Não gostou do Hype? Então por que não cala a boca?

Compartilhe este artigo!

O esporro federal (ou Real) que o rei Juan Carlos deu no Hugo Chávez durante a Cúpula Ibero-Americana foi… magnífico.

“Por que você não se cala?”


Lindo. Vale o vídeo:

Pois bem… o que o candidato a ditador não imaginava era que depois de tomar esse esporro, ainda teria que aturar o hype em volta.

Este artigo do Guardian menciona mais de 700 vídeos no YouTube, com paródias, piadas e reencenações. Chávez está sendo sacaneado em diversos idiomas, muito mais que qualquer Star Wars Kid. Mas… melhora.

Além dos vídeos no YouTube, artigos em jornais e revistas pelo mundo, o pessoal do empreendedorismo caiu em cima. Ainda segundo o artigo, só em Ringtones o esporro Real rendeu um milhão e meio de Euros, além de camisetas, adesivos e muito provavelmente mousepads.

Onde estarão os equivalentes nacionais? Será que o único aproveitamento de hypes assim será o Boneco do Capitão Nascimento? Aliás, ONDE ESTARÃO OS PRODUTORES do Tropa de Elite, que não aproveitaram o hype além de usá-lo para levar gente no cinema?

Impressão minha ou esse pessoal não gosta de ganhar dinheiro?

O Sanduiche-iche-iche virou ringtone? E as frases do Tropa de Elite? Sim, se procurar, achamos, mas completamente ilegais e piratas, além de gratuitos. Quero algo simples como:

“Ei, somos produtores de um mega-hype da Internet, temos os direitos sobre essas frases, queremos vendê-las como ringtones para celular”

Nenhuma operadora se interessou? Ninguém relacionado ao filme sugeriu?

Onde estão os carrinhos, desde os de plástico vagabundos, até os de controle remoto, do Caveirão do BOPE?

Ah, existe sim. Verdade. São feitos por um jovem de 26 anos, autista, morador da Baixada Fluminense. Não exatamente uma operação mega-corporativa de escala nacional.

Vou contar um segredo: Eu adoro dinheiro, por isso eu fico feliz quando vejo dinheiro sendo feito, mesmo que não por mim. O pessoal que transformou o esporro do Juan Carlos em grana está de parabéns, assim como o pessoal que faz camisetas baseadas em hypes da Internet (como as do Chuck Norris) e vende. Imagine, camisetas com o Capitão Nascimento Facts.

Com isso, eu fico triste, na verdade irritado, quando vejo dinheiro sendo perdido, quando vejo gente deixando de ganhar dinheiro.

Este ano tivemos hypes excelentes, mas muito mal-aproveitados. Espero sinceramente que no ano que vem tenhamos mais visão comercial, menos pudores e mais agilidade, e se você acha que estou exagerando, pense em quantas camisetas sacaneando o Estadão poderíamos ter vendido nos blogcamps e barcamps da vida.



Compartilhe este artigo!