Não sabe brincar, não desce pro Play

Estou bloqueando a Sky. E outros anunciantes do AdSense. Simples assim. Não vou trabalhar de graça, isso é para relógio, onde certinho é elogio, e não quero me digam isso de mim.

Como blogueiro profissional, o que quero mais no mundo é que os visitantes cliquem nos anúncios. (ok, na verdade o que quero mais no mundo é a Luciana Vendramini, mas sigamos)

O ideal é que o blog tenha um excelente conteúdo, interessante para o leitor. Isso, junto com um algoritmo inteligente como o do AdSense, irá gerar anúncios pertinentes e interessantes, eficientes, eu diria. Anúncios que o visitante clicará por legítimo interesse. Clicar por clicar é ruim para todos. Para os anunciantes, que não terão um bom retorno de seu investimento, e para mim, que perderei anunciantes, a médio prazo. Um negócio que é bom para ambas as partes é chamado de simbiose. É isso que ocorre entre leitores, blogueiros e anunciantes. Quando alguém rompe esse modelo, a coisa fica feia.

Vendo este post no blog do Doufer, tomei um susto. Realmente, alguns anunciantes divulgam número de telefone no anúncio do AdSense. Sendo que a única razão da existência daquele anúncio em nossas páginas, é para que eles sejam clicados. No Brasil a maioria dos anunciantes paga por clique, não por exibições.

Se você tem um anúncio que diz tudo que o consumir quer, com um número de telefone, ele não tem incentivo nenhum em clicar. O anunciante otimiza sua verba, exibe mais banners sem ser cobrado, e o único que se ferra é o blogueiro.

Entrei em contato com o Darren Rowse, do www.problogger.net. Segundo ele a prática não afeta muito blogueiros americanos, pois muitos anunciantes estão preferindo campanhas CPM, pagando por exibição. No Brasil a maioria esmagadora escolhe a remuneração por clique.

Utilizando um canal direto com o Google AdSense Brasil, recebi a seguinte resposta:

Esse tipo de anúncio é permitido pelos regulamentos do Google AdWords.

Foi sugerido que eu poderia bloquear esses anúncios através da interface do AdSense. A técnica é a mesma indicada neste post.

Eu sugiro que todo mundo que use o AdSense tome essa atitude. O órgão mais sensível das empresas curiosamente é o mesmo do corpo humano, o bolso. Se diminuirmos a eficácia de sua mídia online até o ponto em que percebam que há algo errado, terão que tomar uma atitude.

EU, como odeio “espertos”, já tomei a minha.

Abaixo uma lista de anunciantes que usam dessa prática desleal no AdSense. Se você encontrar algum outro, mande uma captura de tela do banner, e adicionarei á minha Lista de Schindler ao contrário.

update

Para facilitar a vida de todo mundo (e principalmente a minha) passei a usar o del.icio.us para manter a lista.

Você pode acessá-la neste link, e se quiser assinar o RSS dela, é neste link aqui.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Cardoso, pessoalmente ando pensando muito sobre a qualidade dos anúncios e de sistemas como adsense. Não gosto da idéia de gastar horas produzindo conteúdo de qualidade, tentar atrair milhares de usuários… e no final das contas mendigar alguns poucos cliques.

    Fico insatisfeito não só com os "espertos" que você apontou, mas também com todo esse modelo, que literalmente prende a blogosfera pelas bolas. >:(

    Por isso decidi tentar fazer alguma coisa, montei um Wiki com a intenção de fortalecer a internet(brasileira) como mídia.

    É uma iniciativa ainda tímida, mas tudo tem um começo, se quiser dar uma olhada, agradeço: http://www.netprofit.wikispaces.com

    Abraço,

    Guilherme

  • Pois é, Cardoso, eu já havia percebido isso em alguns anúncios, e pensei da mesma forma que você.

    Desta forma, o Adsense se torna mais um "classificados" do que um serviço de anúncios.

    Obrigado pela dica, já estou tirando esta listinha do meu adsense.

