF com bloqueio de script. Apenas o "objetivo" da visita é mostrado.

    Abraço

  • Furmann

    Caramba! ótimo isso valeu pela dica.

  • Eu falei sobre isso em um post recente. Tenho usado essa técnica e o retorno tem sido muito bom.

    Pro wordpress, eu recomendo o plugin landin-sites, e até fiz uma versão modificada, incluindo alguns outros sites de busca (live search, uol, terra e ig). Dá uma olhada.

  • Daniel Simões

    Olá Cardoso,

    você por acaso conhece o adspytracker.com? Mostra vários dados que o painel do Adsense não divulga, parece ser muito bom e tem programa de afiliados. Dica do Bruno Torres.

    []´s

  • Daniel, conheço sim, comprei e estou usando.

  • É o Cardoso trabalhando e descobrindo coisas pra gente.

    Valeu rapaz.

  • Não é mais efetivo, até no caso do MeioBit, eliminar as propagandas via adsense e manter as "indicações de host e etc" para os usuários cadastrados no site?

  • Não, o público das indicações de hospedagem é pequeno e finito (parece meu salário) já o do banner está sempre se renovando.

  • Estou com preguiça, e o carloscardoso.com já está tão penteadeira de puta que não tem mais o que "otimizar".

  • Estranho.. Não tá funcionando no single post. É só no main index template que vai funcionar?

    Vou continuar tentando mais tarde em casa…

  • Vai aplicar aos seus blogs a tática?

  • Não. O usuário só vai deixar de visitar um site por causa de propaganda se for um daqueles sites que instalam spywares, enchem de smileys gritando "oh my god" e similares.

    O UOL, e as Submericanas não perdem cliente com aqueles MALDITOS floaters passando pela tela. Não vai ser um banner maior que vai espantar alguém.

  • Muitas vezes esses paraquedistas se tornam, usuarios frequentes. Na minha opnião, a resposta para isso é propagandas inteligentes e bem organizadas.

  • Você conhece bem essa vida de ProBlogger e deve ter boas razões para adotar essas táticas, mas mesmo assim vou fazer uma pergunta: Não existe a possibilidade desses paraquedistas do google se tornarem usuários fieis? Se sim, esses anúncios maiores não podem espantar possíveis novos usuários?

  • Guilherme, eu respondi essa pergunta na entrevista que dei ao Efetividade.net.

  • Tenho uma outra pergunta, Cardoso.

    A maioria do pessoal parece sempre discutir partindo da premissa que a única forma de monetização possível para blogs é o Adsense e similares.

    Suponha que o Adsense deixasse de ser lucrativo para você, ou então começasse a apresentar lucros decrescentes. Você teria algum plano B em mente?

    Abraço,
    Guilherme
    http://www.papodehomem.com.br

  • Lá no post do Bruno Torres eu postei o que eu faço.

    Basicamente, uso o plugin Landing Sites e no código coloco da seguinte forma:

    <?php if (ls_getinfo(’isref’)) {?>
    Codigo para usuarios de buscadores aqui
    <?php } else {?>
    Codigo para usuarios diretos aqui
    <?php } ?>

  • bruno

    Realmente Contraditorium. Seu feed tem um banner (feedburner) que o site não tem… E é um 'baita' de um baneer. =)

  • Pingback: BlogAjuda - » Anúncios só para quem pesquisa()

  • Pingback: Tecnocracia : Estado Tecnológico » Uns trocados não fazem mal a ninguém()

  • Pingback: Bruno Godoi » Blog Archive » Resposta do Linkk()

  • Não funcionou no meu blog. Droga!

  • Estou a séculos procurando, algum plugin que so deixe o cara acessar algumas páginas do blog se ele for cadastrado no feedburner.

    Se vc tem a solução eu compro se for o caso.
    meu msn pj7000@gmail.com

    coloque também um banner do cara que me ajudar nos meus blogs sem nada em troca