Dica para os viraleiros: Blogueiro gosta de sacanagem

Compartilhe este artigo!

Ashton Tucker, aquele verme desprezível que namora a Demi Moore está com um programa novo, onde celebridades tentam enganar as revistas de fofoca, plantando notícias falsas. Uma dessas tentativas foi esta, com a Paris Hilton:

Pois é, contrataram um ator para se vestir de monge e passar a idéia de que a Paris Hilton estaria passando por uma revelação espiritual, ou algo assim.

Obviamente não colou, e os editores não estou gostando nada das brincadeiras do verme supracitado.

Blogs são piores que editores de revista de fofocas. Blogueiros não gostam de ser enganados. O problema: Criadores de campanhas de marketing viral se acham MUITO espertos, e nunca imaginam que um blogueiro vai sacar que tal texto/vídeo/post foi plantado. Mas nós descobrimos. E não gostamos.

Isso gera publicidade negativa e má-vontade, por parte dos blogs. Gera desconfiança. Eu já deixei de noticiar muita coisa, por não ter certeza. E teria noticiado sem problemas, se fosse uma ação de marketing e explicitada como tanto. Marketeiros, vou contar o Segredo da Internet para vocês:

O Post Pago do outro blog é um post gratuito no meu, se o assunto/tema/produto for bom.

Nem toda ação viral precisa ser “secreta”, nem todo blogueiro precisa ser “enganado”. Abram o jogo. Avisem das ações, tornem os blogueiros seus cúmplices. Não somos só mídia passiva (epa!), nós gostamos de participar, queremos sempre pauta.

Vão fazer uma ação de guerrilha em algum lugar? Não mandem só releases para a velha mídia. Avisem os blogs. Acreditem, vai aparecer gente para cobrir, e isso gerará muito mais mídia espontânea do que postar um vídeo no YouTube com 1000 views e dizer que “está bombando em toda a Internet”.

Confiem em nós, nos dêem assunto, e eu agarantchio que suas campanhas vão bombar tanto que ninguém nunca mais vai precisar exagerar quando descrever o retorno para o cliente…



Compartilhe este artigo!