“Não é nossa política desperdiçar tempo discutindo com blogueiros idiotas”

Eu nunca mais vou reclamar quando escutar coisas como “desculpe, não credenciamos blogs”. Hoje vejo o quanto isso nem de longe é o tratamento ruim que uma empresa pode dar a um blogueiro, e vou parar de achar que “lá fora” todo mundo entender blogs.

Vejam o exemplo de Jason Roe, blogueiro e webdeveloper, que neste post comentou sobre um bug no site da Ryanair, uma empresa aérea britânica do segmento budget (como a Gol, mas com preços abaixo da concorrência). Era um bug besta, que permitia a um esperto colocar um vôo no carrinho de compras a preço 0,00.

No post surgiu um comentário de alguém se dizendo da empresa. Chamou o blogueiro de idiota, disse que o WordPress era uma bosta de CMS, bla bla bla. O de sempre.

Curioso é que a Ryanair é uma empresa que impede passageiros de entrarem com comida a bordo (para poderem vender sanduiches), e chegaram ao ponto de cogitar COBRAR uma Libra Esterlina para o passageiro que quiser usar o banheiro. Como uma empresa assim tem staff sobrando pra ficar trollando em blogs? Deve ser um idiota qualquer, certo?

Errado. O site Travolution resolveu investigar, e com ajuda do Jason, traçou o IP do comentarista até a sede da RyanAir.

De posse desses dados, confrontaram a empresa, que confirmou, foi um funcionário fazendo comentários não-autorizados, e não aconteceria de novo. Final feliz? Só se você parar de ler aqui.

A resposta oficial da RyanAir:

“A RyanAir confirma que um membro de nosso staff se envolveu em uma discussão em blogs. Não é nossa política desperdiçar tempo e dinheiro nos correspondendo com blogueiros idiotas e a RyanAir confirma que não acontecerá de novo.

Blogueiros lunátios podem ficar com a blogosfera toda para eles, pois nosso pessoal está muito ocupado tentando baixar os custos das viagens aéreas”

Diante dessa só posso pedir desculpas a todas as empresas que já critiquei por não tratarem bem blogueiros ou não “entenderem” a blogosfera.

Eu era feliz e não sabia.

Fonte: Metafilter


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Kosher-X

    Quanto mais se sabe, mais se quer menos saber, pelo visto.

    Vai aí uma pérola de pensamento sobre o assunto:
    http://antoniofernandoborges.apostos.com/2009/02/

  • lindoya

    Se os concorrentes da Ryanair estivessem pensando numa forma de sabotá-la, não teriam tido uma idéia tão boa.

  • Isso porque foi essa companhia aérea que, depois da notícia de cobrarem pelo banheiro, afirmou que o executivo que disse isso "vai inventando as coisas enquanto fala"

    Não tem moral para chamar ninguem de lunático.

    []'s

    Dennes

    <abbr>Dennes – último post do blog… Novidades do Windows Azure</abbr>

    • Rafael Netto

      Ué, o Lula trabalha lá?

  • Infelizmente os blogs ainda não são vistos com nenhum respeito por grande parte das empresas. O poder da blogosfera está começando a aparecer e os empresários mais ligados já estão aproveitando. Era a hora da concorrência na Inglaterra usar blogs para atingir a RyanAir.

  • E eu achando que Lula era idiota.

    <abbr>Marcel – último post do blog… PSP remodelado</abbr>

  • Karina R

    Ryanair é um lixo. Há muito melhores empresas de low cost pela Europa, com passagens até mesmo mais baratas. A Ryanair anuncia a passagem por centavos de euro, mas depois tem taxas altas e pousa em aeroportos a muitos quilômetros de distância da cidade. Voei apenas uma vez com tal empresa e foi o pior voo que tive, o avião era muito antigo e teve dificuldades em decolar, foi a única vez que pensei na possibilidade do avião em que eu estava cair. Nunca mais.

  • Um dia li uma matéria que dizia que 70 % dos blogs tinham informações que não eram verdadeiras (sobre milhares de assuntos). Hoje pergunto não em estatísticas, mas onde estão estes blogs que são carentes de informação? Existem milhões na blogsfera desde diários a gente fazendo negócios online. Informação certa é como o mercado livre, temos que procurar aquele usuário que tem mais pontos para que seja mais confiável.

