Manifesto Quase-Polzonoff*

* Aos que não conhecem, Polzonoff é um blogueiro do Triassico Intermediário que já abandonou o blog para nunca mais voltar umas oito vezes. Sempre faz uma carta de despedida dramática, seus leitores se debulham em lágrimas, e seis meses depois ele abre outro blog. Pensei que depois das primeiras sete vezes ele (ou os leitores) teriam aprendido, mas não.

Existe uma ilusão entre os candidatos a blogueiro profissional de que vão conseguir ganhar dinheiro escrevendo material de altíssima qualidade, digno da ABL. Muita gente (em algum momento, todo mundo) acha que seu texto rebuscado, suas considerações filosóficas sobre a Vida, o Universo e Todo o Resto serão postadas na Internet e imediatamente transformadas em Ouro.
Não é assim que funciona. Dan Brown e Paulo Coelho vendem muito mais que Saramago (apesar do hype em cima deste último).

Big Brother vai SEMPRE dar mais audiência do que qualquer coisa que o Discovery Channel passe. Escrever textos rebuscados, significativos, é apostar em nicho. Um nicho que dá credibilidade, exposição, mas não dá, nem de longe o dinheiro que dá escrever sobre Dicas do Orkut, por exemplo.

Yes, Virgínia, a elitização saiu pela culatra. Ao menos no meu caso. Com o fogo dos hypes, seguido da onda anti-hype onde éramos patrulhados incessantemente. Há chatos que caçam palavras que consideram “plantadas”, mesmo em textos com longas e sérias discussões sobre um conceito ou evento. A Associação Brasileira de Proteção aos Paraquedistas é pior que a PETA nisso.

Qualquer texto que remotamente possa induzir o visitante do Google a um clique já é haram, haram mortal.

Inconscientemente absorvi essa mentalidade, evitando postar sobre tudo que fosse moda. Pombas, nem acidentes de avião, que são minha tradicional fonte de renda, ganharam os posts merecidos.

Resultado? Queda de receita.

Ao mesmo tempo os blogueiros mais espertos perceberam que o dinheiro está nas salsinhas, não no leitor inteligente que consegue chegar à palavra 271 de um texto (Nada pessoal, não estou te chamando de duro, depois me pague um chopp e está tudo certo).

Ele se saíram com blogs caca-paraquedistas, deixando seus blogs “sérios” para a nobre tarefa de discutir a condição humana…

Aos membros da Associação Brasileira de Proteção aos Paraquedistas esses blogueiros deram uma magnífica resposta:

firecrotch.jpg

Pois é. Agora eu pergunto: desde quando eu me preocupo com o quê os idiotas pensam? Que fim levou o Cardoso que simplesmente responderia com “vá para o Inferno” alguém que reclamasse de meus blogs estarem “comerciais demais”?

No more Mr Nice Guy

É, cansei. Escrever aqui, escrever no MeioBit, escrever no Contraditorium Séries é divertido, mas a grana está nas Salsinhas.

Calma, não estou puxando um Polzonoff, não estou deixando a blogosfera para entrar para a História.

O objetivo aqui é avisar que estou entrando com tudo na caça ao dinheiro dos iletrados, das salsinhas, dos paraquedistas. Sem detrimento ao trabalho que já faço hoje estou lançando mais dois blogs:

O www.salsinhas.com, voltado para o que há de mais estúpido na condição humana, onde pretendo publicar as histórias absurdas que aparecem a cada dia. O segundo é o www.oracoes.net, onde publicarei rezas, materiais sobre santos, histórias inspiradoras e, claro, conteúdo de uma bíblia inteira. Que já está no ar.

É feio? Claro que é, mas convenhamos, se o Vaticano, o bispo macedo, o Dalai Lama e tantos outros ganham dinheiro explorando a fé alheia, por que não eu? Estou efetivamente provendo o conteúdo, não sou obrigado a acreditar nele.

