Hospedado por Mim, Blogado por Deus

Um paraquedista/salsinha me chamou de hipócrita por criticar a pomada vovô pedro que cura de hemorróida até câncer, mas acreditar na medalha de nossa senhora de não sei das quantas.

Eu parei por alguns minutos, pensando onde teria EU declarado fé na medalha da santa.

Era o AdSense. O leitor assumiu que eu escolhi conscientemente aqueles anúncios, e tinha alguma espécie de ligação moral ou espiritual com aquilo.

Não tenho. Não acredito em medalhas, muito menos em santas. A última que achei que era santa, bem, hoje é modelo da Cow Parade.

Mas… que diabos essa medalha está fazendo no meu blog afinal? E Jesus, como ele foi parar no MeioBit, em um artigo falando do jogo dos Ghostbusters?

O Google faz coisas que até deus duvida, eu sei, mas ele só pode colocar anúncios fora de contexto se existirem esses anúncios. Observando outros sites, percebi que está acontecendo uma verdadeira invasão de anúncios evangélicos e cristãos em geral.

São medalhas, terços, água benta, sessões de descarrego, cultos, cursos de pastor, tudo. A blogosfera monetizada está se tornando uma espécie de Band / Record / RedeTV nos sábados pela manhã. São programas evangélicos por todo lado.

“Ah, mas isso tá dando dinheiro”.

Será? Eu não acho que o público evangélico seja predominante em meus blogs, muito menos que sejam ávidos clicadores. Eles aparecem, sim, nos posts específicos, em geral os que falam do Bispo Macedo, e neles eu apóio e gosto de anúncios relacionados, mas quando a coisa começa a vazar, como no caso do MeioBit acima, isso me preocupa.

Ficar com os blogs lotados de anúncios cristãos, que são completamente fora do foco dos meus leitores é prejudicial. Não entendam como perseguição religiosa, se fossem anúncios budistas, muçulmanos ou judeus eu estaria igualmente preocupado. No caso dos judeus mais ainda, pois o Mel Gibson iria aparecer de troll.

A “vantagem” do AdSense, que seria a manutenção zero, não é tão vantagem assim, pois você pode, e está perdendo dinheiro, se deixar “solto”. Você não precisa controlar como um veículo “de verdade”, aprovando cada campanha individualmente, mas é importante ficar de olho, para evitar que anúncios desinteressantes ocupem o espaço LIMITADO em seu blog. Eu sei que o AdSense/AdWords funciona por leilão, e que se a Medalha Do Sagrado Coração de Maria Madalena apareceu, é porque pagaram mais, mas eu prefiro um banner que pague menos e todo mundo clique, a um anúncio colorido full banner que NINGUÉM olhe, e quem chega perto ainda fica incomodado, pela poluição.

Na minha lista de 500 coisas a fazer, passou a constar “auditar meus anúncios”. É chato, mas quem disse que blogar era só alegria?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • O cofrinho da igreja está rendendo… O interessante é que não vem apenas da mina de ouro do bispo, já que as medalhinhas parecem ser católicas. Isso deve ser coisa daquelas fábricas de quinquilharias, que imprimem santinhos para candidatos de todos os partidos na época das eleições, e lança tanto livrinhos católicos quanto protestantes. O webmaster provavelmente é pai de santo, e o dono da fábrica com certeza é judeu, pq é o único que tem $$dinheiro$$ =]

  • Estes anúncios têm aparecido nos meu blogs também. Completamente fora de contexto, embora em um deles eu tenha falado sobre algo que justificaria o anúncio. Agora não só os “religiosos” me acordam no domingo às 7hs da manhã para “me incentivar a ler a bíblia” (http://www.sinestesia.co.uk/blog/?p=623), como também estão invadindo os anúncios do meu blog. Assim com você, não é uma questão de preconceito, liberdade religiosa é um direito individual, mas para tudo tem que ter contexto… As técnicas dos evengélicos me parecem similares às técnicas de spammers: vamos atirar pra todos os lados, dar tiro de canhão pra matar formiga. Acho que até demorou pra se darem conta que a internet era um possível canal… O jeito é bloquear mesmo…

  • Cara, por muito tempo resisti a tirar o adsense do Ídolos de Bigode só por conta disso. Também já tive esses anúncios de crente por lá, oq ue é divertidíssimo.

    Quer dizer, prum blog sem nenhum objetivo ou possibilidade financeira, o adsense pode funcionar como um grande motivo de piadas não-intencionais.

    É capaz até de eu botar o adsense de volta lá.

  • Lembra que não acharam todo o dinheiro que o bispo lá roubou/desviou?
    Então, pergunta pro Adwords que ele sabe…

  • É, realmente isto está acontecendo acho que para todo lado. No meu blog, por exemplo, tudo quanto é variação de anúncio evangélico já apareceu. Desde Deus te ama, até os anúncios de sites de namoro evangélicos.
    No meu caso, eu não gosto. Sou abertamente ateu, e ter este tipo de anúncio poluindo meu site, é inaceitável.
    A algum tempo venho fazendo este trabalho de “bloquear” estes anúncios, mas parece que eles estão virando praga …
    Uma coisa que eu observo é : nem sempre, eles atiram para todos os lados. Às vezes, sim, escolhem sites que tem temática “contrária” a cristã, para tentar angariar mais fiéis …

  • Estes anúncios têm aparecido em meu blog também. Não seria hora de usar os filtros de anúncios concorrentes?