  • Estou impressionado.
    Deviam agradecer e corrigir o erro ao invés de levar a mal.
    Até parecem religiosos fanáticos que não reconhecem algum erro que sua religião tenha cometido.

  • Depois que estourou a crise financeira e soubemos que diversas empresas tidas como "sólidas e bem administradas" estavam com rombos financeiros enormes, nada mais me surpreende vindo de executivos de grandes, pequenas ou médias empresas.
    A crise deixou claro que pessoas despreparadas estão no comando de empresas enormes, bem ao contrário de alguns blogueiros, que administram tudo sozinhos e conseguem obter sucesso profissional e financeiro.

  • O blogueiro fez um grande alarde por um bug idiota. Quem liga pra bug em site? :)

    Acham que corrigindo o bug sem dar os créditos ao blog, acham sua imagem de "companhia que não erra" fica bem melhor.

    PS: quando a pessoa descobre um bug tem é que tentar explorar e pronto, nada de reportar e ser chamado de idiota.

    • A empresa deveria ter dado um voo grátis (classe econômica) ao blogueiro pela descoberta, ao invés de mandá-lo se phoder.

  • Olha; como material cômico, essa resposta da empresa foi sensacional…

    Agora; como demonstrativo de qualidade gerencial… zero total.

  • Carlos Augusto

    Cardoso e seu blog ridículo com seus posts idiotas.
    Não que eu pense assim… mas é que to começando uma empresa agora.
    Então… cuidado Cardoso.

  • Aqui em Porto Alegre me aconteceu o contrário: fui em uma cantina seguindo a indicação de um blog sobre comida, e antes de ir embora comentei com o dono que a comida era muito boa e tal e ele me perguntou como fiquei sabendo do lugar. Assim que eu disse que era um blog que tinha indicado, ele abriu um enorme sorriso e comentou: "Esse pessoal é a minha melhor propaganda! Quem vem aqui, gosta e escreve que é bom têm credibilidade pois os outros sabem que eu não estou pagando pela propaganda. É a minha nova propaganda boca-a-boca e tem funcionado muito bem."

    Além disso, me perguntei se EU tinha um blog de comida pois depois queria acessar pra ver o que escrevi.

  • Hhuauhahuahhuhuahuahuhuahuahuhua! Porra, os caras tem senso de humor. Aposto que é uma resposta que você daria se trabalhasse lá, pô! huahuahuahuahuah! E você ainda reclama, rsrs.

  • Assim como nossos avós nao conseguem jogar Gear of Wars no 360, esses profissionais qualificados porém engessados não conseguem respeitar algo que ainda nao lhes foi enfiado guela abaixo por uma midia massificadora.

    Mas calma, com o tempo eles morrem. =)

    • Só estou aqui para relembrar o senhor de que, passados 7 anos, a RyanAir vai muito bem.

      Obrigado pelo espaço.

  • Joca

    Ué, mas isso não pode ser possível!

    Se tem uma coisa que eu aprendi em todos esses anos de contraditorium.com é que NO BRASIL é que nada presta. No exterior não existem ladrões, nem pobres, nem ignorantes que usam orkut e tudo funciona as mil maravilhas!

    Tem certeza que não é daqui a empresa, Cardoso?

  • "desperdiçar tempo e dinheiro nos correspondendo com blogueiros idiotas" hauahuahuahaua

    Muito bom, começo a entender um pouco essa crise mundial.

  • Ryanair é uma droga. Paguei 13 euros numa passagem, depois descobri que teria que pagar uma taxa para levar a bagagem!
    A tripulação é sem educação, as comidas custam caro a bordo e eles te enchem o saco para comprar loterias e outras porcarias.

    • Não posso perder a piada, mas por 13 euros você queria o que mais? :D

      • Bruno Villas

        hehehe… Não paga um drink numa balada qualquer…
        Eles fazem promoções que chegam a 0,01… Só que a taxa de bagagem + taxa de embarque ficam em mais uns vinte e poucos euros.