    P.S. Assim que souber de alguma coisa, te dou um alô, pra você ir atualizando a lista.

    Um abraço.

  • Blacklist já!

    URL: i4vegas.com

    Print: i4vegas.com

  • Tiagotb

    Cardoso muito interessante o seu blog… sempre leio… principalmente sobre as dicas de adsense… apesar de eu trabalhar mais com foruns suas dicas para blogs funcionam muito bem comigo ;D

    gostaria que você desse uma lida num blog que vi por aí… quando li pensei que você poderia ser afetado

    é sobre colocar imagens perto dos anuncios, parece que o adsense vai começar a proibir esse tipo de prática, e parece que saiu no blog oficial do adsense tambem :S

    http://www.undergoogle.com/blog/2006/12/no-coloqu

    até mais!

  • Fresquinha essa. Bom saber. Já estou tirando.

  • Acabei de ver esse.

    algamudancas.com.br (sem www, pra não gerar um link).

  • Li a questão do adsense na fonte original, a questão é que a imagem não pode iludir quem clica, não quer dizer que seja proibido o uso. Tem até exemplos do que não pode:
    http://adsense.blogspot.com/2006/12/ad-and-image-

  • O cachorrinho do cabeçalho do Blog é o melhor… hahahaha Abs – Minuto – http://www.minuto.rg3.net

  • Bem apontado Cardoso.

    Só tu, rato de blog, pra prestar atenção nesses detalhes pra nós

  • Pingback: Pimenta com Dendê » Não ligue para o Adsense()

  • Muito boa a dica msm!

    Já adicionei a banned list tb!

    Qualquer novidade do um toque pra vc adicioanr a lista!

    Abs!

  • Oi, Vi o post no blog do Doufer e como achei interessante este ponto e eu tenho uma experiência para compartilhar com vocês.

    1 fase: Eu tinha meu número de telefone no <a>Guia de Guarulhos, e diversas pessoas ligavam perguntando se eu tinha a peça X do carro Z, ou como fazia para contratar uma festa de aniversário para N pessoas.

    2 fase: Cansado de atender o telefone, removi nosso número do site, adivinhem? Agora as pessoas ligam para os clientes para perguntar nosso número! e também se eles possuem a peça X do carro Z

    3 fase: Minha conclusão, as pessoas procuram desesperadamente algum número que possam ligar e conversar com alguém para pedir o que está escrito e que ela não leu, entenderam?

    Acompanhem suas estatísticas e vocês verão como as pessoas literalmente "conversam com os buscadores"

    Ex: Eu quero saber manha de counter strike.

    E como o NÃO dá uma vontade louca de fazer, acho que vou ligar para a Luciana Vendramini no fone (11) 4004-2884

    []'s

    Fabio

  • As pessoas comuns não se sentem confortáveis com internet, veja a quantidade de gente que manda email e liga em seguida para dizer "mandei um email".

    Essa sua experiência mostra o quanto o telefone pode ser prejudicial para quem publica o anúncio.

    Sua conclusão reflete a realidade do mundo da TI também, a maior parte do tempo do suporte é gasto repetindo o que está na tela. Do usuário.

    Conheco uma certa menina que vou esganar muito em breve que liga desesperada: "Meu WordPress deu pau, morreu, deu uma mensagem de erro e não entra". Quando pergunto qual a mensagem importantíssima, ela responde: "sei lá, não anotei. Como conserto?"

  • Rodrigo
  • Eu tambem quero participar e colaborar.
    http://www.maysadecastro.com.br/blog/wp-content/uhttp://www.maysadecastro.com.br/blog/wp-content/u

    Vamos fazer uma lista séria com todos participando ;)

    Maysa

  • Boa Cardoso.

    Mais um:

    www(ponto)comphelp(ponto)cjb(ponto)cc

    Uma dica: Não coloquem o link para o site dos espertinhos porque assim aumenta o Page Rank deles. Camuflem como a url acima (principalmente em blog/comentários) que transformam automaticamente em links.