  • Aí fica complicado. No Gerador de Improbabilidade Infinita também aparece muito disso, principalmente porque um dos editores faz posts relacionados a ateísmo. Só que pra bloquear tudo fica difícil. Principalmente porque só aparecem dois tipos de anúncios lá: religiosos e sobre geradores, nenhum dos dois na temática do blog. E creio que bloquear tudo seja um pouco complicado.

  • Aloha Chefe!

    Olhando daqui, bem de fora, parece que além do investimento maior destes anunciantes, a questão é como o adsense faz a escolha.
    Ele aparentemente não busca o "tema" dos posts, mas busca palavras chaves, como no caso do Gerador de Improbabilidades Infinitas, que associa a geradores, e no caso de qualquer texto, a utilização de termos como fé, senhor, igreja, caminho, doutrina, salvação, ou algo que o valha está ligando a propagandas religiosas.
    Aqui neste post me abriu a propaganda da Estampa do Sagrado … já benzida! Mas o texto apresenta todos os termos religiosos possíveis e imagináveis, completamente fora do contexto, fora do propósito, mas com as palavras.
    "Uma faca de dois legumes", ou auto-censura de palavras específicas, que no caso são genéricas, para evitar estes anúncios., o que é impensável. Como já disseram, pelo jeito tem que bloquear na unha mesmo!
    Grande abraço e
    Aloha!

  • Realmente esses anúncios tem aparecido demais e alguns são sim spam, como os do “curso de pastor” que mentem para divulgar seus cursos relacionando os assuntos a qualquer “celebridade evangélica” dizendo que eles apoiam seus cursos.
    Até no You Tube eles criam vídeos de divulgação, usando títulos falsos só para se divulgarem.
    O negócio é auditar mesmo…

  • Realmente esses anúncios tem aparecido demais e alguns são sim spam, como os do “curso de pastor” que mentem para divulgar seus cursos relacionando os assuntos a qualquer “celebridade evangélica” dizendo que eles apoiam seus cursos.
    Até no You Tube eles criam vídeos de divulgação, usando títulos falsos só para se divulgarem.
    O negócio é auditar mesmo…

  • cleyton rodrigues

    quer ver uma teoria louca?

    nós sabemos q o crowler do adsense é lerdo. ou seja, chega com 1 semana de atraso (se nao me engano vi isso na propria pagina do adsense). semana passada (ou 2 semanas atras) o contraditorium escreveu um artigo com o nome de "xerxes responde aos infieis". acho q a palavrinha "infieis", que permaneceu na sua pagina inicial por alguma tempo, foi indexada e agora ta trazendo esses anuncios aí.

    ou ainda: deus está tentando tirar vc do lado negro da força. se nao conseguiu com os fieis postando mensagens aki nos comentarios pra tentar tocar seu coração, então resolveu se impor via adsense pra tocar seu bolso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pingback: Roberto Donizeti via Rec6()

  • Tinha reparado nesses anúncios por todo lado, , em alguns casos reli os textos, olhei o codigo-fonte em busca de palavras que poderiam direcionar a este tipo de anuncio, cheguei a conclusão que estão dando lances por palavras-chaves que não tem nenhum carater religioso, eles querem aparecer e pronto, para cortar o barato um pouco, por uns dias só deixei habilitado anúncios de texto, praticamente sumiram, depois que voltei a imagens_textos não vi mais, mas em compensação, aparece um outro que tbm não tem rendido nada, até o religioso tinha mais cliques.

  • Cara, pensando igual a você, auditei os anúncios do Google Adsense e – estranhamente – caiu minha receita… Vai entender isso… Agora deixo as medalhinhas e macumbas aparecendo direto. :)

  • Olhem a minha lista de bloqueio atual. Pode conter sites que não anunciam no AdSense, mas como eles podem vir a anunciar…

