Hoax bom é quando você explode sua cidade

Embora meu hoax da história das fotos da gol (lá se vai meu adsense) tenha mais de um ano e continue atraindo salsinhas, reconheço que há gente que trabalha em um nível superior.

Em Julho um grupo de hackers (no melhor sentido da palavra) da República Tcheca invadiu o sinal de uma webcam de um canal de metereologia e inseriu um vídeo onde uma plácida paisagem eram interrompida por nada menos que uma explosão nuclear. Vejam:



Parece que os espectadores não gostaram muito da brincadeira, e os caras tiveram um destino menos glorioso que o de Orson Welles, quando fez basicamente a mesma coisa, com sua transmissão de Guerra dos Mundos, onde convenceu boa parte de seus ouvintes de que os Estados Unidos estavam sendo invadidos por marcianos.

Os seis membros do grupo foram acusados de espalhar informações falsas e podem ser condenados a três anos de prisão.

As opiniões se dividem. Um cidadão tcheco no YouTube comenta que ficaram apavorados, outro diz que mora lá e sim, acha que foi engraçado.

Lembro que quando saiu aquela campanha do Pallas, espalhando um hoax de fim do mundo, fiquei bem revoltado. Bolas, uma coisa é você mostrar algo ao vivo que é desmentido na hora. Se eu ligar a TV e ver uma explosão nuclear na minha cidade, eu vou abrir a janela. Se meus átomos não estiverem espalhados pelo quarteirão, eu vou SABER que é falso. Fim da história.

Já espalhar boatos de apocalipse iminente inventando nomes falsos, montando páginas de institutos inexistentes, aí já é canalhice.

Se bem que as igrejas vivem fazendo isso…


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Por isso que as igrejas hoje em dia são donas de emissoras de tv, os pastores de tais igrejas tem manssões enormes, e cada centavo arrecadado não enriquece de maneira alguma os colaboradore.. sabemos..
    o mais irônico foi que quando a página abriu, estava bem grande do lado do post uma propaganda sobre venda de estampa religiosa..

  • Cara que legal isso! Só que concordo com uma coisa, isso pode assustar as pessoas, penso que em certos momentos existem exageros publicitários ou mesmo brincadeiras de muito mal gosto. Abraços

  • Imagine se um diretor fosse preso cada vez que um monstro invadisse Toquio em uma série japonesa, não existiria mais TV no japão!!

  • A diferença e sempre a inteligencia! quando algo é inteligente, como um hoax por exemplo, acaba sendo divertido!

  • Você quis dizer: meteorologia

  • O legal de blog é isso, você escreve o que der na telha.. rs.. pq se esse post fosse parar na mão de um professor de política que tive, aff.. o cara ia condenar o post só por causa da frase: ''Se bem que as igrejas vivem fazendo isso…'' O Cara odiava que agente comentasse mau de igrejas, idependente de qual fosse.. Cada doido com sua loucura..

  • Cara se fosse a porra de um padre ou pastor que fizesse esse tipo de coisa todo mundo ia defender porque seria uma forma de comover a sociedade do que pode acontecer ao mundo e anunciar vinda do cristo. Agora um cara faz isso e vai preso fala sério, quanta idiotice. Aqui não tem isso um partido mata gente todos os dias direta e indiretamente e não dá nada, e a gente ainda reelege o pilantra mor desse partido a presidente pra nos foder com mais impostos, pra dar para os amantes ex-presidente do senado e Evo Morales… Bom, isso as igrejas aqui no Brasil não anunciam porque são tão pilantras quanto.

  • Vou acompanhar bem de perto esses comentários. Quero ver quando as salsinhas de cristo começarem a cair por aqui como as pragas do Egito. Quem sabe a gente não vê um milagre?

    Pensando melhor, não vai haver milagre algum. A sacolinha ainda não passou por aqui…

    Toto, I've a feeling we're not in Kansas anymore. ;)

  • Aloha Chefe!
    Um boato é um boato, só funciona as pessoas propagarem a informação sem confirmá-la.
    Cenas trocadas podem ser assustadoras mas não precisa mandar ninguém p'ra cadeia.
    Insistir nessas estórias, tentar convencer, isso sim, deveriamandar alguém para a cadeia. E para o Inferno.
    Aloha!

  • É tudo verdade. A cidade é Springfield.
    :D

  • a (grande, enorme) diferença é que o welles não fez de propósito. ele era diretor de um programa de clássicos no rádio e estava dirigindo uma adaptação (ao vivo, claro, na época era tudo ao vivo) da Guerra dos Mundos, do Wells. Quem entrou em pânico é porque pegou o programa no meio e, parte do programa, simulava um programa de rádio dentro de um programa de rádio. E muito gente quis processar ele sim, só não processaram (por pouco) porque ficou claro que ele não criou o pânico intencionalmente, era um programa de rádio normal, programado desde semanas antes, com pausas comercias e chamadas, etc etc. Seria como ele adaptar Moby Dick e nego querer processar ele pq algum maluco achou que estava sendo perseguido por uma baleia branca.

    Intencionalmente causar pânico através de informações falsas é crime em qualquer país e qualquer cultura. Ninguém tem "liberdade de expressão" de exprimir "fogo" num cinema lotado, etc.

    abraços,
    Alex

  • Cara, como a Universal não pensou nisso antes? Imaginei até o uso dessa explosão num slogan:
    "Você quer estar no próximo? Não? Então junte-se a nós"

  • Concordo plenamente. É ridículo supor que essa informação causaria pânico generalizado ou poderia por as pessoas em risco. Deve ser difícil ficar na dúvida sobre se houve ou não uma detonação nuclear na minha cidade…

  • hahahahahaha
    meu sonho era ver a cara da galera que estava vendo na hora!
    Deve ter sido muito comédia e, se eu fosse o juiz, riria e até gargalharia na hora que visse o caso!

    Abraços.

    :)

  • Nós ainda não acabamos com o mundo… Mas vamos, huahuahua!

  • Ahhh Theraaa! Não era pra ficar comentando sobre isso né! Era segredo lembra?

  • O mundo vai acabar quando um idiota perguntar "pra que serve este botão?"

  • Lob

    Bom vídeo :P

    ps.: Nós não tínhamos uma parceria?

  • OFF POST (PRESS RELEASE): O "Contraditorium" foi eleito a Melhor Produção Técnica do Ano, segundo os 2640 eleitores do Prêmio Spoiler de Blogs 2008. Parabéns!

  • Toc toc

    tem alguém por aqui ainda?

  • André

    Tá de férias meu? vai se fuder.. agora só tem aquela merda daquele kibeloco pra ler (olhar).. o que eu vou fazer o verao todo?

  • Pingback: | Blogstoteles()