  • Pingback: Publicidade no adsense com telefone. Até onde é problema? « Nerdfication()

  • Leo Paiva

    Eu sugiro que criemos uma lista como o http://www.adsblacklist.com onde todos podem dar suas contribuições…

  • Daniel Simões

    Se é para ajudar estamos aqui, Cardoso este está sendo exibido direto no seu blog. Captura de tela abaixo.

    http://br.geocities.com/sos_caopanheiros/imagens/

    []´s

  • Fruto da minha preguiça em pegar as URLs uma por uma:
    http://brunotorres.net/unsorted/adsenseblacklist….
    Acho que pode ajudar a mais alguém.

    O script cospe uma lista dos domínios, em texto plano. É só copiar e colar na lista de sites a bloquear.

  • Mais uns pra lista:

    digitalrecovery.com.br

    datanorth.com.br

    mcip.com.br

    expurgaquimica.com.br

    Uma coisa importante de se notar (não sei se já falaram aqui, não li todos os comentários) é que não se pode confiar na URL que vem escrita no anúncio. Tem que copiar a URL linkada no adsense e tirar dela o domínio. Tem alguns que colocarm URLs diferentes…

  • Mais:

    sbitec.com.br

    g10print.com.br

    dimep.com.br

  • Bruno,

    Do próprio Help do AdSense:

    "…Para bloquear um anúncio, você deve digitar o URL de visualização ou o URL de destino no filtro. O URL de visualização é o URL exibido no texto do anúncio…"

    Tanto faz digitar um ou outro…

    A lista brasileira está crescendo… vamos fazer uma paginazinha que gere um txt…

    abraços

  • Olá Cardoso,

    Antes de mais gostaria de dizer que compreendo a sua preocupação, tal como a de toda a comunidade que se reune aqui consigo na tentativa de criar uma lista de sites que utilizam esta prática.

    No entanto, eu penso que vocês estão errados. Leia o meu post Telefones no Adsense, e fique a saber porque não bloqueio esses anúncios na minha conta.

    Deixe-me aproveitar ainda para lhe dizer que tenho aprendido algumas coisas consigo, e que sou um dos (muitos, por certo) subscritores do seu feed.

    Um abraço,

    theMage

  • JOrge Wagner
  • JOrge Wagner

    Desculpe, o comentário anterior não está certo, não é Center Form. É Aerograma (www.aerograma.com.br).

  • http://www.clinicaplenus.com.br
    Além de ser de ejaculação precoce, põe o número de telefone.

  • mais um que põe telefone:

    seal.com.br

  • mais um

    dixhigiene.com.br

  • Pingback: Lucrando na Rede » Aqui é blog e não lista classificada()

  • mais uma velho:

    teleatlantic.com.br

  • Pingback: » Telefone no anúncio pode ser mais complicado essa situação ? Blog Verde()

  • Excelente conteúdo. Parabéns.

  • Quero parabenizá-lo pelo execlente post, Cardoso. Mais 2 aí para você que estavam sendo exibidos hoje com telefone no site de busca Achando.net na categoria Telefonia Celular.

    www-analista-com-br

    www-climafrio-com-br/promocao/

    Uma pergunta: Como faço para saber quanto esses e outros anúncios estão pagando?

    Um grande abraço,

    Leonardo

    Site de Busca Achando.net

  • Pingback: Quando protestar adianta | Lucrando na Rede()

  • Cardoso,
    Coloquei no filtro os sites que você indicou no delicious mais o os que a galera postou aqui mais uns que encontrei. Conclusão, meus cliques diminuíram só que em compensação estou ganhando mais, aumentou uns 60%, muito bom!
    Fiz uma lista com todos que filtrei, estou disponibilizando via rapidshare.

    Abraço t

    link: http://rapidshare.com/files/91597942/sites_filtro

  • Opa! Concordo, concordo, e concordo…

    Sacanagem, quebrarem o interesse de clique, dessa forma como ganharemos, até mesmo o Google, como ganhará?

    Expertinhos né? Pagam por cliques, e vivem de exibição…

    Abraços.

  • OK,