Dos dois tenho mais esperança no Salsinhas, se conseguir mudar o meu estilo um pouco, indo mais para o kibesco. É fácil, só preciso desligar 90% do cérebro.

Os dois projetos são excelentes para quem quiser acompanhar o crescimento de blogs de nicho. As estatísticas de visitação estão inclusive liberadas. Para acompanhar as estatísticas do Salsinhas, use este link, já a do Orações.net, estão neste aqui.

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro essa sensação de “começar de novo”, e na blogosfera podemos ter isso. E melhor que começar de novo, é começar de novo com mais experiência e ciente dos erros que cometeu.

Ah sim, se você acha mesmo que eu usei termos como “Big Brother” neste texto com intenção de atrair paraquedistas, VÁ PARA O INFERNO!


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • A idéia do salsinhas.com é boa e válida, desde que tenha algo que valha a pena lá. O Celso Junior também caça paraquedistas, mas gera bom conteúdo para eles.

    Agora, você está literalmente vendendo a alma ao diabo com o site das orações.net. Virou um Topa Tudo por Dinheiro. Está quase uma Bebel da vida.

  • Só falta agora as comunidades oficiais no Orkut para fechar o pacote…

    Fala sério:
    Orações.Net
    acima de tudo, um site cristão

    é pegar pesado :P

  • A idéia e boa, já tive relances de coisas parecidas, mas nunca coloquei em prática.. acho que nunca tive a capacidade de dar o que o povo quer, o que o populacho busca.
    No mais, boa sorte, e bons lucros.

  • haha o salsinhas, na minha opnião, já deu certo… mas o "outro"…

    Logo, logo vai tá rendendo um Big de um lucro, Brother.

  • Leandro

    Louvável iniciativa, Cardoso (ou seria irmão Samael…) Afinal de contas, temos contas para pagar, e ao contrário do que ensinam aqui no Brasil, ganhar dinheiro não é pecado. Atacar nichos sempre é lucrativo, o foco nos faz ser mais diretos (e o Adsense adora isso..)

    Boa idéia (essa é uma daquelas que eu me pergunto por que não pensei nisso antes) e Boa Sorte nas novas empreitadas, com certeza vou acompanhar o progresso pelo menos do salsinhas, o orações acho que não tenho paciência de ler, a não ser que eu comece a ver algumas pitadinhas do Irmão Cardoso nos textos do Samael, risos..

    PS.: Oração da Empregada Doméstica … sem comentários

  • Leandro Martins

    Há dez anos um grupo de blogueiros escreve na web. Mas este grupo de blogueiros foram julgados pela ABPP por má interpretação de tudo que haviam escrito. Mais tarde este grupo de blogueiros conseguiu escapar deste estigma passando a blogar secretamente na Internet. Até hoje são criticados pela ABPP mas sobrevivem como aventureiros… blogueiros da fortuna. Se você tem alguma hype, se ninguém mais puder a divulgar e se conseguir os encontrar… talvez consiga colaboração do Esquadrão Caça-Salsinha.

  • Cardoso,

    Sempre curti seus posts em vários dos blogs que acompanho (Meio Bit, Contraditorium, Carlos Cardoso), tanto que vc acabou me levando a vários outros blogs.

    Com a idéia do Salsinhas, curti, vc tem um perfil muito legal pra gerar conteúdo pra ele, principalmente quem sabe que vc é o autor, vai ser duplamente interessante (quem sabe até rola umas mensagens secretas para leitores não salsinhas que te acompanham aqui).

    Mas a do oracoes.net eu não gostei. Se vc acreditasse, sem problema. Mas não acreditando, é hipocrisia, é fazer justamente o que vc critica de várias religiões.

    Sou católico, mas entendo e concordo com várias posições suas, qdo vc critica atitudes idiotas de quem pratica a religião (e não a religião em si, como muitos fazem gratuitamente). Acho realmente que crer em algo não te torna um idiota (ou salsinha) a ponto de não enxergar certas coisas.

