Quem precisa de Valium afinal?

Compartilhe este artigo!

shopping.JPG

O velho truque de curar depressão através da Shoppingterapia não costuma funcionar para homens. Nõs não temos paciência para todar 400 lojas e no final sair de mãos vazias dizendo “não tem NADA nesse lugar”. Também não ajuda aos que sofrem de Alta Ansiedade quando a compra é feita online.

Quem vende para mim e não é uma empresa gigantesca sem-rosto, sofre. Eu sou chato, eu ligo, pergunto, fico olhando relógio. É horrível esperar, esperar, esperar. Por isso eu abomino a pré-venda. Parei de assinar a Playboy também por causa disso, ver a revista na banca e ter que lidar com atrasos de um ou dois dias? Inviável. Criaturas imediatistas precisam de recompensa imediata. Talvez a pior semana na vida de um sujeito seja a que se segue depois da Luana Piovani finalmente ceder e dizer: “OK, eu dou, mas só semana que vem”.

O Universo de compras online deveria ser um pesadelo para gente como a gente, certo? Mas não é. Existe a figura do tracking, hoje quase todas as boas lojas oferecem serviços de rastreamento. Quando comprava quase diariamente da Amazon, e recebia via FeDex (Ah os tempos do Dólar a R$1,00) vivia dando reload na página de rastreamento, conhecia os principais hubs de cabeça.

Aqui no Brasil ainda há uma deficiência, os grandes vendedores online usam um rastreamento que acaba no momento em que o verdadeiro rastreamento deveria começar. Nas Americanas e no Submarino sabemos a hora que a venda foi aprovada, quando foi carimbada, se o sujeito lavou a mão antes de voltar do banheiro, mas na hora em que sai do estoque e vai pra transportadora, acabou.

Pombas, eu quero saber de que centro ele saiu, para onde foi, quais os passos que faltam… e não poder olhar, dois dias depois, e conferir que “o produto foi entregue”. Isso eu já sei, ou saberei.

As compras via Correios funcionam melhor, por sua capilaridade há vários e reconfortantes passos entre uma entrega, é calmante ver que seu pacote não está em um limbo como “na transportadora”.

Minha falecida startup de Internet desenvolveu um produto especialmente para maníacos como eu, um sistema de tracking, em tempo real, até a última milha. Funcionava via wap, sms, PDA ou mesmo voz, via URA. Teria sido um produto excelente, e eu pagaria um extra para ter duas vezes mais atualizações de status. Mas por hora, o Correio está bom. Só não está bom é o atraso, cadê você, Mr Postman???


Technorati : , , ,



Compartilhe este artigo!