  • É uma lastima mesmo encontrar empresas "pessoas" que não entendem a esfera dos blog, e não entendem que além de Blogs, nós somos formadores de opiniões, um blog de verdade ele vai a fundo no que está escrevendo… ( Parabéns pelo post )

  • É uma lastima mesmo encontrar empresas "pessoas" que não entendem a esfera dos blog, e não entendem que além de Blogs, nós somos formadores de opiniões, um blog de verdade ele vai a fundo no que está escrevendo…

  • Putz, que absurdo! Acho que eles devem pensar assim: "bom, o nosso público alvo é o povão (tem "povão" na europa?), que nem deve saber o que são blogs, então vamos ignora-los e nos divertir às custas deles". Agora, se fosse qualquer canalzinho de TV fuleiro, aposto que a atitude ia ser completamente diferente. Deixa eles com Darwin…

  • Putz.

    É gente desse tipo que bloqueia todos os sites legais na sua empresa, para que os funcionários "não percam tempo de trabalho com bobagens".

    Parece a história daquele chefe que, no fim da Idade da Pedra, resolveu condenar à morte qualquer membro da sua tribo que tocasse em metais. Anos mais tarde, a tribo inteira foi dizimada por rivais armados de lanças metálicas…

  • Achei formidável.

  • Pingback: Boa Idéia.org » Blog Archive » Posts Fresh Wordpress as of 02/03/2009()

  • Realmente a empresa demonstra uma grande capacidade de gerir problemas ofendendo outras pessoas que na verdade fizeram uma boa ação para com eles.

    Deveria era ter difundido isso para os amigos e andado de graça de avião, se bem que, pela qualidade da companhia, acho que nem valeria muito a pena…

  • André Branco

    Pergunta muito pertinente: como sabemos que isso não é um hoax para denegrir a Ryanair, já que seria um meme de alto poder de propagação (todos os blogueiros querem espalhar)? Tem esta mensagem em algum jornal ou site da Ryanair?

    Sorry, sounds like hoax.

  • André Branco

    Pergunta muito pertinente: como sabemos que isso não é um hoax para denegrir a Ryanair, já que seria um meme de alto poder de propagação (todos os blogueiros querem espalhar)? Tem esta mensagem em algum jornal ou site da Ryanair?

    Se tiver postem. Sorry, sounds like hoax.

    • Bem colocado… Não é impossível, é até provável. Hoje mesmo mantive um comentário em moderação porque o comentarista se identificou como médico X CRM Y, mas não tenho como confirmar a identidade dele.

      No entanto vemos nos comentários aqui e de vários amigos meus no Twitter que a empresa já é profundamente mal vista. Não sei se valeria a pena tentar difamar o que já está difamado ;-)

      Tentei entrar em contato com ela, mas não consegui.

      Não terá isso em jornal pois aconteceu completamente fora da esfera jornalística: um blogueiro informou a empresa, a empresa se comunicou com o blogueiro.

  • O cara deveria simplesmente divulgar o bug em algum grande blog, para todo mundo aproveitar, ai sim seria legal. Ah, e a empresa é irlandesa (quase certeza).

  • O cara deveria simplesmente divulgar o bug em algum grande blog, para todo mundo aproveitar, ai sim seria legal. Ah, e a empresa é irlandesa (quase certeza).

    <abbr>Michel Luiz – último post do blog… Sexta passada</abbr>

  • Pronto!

    Agora o Cardoso vai pedir desculpas para a Abril.

  • Concordo com a Karina K…
    Quem, alguma vez na vida, teve a infelicidade de voar pela Ryanair e sentiu essa sensação de que não iria conseguir sair vivo da empreitada é que pode dizer o que é.
    Esse tratamento dado pela net não é muito diferente ao tratamento que se recebe ao fazer o check in!
    Uma empresa lamentável!

    <abbr>MaxReinert – último post do blog… Remoendo…</abbr>

  • Hawk

    Nossa! Que respostinha FPD hein. Cuidado Cardoso, você pode ser o próximo.

  • Pingback: paolasales.com · Estratégia de marketing ou simplesmente uma usabilidade beeeem comprometida?()

  • Quando se trata de blogueiros e blogs políticos, não deixa de ter certa razão (especialmente na parte de falar em “blogueiros idiotas”).