    Por isso mesmo, te dou o toque.. ficou meio estranho… não gostei..

  • neto

    eu gostei do salsinha. Qual o mal de dar algumas risadas? Só faltou o link pra assinar o RSS

  • Essa é a parte boa de escrever um blog sem ser problogger. Você pode escrever no que realmente acredita, sem se importar se está rendendo ou não.
    Não desmereço sua iniciativa, pelo contrário, acho que é preciso muito profissionalismo para encarar uma empreitada como o oracoes.net. Desejo ótima sorte em explorar esse outros nichos. Só digo que eu não teria a mesma coragem.
    Peço, ainda, que não nos abandone completamente. Não deixe de usar os 90% do cérebro o tempo todo, caso contrário ele atrofiará.

  • Concordo com o que voce disse, tenho um blog a pouquissimo tempo e nao é facil postar… E pelo tempo q vcs passam no pc, é justo ganharem algo, mas eu acredito que vc precise começar de nvo, mas nunca pare de escrever o que realmente vc gosta ao invés do que da mais visitas…Saudaçoes…

  • André

    Cara, o Salsinhas é ótimo, não encontrei um link pra RSS, mas assim que tiver eu assino com certeza. Mas eu tenho uma certa incredulidade em relação a algumas salsinhas, parece estúpido demais para ser verdade, será que não existem pessoas fazendo comments totalmente toscos só por brincadeira? Um cara escreveu "O,FENDE", é demais pra minha cabeça, huahauhuahau.

  • Fabrício

    Será que um dia o pessoal do orações vai descobrir o que é Samael? Ou melhor, vão vincular o blog ao Cardoso? Isso sim vai ser engraçado…

  • André

    Achei os links RSS, já assinei também. Só procurar um pouco.

  • André

    Já sei porque não tinha achado o RSS, os links tão do lado da calcinha da Demi Moore.

  • Muito bom Cardoso… achei sua atitude louvável!!!

  • Todo apoio! Fica faltando um blog sobre celebridades e BBBs da vida, mas acho que o público pode viver sem essa…

  • Leandro

    É até meio cômico pensar no Cardoso escrevendo no Orações.Net, mas achei a idéia muito boa. Além disso, estão disponíveis as estatísticas de cada um dos blogs, pra quem pretende fazer um blog de nicho específico (que é o meu caso) são dados bem relevantes.

  • Orações.net, "acima de tudo, um site cristão"… foi mto boa… caí de dar risada! Boa sorte, Cardoso.

  • Mestre!!!

    Só não me diga que essa foi sua inspiração…

    []'s
    Compulsivo

  • Pingback: Andando em círculos » Blog Archive » Post paraquedas()

  • Vinicius

    "Irmão Samael"? Cara, morri de rir. E ressuscitei.

  • Eu só queria ter tido essa idéia do orações.net antes. Genial, genial.

  • hahaha
    Genial. "Nicho popular" se é que existe, é o que tem maior potencial. Principalmente quem tem fé, que tenho a impressão que deve clicar em qualquer coisa relacionada a zesus de zazaré…

    Cardoso, as estatísticas dos dois novos blogs estão EXATAMENTE iguais, acho que tem alguma coisa errada.

  • Pingback: blosque.com | Venda o Que as Pessoas Querem Comprar()

  • eu sempre soube que você era um enrustido, Cardoso!
    Crente enrustido :)

  • Ser capitalista não é pecado (bom… depende, deixa pra lá). Eu mesmo adoro linux, mas o que dá dinheiro mesmo é Windows. Fazer o quê?

    Salsinhas.com –> [bookmarkedededededed]

    E o contraditorium vai continuar?

  • Que animador esse teu post. Mas, boa sorte! Só gostaria de fazer uma recomendação e um pedido: Não escreva muito no Salsinhas, os paraquedistas podem não gostar e peço-lhe que não deixe de atualizar este blog, pois todo dia, seja ele santo ou não, eu abro o teu feed para dar uma conferida!

