É viral sim, e daí?

Compartilhe este artigo!

O Sim, Viral está questionando se a iniciativa do Enloucrescendo, de lançar as garrafas de Absolut customizadas para blogueiros é iniciativa de marketing ou uma “inocente homenagem”.

Eu tenho impressão de que ele sabe a resposta. Eu também. Mas sinceramente? Estou pouco me lixando.

Eu não gosto de ser enganado. Não gosto de campanhas virais que abusam da credulidade alheia, como aquela campanha de carro que anunciou o fim do mundo.

Já campanhas inteligentes, criativas e inovadoras? Isso não é propaganda, no sentido de coisa que atrasa minha vida. É propaganda que se confunde com entretenimento. É o Shoptime do tempo da Viviane Romanelli, do Rodolfo Botino e daquele Japa (não é você, Ina) que viviam invadindo os programas alheios, e no final tivemos o fenômeno de um canal de telemarketing que era assistido como entretenimento.

Compare com os malditos anúncios de televendas que poluem as manhãs dos canais de TV por assinatura.

Nota: Eu ia colocar uma garrafa personalizada das criadas pelo Ian, mas o Enloucrescendo está fora do ar, então preferi colocar, de forma totalmente gratuita e apelativa essa foto da Dani Koetz disponibilizada pelo Jacaré Banguela. Se bem que pensando bem a Dani é muito melhor que qualquer garrafa. Acho que fiz a escolha certa.

Faz diferença que o Super-Trunfo de blogs seja uma invenção para ganhar links? Ser uma iniciativa de marketing torna as garrafas de Absolut dos blogs ruins, subitamente?

Para mim não. Eu gosto de uma boa idéia, não importa sua motivação.

Só espero que isso não se torne a regra. Campanhas criativas virais são reproduzidas gratuitamente, para quem adora posts pagos como eu é uma derrota, me sinto moralmente obrigado a participar das brincadeiras realmente boas, mesmo perdendo dinheiro.

Claro, há poucas justificativas mais nobres para deixar de ganhar dinheiro do que abrir mão dele em prol de uma boa idéia.



Compartilhe este artigo!