Hospedado por Mim, Blogado por Deus

Compartilhe este artigo!

Um paraquedista/salsinha me chamou de hipócrita por criticar a pomada vovô pedro que cura de hemorróida até câncer, mas acreditar na medalha de nossa senhora de não sei das quantas.

Eu parei por alguns minutos, pensando onde teria EU declarado fé na medalha da santa.

Era o AdSense. O leitor assumiu que eu escolhi conscientemente aqueles anúncios, e tinha alguma espécie de ligação moral ou espiritual com aquilo.

Não tenho. Não acredito em medalhas, muito menos em santas. A última que achei que era santa, bem, hoje é modelo da Cow Parade.

Mas… que diabos essa medalha está fazendo no meu blog afinal? E Jesus, como ele foi parar no MeioBit, em um artigo falando do jogo dos Ghostbusters?

O Google faz coisas que até deus duvida, eu sei, mas ele só pode colocar anúncios fora de contexto se existirem esses anúncios. Observando outros sites, percebi que está acontecendo uma verdadeira invasão de anúncios evangélicos e cristãos em geral.

São medalhas, terços, água benta, sessões de descarrego, cultos, cursos de pastor, tudo. A blogosfera monetizada está se tornando uma espécie de Band / Record / RedeTV nos sábados pela manhã. São programas evangélicos por todo lado.

“Ah, mas isso tá dando dinheiro”.

Será? Eu não acho que o público evangélico seja predominante em meus blogs, muito menos que sejam ávidos clicadores. Eles aparecem, sim, nos posts específicos, em geral os que falam do Bispo Macedo, e neles eu apóio e gosto de anúncios relacionados, mas quando a coisa começa a vazar, como no caso do MeioBit acima, isso me preocupa.

Ficar com os blogs lotados de anúncios cristãos, que são completamente fora do foco dos meus leitores é prejudicial. Não entendam como perseguição religiosa, se fossem anúncios budistas, muçulmanos ou judeus eu estaria igualmente preocupado. No caso dos judeus mais ainda, pois o Mel Gibson iria aparecer de troll.

A “vantagem” do AdSense, que seria a manutenção zero, não é tão vantagem assim, pois você pode, e está perdendo dinheiro, se deixar “solto”. Você não precisa controlar como um veículo “de verdade”, aprovando cada campanha individualmente, mas é importante ficar de olho, para evitar que anúncios desinteressantes ocupem o espaço LIMITADO em seu blog. Eu sei que o AdSense/AdWords funciona por leilão, e que se a Medalha Do Sagrado Coração de Maria Madalena apareceu, é porque pagaram mais, mas eu prefiro um banner que pague menos e todo mundo clique, a um anúncio colorido full banner que NINGUÉM olhe, e quem chega perto ainda fica incomodado, pela poluição.

Na minha lista de 500 coisas a fazer, passou a constar “auditar meus anúncios”. É chato, mas quem disse que blogar era só alegria?



Compartilhe este artigo!