Sequestrar salsinhas é crime?

Imaginemos uma situação: Você tem um blog para ganhar dinheiro, ordenhar salsinhas e separá-las de seus cliques, o máximo possível.

Frequentando blogs mais sérios (o que não é difícil) você percebe um post onde paraquedistas/salsinhas caem o tempo todo. São vermes semi-analfabetos que não acrescentam nada ao post, não são LEITORES (aliás eles nem sabem ler). Não é o tipo de visitação que fará falta ao blog.

É moralmente ético montar um post no SEU blog caça-paraquedistas aproveitando as palavras-chave que você viu no OUTRO blog?

Vamos a um exemplo prático: Neste post do blog do Grande Líder ele dá várias dicas sobre como comprar passagens aéreas baratas. Tirando raras exceções os comentários são todos assim:

Montar um post-armadilha para atrair essa gentalha tornaria o blog original mais limpo, livrando-o desses visitantes acéfalos, ninguém gosta desse tipo de comentarista, mas…

Como será que o visitante sério se comportaria? Será que esse tipo de post atrairia o acéfalo E o sério, prejudicando o blog com o post original?

E se houvesse uma indicação logo no começo “este post foi escrito para atrair salsinhas semi-analfabetas. Se você REALMENTE quer informações sobre este tema, visite o link xxx”?

E se essa garimpagem fosse feita somente em blogs não-monetizados?

Será que roubar as salsinhas de alguém seria visto como pior do que roubar o conteúdo?

Eu realmente não sei, gostaria de feedback.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • fácil, cria um seguro anti-salsinha… se o post começar a dar trabalho pro dono, o cara te chama e vc remove as encrencas… bom pra ambos

  • le chapolin

    Cara, desde que você ganhe dinheiro com o que faz, desde que o conteúdo continue igual, quem tem cérebro funcional perceberá que o que alterou não foi para ele, ao contrário de achar ruim eu acharia bom que todos fizessem isso, prova que o cara que tá postando aí é esperto e faz eu dar mais credibilidade ainda para os posts. Menos os do Mr. Manson.

  • Isso lembra um post meu que fala sobre um curriculo que é pedido por uma empresa que trabalha com voip que li em um jornal, era pra ser uma dica do que essas empresas pedem… O titulo, que mesmo sem má intenção acabou atraindo esse figura se chama "um currículo para se trabalhar com VOIP".

    Nem precisa dizer que todo tipo de anormalidade está aparecendo para pedir emprego…

    Quanto a roubar salsinhas… (por que isso soa tão estranho?) alguma coisa ai não vai dar certo. Se você faz e não fala nada, acho que ninguém ligaria. Mas agora que falou, vai aparecer aqueles doidos que acham codigos de conspiração em receita de bolo de rotulo de lata de leite moça…

    Sempre tem aquele que reclama por que isso é chato, feio e bobo… Ou vai achar que vão roubar o dele, mesmo se o dele for salsinha, o ego é uma coisa complicada. Mas a idéia a príncipio foi divertidíssima. Sequestrar salsinhas…

  • Não. Salsinha é igual mato, dá em qualquer lugar. Se quiser, eu tenho um tufo pra doação. Agora conteúdo é difícil de cultivar.

  • Cardoso, já aconteceu comigo, certa vez. Um blogueiro um pouco mais famoso, certa vez veio conversar comigo sobre um blog meu de nicho. Depois da conversa, ele montou um sobre o mesmo nicho, e escreveu sobre os assuntos que mais me traziam retorno. Resultado: Tirei o máximo de estatísticas do site (posts mais comentados, mais visualizados, etc) e quando ele escrevia sobre um assunto, uma vez, eu fazia 5 textos sobre o mesmo assunto. O bom é que com isso, ele parece que desanimou com o blog dele, e eu já tripliquei meus ganhos. Que ainda não passam dos 600 reais, mas estão aumentando.

    Concorrência vai existir, e pode ter certeza, que já existem muitas pessoas que roubam salsinha.

    Abraço

  • Rafael M.

    Só falta vir uma salsinha aqui perguntando quanto que sai o sequestro pra tal região, com direito a aparelho de choque, intimidação, 4 capangas, etc…

    Eu sinceramente ficaria muito curioso pra saber como esse tipo de gente usa o computador…

    Ou então talvez o computador deles fiquem assim:

    http://www.youtube.com/watch?v=3atmWmWCwlw

  • Gostaria de saber quanto custa passagens para o Afeganistão para o dia 11/09?

  • tigerii

    Porque você acha que não divulgo minhas URLs, e escondo os feeds do meus blogs? Quem vive de salsinhas, sabe dos perigos. \o/

    A concorrência hoje, é imensamente maior, do que a 2 anos atrás. Sem contar nos meus blogs americanos, lá é pior o número de copiadores de “keywords”, mas o maior trafego compensa

    Ou seja, pra mim, quem copia as keywords que atraem salsinhas, que eu levei tempo, “research” e derivados pra achar, é um tremendo filho da p***, ou simplesmente concorrente pra ser mais brando.