    a-medalha-milagrosa.blogspot.com
    adorarei.com.br
    adoreis.net
    amensagemdesilo.org.br
    amoremcristo.com
    apalavradedeus.org
    asc.org.br
    astralsuperior.blogspot.com
    bibliadocaminho.com.br
    biblialegal.com.br
    bjnewlife.org
    cacp.org.br
    candeia.com.br
    cemporcentocristao.com.br
    cgiadb.org
    cordcell.com.br
    cristaosite.com.br
    cryopraxis.com.br
    dada.net
    deusamavoce.com
    devotosdefatima.org.br
    diaadiacomdeus.com.br
    domineseucorpo.com
    editoranaos.com.br
    emack.com.br
    escoladepastor.com.br
    escoladofuturo.com.br
    falungongbrasil.net
    frutodoespirito.com.br
    galeriadafe.com.br
    godsolovetheworld.com
    igrejauniversal.org.br
    inricristo.org.br
    institutoatlantida.com.br
    invsc.org.br
    ipb.org.br
    irmaosemcristo.com.br
    lagoinha.com
    livrariadograal.com.br
    livrarianossolar.com.br
    luzdivina.com.br
    magodoamor.com.br
    metodista.org.br
    ministeriobetel.com
    mundocristao.com.br
    novotempo.org.br
    omnisciencia.com.br
    omnisciencia.locaweb.com.br
    osegredo-filme.com
    ouroliquido.blogspot.com
    pregadorevangelico.org
    ramaiah.com.br
    simplesmentecristao.com.br
    somemorias.com.br
    suaescolha.com
    terapiabiografica.com.br
    vbnpaineis.com.br
    websiteseguro.com
    websitesgospel.com.br

  • Eu cuido do grandiosíssimo site Clube Cético. Como diz o nome, é um site cheio de céticos e, conseqüentemente, ateus.

    Esses anúncios estão aparecendo em todos os tópicos, mesmo quando se tratam de física, biologia ou qualquer outro papo sem relação religiosa alguma. Religião é discutida no site e os anúncios nesses tópicos são relevantes, mas… porra! Essa merda tá em todo lugar e eu não consigo bloquear tudo!

    Estou sugerindo aos meus colegas abandonar o AdSense. Simples assim. Nosso site não necessita do AdSense para sobreviver.

    Sabe o que seria legal mesmo? Se eu pudesse bloquear sites baseados em palavras chaves. Eu poderia bloquear qualquer anúncio que trate de evangelismo, catolicismo, fé, etc sem ter que ficar pegando URL por URL.

  • Salve Cardoso!

    Cara, meu site de variedades aparece uma porrada desses anúncios de medalhinhas e namoro evangélico, eu adoro por que é bem tema dos miguxos que freqüentam, uma coisa que eu fiz e não "enfeia" o site foi bloquear os anúncios de imagens, exibindo somente texto, pelos meus testes aqui, vi que eles só irão aparecer completamente ocupando os 4 blocos se os anunciantes direcionarem especificamente para seu site e não se o valor do leilão for maior que o total.

    Existem os anunciantes que pagam uma boa grana para anúncios em páginas e palavras específicas e existem os que pagam uma miséria para aparecerem em tudo que é canto, como é o caso acima, mas o importante é ter gente competindo no leilão, faz uns testes somente com texto.

    []'s

    Fabio

  • Meu velho, isso já aconteceu comigo, mas eu preferi deixar os anúncios.
    Enfim, os paraquedistas clicam, mesmo que por curiosidade. Acho que, mesmo sendo o seu público alvo bem mais elevado na cadeia alimentar que as salsinhas (hehe), são poucos os que clicam em propaganda (qualquer uma). Desculpe-me se eu estiver errado, não conheço as suas filtragens.

    Acho que você deveria deixar os anúncios sim… Mesmo que o pessoal clique em sinônimo de revolta aos teus textos.

    Quem sai ganhando é você. Por bem ou por mal (saca?). :D

    Abração!

  • Arauca

    Cardoso,

    Não seria essa uma espécie de insurreição dos salsichas oprimidos??
    Vai ver descobriram que existe adsense além do orkut!!

    hehe……..comentário tosko!!

  • Jesus arruinou meu dia, coloquei a URL Dele no filtro de anúncios concorrentes. ^^

  • Eu achei até que você já tinha notado isto. Sempre quando entro nos seus blogs, pelo menos um dos anúncios é cristão.
    ¬¬

  • Simplesmente fantástico esse post. Você tem razão quando menciona os anúncios "nada haver" que as vezes saltam de pára-queda no adsense. No meu caso, como ilustro os posts, a imagem da tal medalha fica colada na imagem e causa um efeito de poluição visual. E o por é que eles devem estar vendendo muito; pois, volta e meia esse anúncio está em destaque ou nos links de texto do topo ou da sidebar. Religião vende. Seja ela qual for.

    Um abraço.

  • Nossa, tivemos um monte de encheção de saco com esses banners no Banana Mecânica também. Porra, site de música independente, onde pode-se falar palavrão e tudo! Esses evangélicos querem dominar o mundo!

  • marlane kele

    Eu acho que você tem que se libertar desses anuncios,de santa ,de água benta issé cisa do diabo. Você não crê em Deus? Jesus te ama. se liberte desse blog……

  • Deve-se salientar também que as vezes um anúncio "específico" é mostrado em determinado site de acordo com a página anterior à atualmente navegada. Por exemplo, se um paraquedista estava no Google em busca de "Sexo, Prazer, etc…" e em outra aba do navegador ele atualiza a página de um blog político, poderão serem apresentados anúncios do tipo "Boston Medical Group" e dependendo da diversidade de conteúdo, em páginas iniciais com o hack "leia mais…", por exemplo, a confusão pode ser ainda maior.