    Abraços!

  • Klazu

    Boa Cardoso, isso mesmo, ganha seu dinheiro como irmão e mantem os otimos posts daqui, olha que pelo que vi das estatísticas não vai ser dificil.

  • Hugo

    O "VÁ PARA O INFERNO!" é pra atrair paraquedistas e salsinhas também? Brincadeira… Boa sorte ai com os novos blogs.

  • Varidades – ok
    Religião – ok
    Sacanagem – ???
    Opa, está faltando um Cardoso, ai sim estará formando a santissima trindade.
    Vai na fé, é isso mesmo, dinheiro faz bem para saúde, ainda mais no Brasil, mas agora imaginei uma coisa, entra um cara no salsinhas e reclama que não tem nenhuma receita com o dito vegetal, qual a categoria do comentarista?

  • O Salsinhas é muito bom mesmo. Mas PQP! Site cristão? Mesmo que desse um dinheirão, eu não teria saco pra fazer um.

    PS: o Polzonoff é o Romário dos blogs. =D

  • Aê, o velho Cardoso está de volta! Renovado em Cristo e em salsinhas, por um futuro ($$$$) melhor :D

  • Daniel

    Simplesmente fantástico. O oracoes.net cai da cadeira de tanto rir, sabendendo que você é. Vem cá, essa está kikando: Pomada do Vovô Pedro funciona? :))))))))))

  • Nando

    Ficou faltando um blog de pornografia pro Xerxes dominar o mundo dos blogs de vez.
    Daqui a pouco vai estar comprando outros blogs pra anexar e expandir o seu império.

  • É triste que tenha se rendido a filosofia do Macedo, ao ponto de dizer ter o mesmo direito dele de explorar a fé alheia.

  • Ei xerxes, não tem condições de ler o orações uhauhauahua
    pqp.
    Eu já pensei em abrir uma igreja.. mas seria um fardo muito foda de segurar!

    Abraços Irmão!

  • Pingback: Faço por prazer, obrigado | Leandro Facchinetti()

  • Orações.Net?
    A grana tá curta, hein?

  • O site das orações não vai dar certo… você precisa de um layout infinitamente mais tosco do que aquele pro "público alvo" se interessar…

  • Cab

    Eu pensava que o CarlosCardoso.com meio que já era um atrativo aos para-quedistas… Ledo engano. =P

  • Pingback: Programa para o reservado de qualquer bate-papo | O Blogue do Janio()

  • Pingback: Aviso importante aos leitores desse feed! | bloglouco.com()

  • Pingback: Se dar bem está acima da sua reputação? | underPOP()

  • Pegou no ar e pôs no texto. Pensei quase parecido com as linhas que escreveu.

    Excelente, Cardoso.

    A propósito: é a primeira vez que venho aqui.

  • "É feio? Claro que é, mas convenhamos, se o Vaticano, o bispo macedo, o Dalai Lama e tantos outros ganham dinheiro explorando a fé alheia, por que não eu?"

    AHAHAHAHAAHAH, frase perfeita Cardoso. Ou melhor, irmão Samael. :)

  • Pingback: O ranking do BlogBlogs já era uma merda há muito tempo (e ninguém falava nada) | Pois Bem()

  • nil

    Debaixo do pe esquerdo o nome dele.Repita3x

    Debaixo do meu pe esquerdoeu te prendo(DPAS)eu te mantenho(DPSA)eu te amarro(DPSA)pelo poder das13almas benditas e por são cipriano vc vai ficar apaixonado pr mim (NMM)e confessar seu amor vai ficar comigo para sempre e me fara muito feliz .Que vc(DPSA)so tenha pensamentos olhos coração respeito carinho paz e realização sexual somente comigo (NMM)@que me pessa em casamento o mais rapido possivel e e seja um marido fiel e dedicado e completamente apaixonadopor mim (NMM)Asssim que eu quero assim sera feito AMEM publique 4x (simptia forte ifalivel