    Sim, é bem chato ver seu blog ficando pra trás nas buscas, por causa de outros blogueiros que descobriram os teus “assuntos” que rendem, e copiaram . Mas fazer o que, o mundo é capitalista, uns criam (ou acham/descobrem o que os paraquedistas querem ) e centenas de outros copiam. Certas keywords, como bbb, e por aí, a gente entende, pois é algo público e nótorio, agora keywords de nicho, essas, quando copiadas, é algo bem irritante.

    Agora garimpar de blogs não-monetizados, tira certo peso da consciência, pois você sabe que o dono não tá ligando pra trafego, e seria até um favor se livrar das salsinhas, que só consomem banda.

    Resumindo, blogs que roubam salsinhas, são que nem produtos chineses, copiam, e ainda ferram com o copiado, tirando trafego dele. A exceções, em que o cara copia e oferece conteúdo melhor pras salsinhas , mas ultimamente, eu observo blogs que copiam e não oferecem o conteúdo que o paraquedista quer (coisa que eu acho errada, tá no título tem que oferecer, ou tá na chuva é pra se molhar.)

    :~

  • Cardoso, eu leio esse A Companhia e assino os comentários só para me divertir… só ainda não entendi para que serve, se alguém quiser explicar.. Outro dia apareceu um vendendo um rim, e um outro cara assinou o nome e abaixo colocou GOL 1.0 Alcool AP ?!?!!? Minha opinião, com certeza deve prejudicar o blog mas se a idéia é fazer testes acho até válida, quanto a roubo, é bem pior roubar os leitores salsinhas dos caras do que conteúdo, porque é o público do cara… sou novo em blog mas essa é minha visão. Sinceramente é um pouco desanimador ver blogs de péssima qualidade com milhares de visitas atraindo gente que nem sabe escrever e ainda participando de prêmios pela internet, sei lá, Vejo que tenho muito que aprender desse negócio ainda e é bem possível que eu nem tenha entendido o que você perguntou nesse post ;)

  • Na boa, Cardoso…

    Aquela parte de “ordenhar salsinha” soou meio esquisito.

  • Anderson

    Cardoso, vá sem culpa. Só não esqueça de adicionar "Jesus era gay?", "Bispo Macêdo pilantra", "Fotos do acidente da TAM/ da Gol/ dos Mamonas", no contexto, pra que nós, LEITORES possamos saborear salsinhas-carniceiras, salsinhas-de-cristo e salsinhas-apagão-aéreo. Aliás, cada vez que eu leio os comentários analfabetos das salsinhas fico tentado a restabelecer o equilíbrio da força, indo pro lado negro. É, isso, phishing. Não é minha culpa. As salsinhas IMPLORAM…

  • Eu vejo um grande preconceito quanto aos paraquedistas na blogosfera, eu acompanhava a mesma timidamente durante alguns meses, depois resolvi entrar de cabeça.. ainda assim timidamente.
    Creio que todos fomos paraquedistas em blogs que comentamos freqüentemente. Muitos dos paraquedistas e até os salsinhas, são os que mais geram lucro ao blogueiro, isso já é de consenso comum. Menospreza-los, seria o mesmo que menosprezar o dinheiro advindo do blog. Talvez a minha falta de experiênca me faça ter esta opinião, mas até o momento, com salsinhas, só tive motivos para rir, o que não é nada mal.

  • "2 adultos e 1 bebê"… essa gente procria.

    Sobre a questão, ué, por que haveria algum problema? Você não vai copiar o texto, só fará outro com algumas palavras-chaves. O link para o texto "verdadeiro" é um bom serviço, só não o colocaria no primeiro parágrafo – as salsinhas lêem as primeiras linhas e podem se ofender.

  • Concordo com o pessoal, há muito público para o "gênero" e seria impossível roubar todos. Desde que não seqüestre o próprio post (rs), não entendo como "má fé". Como disseram, "salsinha é mato"; e mato tem pra todo mundo. (rs)

  • Livre concorrência, uai!

    Ah é, blogs não têm concorrência.

    Quer saber, eu também não sei.

