Desculpe, Luciana, não funcionou, mande de novo…

Esses estelionatáriozinhos de 5a categoria que mandam esses emails “seu CPF foi bloqueado pelo DETRAN” são fracassados, que sequer conseguem emprego no mercado formal. Estão longe daquela imagem de cybercriminosos, mega-hackers, etc. Eles usam os mesmos cavalos de tróia de sempre, produzidos em série através de programinhas que compram de hackers do leste europeu.

A eles resta o português capenga, digno dos maiores miguxos, como:

Isso mesmo. “Corajem”.

As salsinhas, claro, não percebem isso, e caem como patinhos nos golpes, mas de vez em quando a engenharia social dos caras funciona. Vejam por exemplo esse scam que recebi por email ainda agora:

Eu sou um PÉSSIMO fisionomista, e um otimista incurável. Vai que é a Luciana Vendramini mesmo me mandando uma foto? (sim, estou sendo irônico) Sim, eu sei que não é ela, mas sou péssimo fisionomista.

Em um momento de rara generosidade, eu cliquei no link “album luciana”. Afinal não custa ajudar um picareta fracassado, ao menos uma vez.

Uma das vantagens de usar um Mac (além de ser reconhecido como uma
forma superior de vida, ter direito a desconto em lojas e assento
preferêncial na evacuação do planeta em caso de catástrofe global) é
nossa virtual imunidade aos malwares tão comuns ao mundo Windows.

Desculpe, piratinha, está demonstrado que eu até tentei, mas se você quiser me roubar vai ter que virar homem (ou metade disso) e aparecer com uma arma, porque online…

PS: Não é preciso usar Mac para ser imune a todos esses picaretas. É preciso apenas usar o bom-senso. Se algo parece bom demais pra ser verdade, acredite. É.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • E esse aí que você quis clicar de propósito também tem um erro, mas é sintático": "…o resto ESTÃO no álbum", onde o correto seria usar o ESTÁ.

    :P

    Eita pessoalzinho burro hein! Está explicado o porquê de eles não conseguirem um emprego no mercado formal!

  • Bem-vindo ao clube.
    A empresa que disponibiliza o domínio e os e-mail da empresa que eu trabalho, ama vender e-mails para spammers, e é interessante como quase todo dia aparecem aquelas fotos de deus lá sabe quem.
    Quem sabe um dia eles saiam da versão pdf de 'como ser uma hacker fracassado com sucesso' e tentam aprender alguma coisa.

  • neto

    ei, repassa as fotos da luciana pra mim! recebi um desses mas não funcionou!!

  • ha, ha, a foto era boa mesmo, O Cardoso até recalculou o risco envolvido, e o custo benefício ….
    Quando o google comprar a tecnologia de reconhecimento facial e aplicar no buscador e no gmail, aí então vamos descobrir quem é essa tal "luciana" ehehehe.

  • Bom senso e senso de ridículo também, desde quando uma gostosa dessa vai ficar enviando fotos para qualquer um? :) Tem que ser muito doido mesmo para cair nesses golpes…

  • A-do-rei, principalmente a parte do "[…]vantagens de usar um Mac (além de ser reconhecido como uma forma superior de vida[…]". Quanto aos 'golpes' (porque, pelamor né, pra dar um golpe precisa de inteligência), dá dó dos mais velhos, que muitas vezes clicam pra ver 'slides fofos que fulano mandou'. Mas, gente, até mamãe tá aprendendo que não se clica em tudo que se vê na internet.

  • Bah, esses e-mails são os piores…
    Mas viu…
    Tá bom que você clico no link por "generosidade", você tinha esperança de que as fotos estivessem ali, isso sim.
    Haha brincadeira.

  • Fabrício

    "Eu sou um PÉSSIMO fisionomista, e um otimista incurável. Vai que é a Luciana Vendramini mesmo me mandando uma foto? (sim, estou sendo irônico) Sim, eu sei que não é ela, mas sou péssimo fisionomista."

    Mode Explicação On é?

  • Que susto quando vi o título.

    Ei, essa Luciana não sou eu! Se eu fosse bonita assim estaria ganhando dinheiro de outra maneira. Não estaria mandando fotos de graça, principalmente para blogueiro. rs rs rs

    Que coisa de tonto, seja como for, essa gente passa dos limites, haja paciência para o tanto desses e-mails que se recebe.

  • Fabrício

    Conhece essa pesquisa (Mac Owners Are Just Like, Well, the Mac Guy –> http://adage.com/article?article_id=123350)?

    Imagino que sim ahuahuahuauhauhua

  • No meu também não funcionou… Será que é por que eu uso Ubuntu? E olha que é gratuito rsrsrsrsr

  • Bem, "corajem" eu até entendi, mas o que seria "ate q fih" ????

  • Luiz

    Aliás, esse texto me lembrou uma coisa: O que aconteceu com o FraudesOnLine.org? Lá tem (ou tinha) e-mails muito piores que esse (ou seriam e-mails mais engraçados?).

  • "Você recebeu um cartão virtual, clique aqui para visualiza-lo"

    Chamar um cara que manda emails de hacker é uma ofensa pra quem saber usar ponteiros em C.

  • Nando

    E eu achava que ela só mandava as intimidades pra mim. Traidora! Agora também vou apagar todas.
    Eu recebi de lucianalbum@gmail.com

  • Alexandre

    Olá, meu caro Cardoso!
    No trecho "… assento
    preferêncial na evacuação…", pergunto: "preferêncial" tem acento circunflexo?
    Um grande abraço e parabéns pelo blog!

  • Eu também já tentei dar uma colher de chá a esse pessoal, e olha que eu fui muito mais legal que você: usava Linux e não ia conseguir rodar o "álbum de fotos", mas até no Wine eu tentei.

    Uma pena que não funcionou…

  • Pingback: Megalopolis » Mistureba()

  • Pingback: Blog do Lucho()