E não é que o Mercado está descobrindo os blogs?

Compartilhe este artigo!

Cada dia que passa vejo mais e mais eventos antes restritos à mídia “de verdade” sendo espontaneamente abertos para blogs. 15 anos atrás a Fiz TV jamais chamaria membros de um BBS (na falta de Internet) para o lançamento do projeto. Hoje os blogs são procurados, seja para anunciar diretamente produtos ou serviços, seja para receber convites para eventos, em geral muito legais.

Claro, nós não temos a importância de uma Veja, uma Set, uma IstoÉ ou uma Anal Sex. Só que nós temos duas coisas que essas revistas todas nunca sonharam em ter:

Temos um efeito multiplicador – Nossos posts são linkados, referenciados, achados pelo Google, relinkados, comentados, recomendados e sempre estarão ali. Elas depois de dois dias viram adereço de consultório de dentista. E mais:

Nossos leitores confiam mais em nós do que nos jornais.

Não confiam para emprestar dinheiro ou acreditar em frases como “se doer eu tiro”, mas a própria proximidade do blogueiro com o leitor gera essa familiaridade. O leitor habitual sabe perceber quando um blogueiro se entusiasma com um filme, com um livro, e quando ele faz apenas uma referência burocrática. Como por exemplo, se alguém perguntar sobre Pearl Harbour em um post, se eu me der ao trabalho de responder no máximo farei um “nhé.” O blogueiro sabe que seu público quer ouvir do que ele gosta mas também do que não gostou.

E se a crítica for positiva, o interesse é bem maior do que se viesse de uma crítica anônima em um jornal, escrita por sabe-se lá quem. Este post aqui convenceu um monte de gente a ver Dexter. Não duvido que de forma mais eficiente que as chamadinhas meia-boca da TV.

Toda essa credibilidade desproporcional tem um grande apelo para o mercado.

Mas não foi fácil. O Judão ralou muito para conseguir seu espaço. Não na Internet, mas junto às assessorias de imprensa. “Sou o Borbs, do Blo-” e já estavam chamando a segurança. Hoje ele é percebido como Imprensa. Mas não é isso que queremos. Querermos ser reconhecidos como blogs.

Felizmente há gente esperta usando isso tudo que falei mais acima, direcionando uma parte de seus esforços de divulgação para os blogs. Quer um bom exemplo? Adivinhe onde vou estar segunda-feira:

carloscardoso-transformers1.png

Yeah, isso mesmo. A Paramount vai fazer uma exibição especial de Transformers para uma carrada* de blogueiros cariocas. OK, confesso que quando soube do filme, ano passado, fiquei com medo. Michael Bay não foi exatamente feliz em Pearl Harbour, mas quando os traillers começaram a aparecer, vi que havia boas chances dele fazer o que faz melhor: O Bom e Velho Cinema-Pipoca, divertido eletrizante e sem maiores aspirações. Top Gun, Independence Day, são filmes-pipoca assumidos e honestos. Agora que o filme faturou mais de US$155 milhões em uma semana, e está com nota 8 no IMDB, quando surgiu o convite para a exibição especial minha resposta foi: “quem eu tenho que matar para isso?”

E melhora. Não estou sozinho nessa. Vejam quem também estará lá:

Eu acho que com esse tipo de atitude todo mundo ganha. O blogueiro se diverte, sai com material inédito, fresquinho para publicar, a produtora dá o seu recado, e o leitor do blog ganha uma perspectiva diferente das resenhas tradicionais dos jornais, afinal eu pelo menos não tenho vergonha de gostar de um filme-pipoca e dizer isso em alto e bom som, ao contrário de alguns críticos de jornal que só se sentem felizes no Juri de Gramado, desprezando secretamente a cultura pop.

Para saber mais:

E se você ainda acha que não vale à pena, gostaria de lembrar que no Transformers tem…. a Megan Fox. De qualquer forma, aguardem minhas opiniões para a terça-feira que vem. Vamos ver se estou errado em me entusiasmar ou não.

carloscardoso-transformers2.png

* Como ainda não existe um coletivo oficial para blogueiros, fiz uma pesquisa e achei o termo “carrada”, que é coletivo de “argumento”. Achei perfeito.



Compartilhe este artigo!