  • Acho que não haveria problemas em “roubar visitantes”… Há muito publico para certos assuntos!
    Colocar uma indicação faria perder uma certa confiança. Eu como leitor, ficaria puto se encontra-se vários artigos com essa indicação…
    Mas 5 Técnicas criativas, porém, não tão éticas, para obter melhor rendimento com seu blog hyper são bem mais eficientes com relação a salsinhas, analfabetos…

  • Pingback: Quem quer emprego?()

  • Ricardo Sousa

    Cardoso, você não foi incluído nos Empreendedores da Blogosfera (http://boombust.hitechlive.com.br/os-top-empreendedores-da-blogosfera-brasileira/) será que você não faz parte da rede hightechlive ou não iria comentar sobre em seu blog? Achei sacanagem…

  • Sabe na maioria do meu tempo como leitor eu leio de tudo, pego informações de diversos lugar têm muita coisa jogada pela net, tem muita informação besta e desnecessária, coisas que de nada servem para o conhecimento pessoal, nem pra "copiar" serve!!!
    Vejo que quando um Blogueiro monta um post pra atrair esse tipo de "pessoas" nada mais é pra gerar uma quantidade satisfatória e poder divulgar "números" pra empresas e coisa e tal pra poder ganhar em cima dessas “salsichas"….
    Lembrando que os blogs e utilizam deste artifício para atrair "salsichas" são na maioria das vezes penalizado por isso, num momento é BLOG ESTOURO (parada de sucessos) muitas pessoas visitam, tem altos índices nos buscadores como GOOGLE, Yahoo e outros, mais depois de um tempo… CAEM como a MAIORIA… Sintetizando (USAR BOMBA no BLOG, fortalece mais depois MUCHA, igual minha avó)
    Bom seria que todos aprendessem a ler e interpretar os conteúdos na internet e criassem um filtro pessoal de blogs desse tipo… Isso é pessoal e intransferível…

  • Mili Vanili

    Eh incrivel como esse Cardoso esta realmente convicto que todos no mundo sao nerds igual ele. Serio mesmo, meu. Voce ja sentou algum dia e parou pra pensar como voce eh isolado da realidade?

    O que voce acharia de um "pro-racer" que saisse nas ruas metendo o pau em todo mundo: -olhe la aquele nao fez a tangencia da curva. Veja aquele burro no Corsa, com pneu 155/70 sendo que o 155/50 daria mais estabilidade e o preço seria o mesmo, soh reduzindo o coeficiente de cambagem externo. Esses "amadores do trânsito" tinham que morrer mesmo!

    Pois eh, voce eh a versao nerd desse sujeito. Muda de "pro-racer" pra "pro-blogger" mas a arrogancia e isolamento do mundo real eh o mesmo.

  • Ah, tolinho. Vai, Polyanna, continua achando que todo mundo é bonzinho, inteligente e que as salsinhas são somente invenções de blogueiros frustrados. Você vai longe assim.

    Se o mundo fosse feito de nerds como eu, teria que arrumar um emprego de verdade, isso sim.

  • Creio que se o autor do post original acompanhar as estatísticas e notar que diminuiu as visitas em determinada página vai ao Google verificar o que aconteceu e percebendo que outra pessoa escreveu sobre o assunto e ganhou a posição no resultado de busca vai sim ficar puto, não deveria mas vai…

    Tigerii, o perigo maior, para quem vive de salsinhas, é a inveja que alguns blogueiros passam a sentir quando você começa a se dar bem. Para ter uma idéia tem uma comunidade no ORKUT onde as pessoas ficam discutindo sobre blogs que caça-paraquedistas e muitas vezes denunciam eles ao Google/Adsense, conheço alguns blogueiros que foram punidos por conta dessas denuncias.

  • É um assunto que cada blogueiro vai ter uma opinião diferente. O mais simples e “fair play” é mandar um e-mail perguntando, sendo o site monetizado ou não.

    Mesmo para sites não monetizados, não acho justo utilizar esta técnica sem autorização pois quem tem blogs não monetizados também quer acessos, se esta pessoa achar que vale a pena receber 95% de salsas para que 5% dos acessos valham a pena, não seria ético “roubar” estes 5% (que já é muito para um blogueiro iniciante).

  • Tu quer dizer que o dinheiro vindo dos salsinhas pra ti não é bem-vindo?
    Abraço,
    Grilo
    PutsGrilo!com
    http://www.putsgrilo.com

  • tigerri

    Leo baiano, eu não participo do orkut, mas se os caras denunciaram, e o google puniu, é pq certamente existia algo errado.Pior que “inveja”, é a omissão.

  • Pior é o meu caso, Cardoso.

    Eu nem atrás das salsinhas estava, mas acabei encontrando uma plantação inteira.

    Dá uma olhada e sente o drama: http://segurancapublica.net/?p=625

  • Tem gente que faz de tudo por um dogão!

  • Tenho visitado alguns blogs,para me adaptar ao mundo bloguístico,aprender algumas coisas e tb ter idéias,é claro.

    O seu blog tem um conteúdo muito show e são desses incentivos para blogar que eu preciso.Parabéns ,cara.E sobre o post,eu acho um absurdo a falta de imaginação da galera,confesso que a minha é uma droga,mas não fico enganando e clonando os parceiros,falow

  • Salsinhas são fáceis de comer, esse é o problema… Se fosse um cenourão ninguém queria né?

    Brincadeirinha infâme à parte, a internet virou terra de ninguém, é quase impossível controlar os conteúdos e as salsinhas.