Não é só blogs, tem gente que não entende a Internet como um todo

Compartilhe este artigo!

Todo dia alguém reclama comigo da mania chata d’O Globo de bloquear o CTRL+C, acham que isso evitará que alguém copie seu precioso conteúdo. Isso é chamar de antemão o leitor de ladrão, é assumir que todo CTRL+C é plágio, roubo descaramento, quando muitas vezes queremos um trecho para referenciar com um link de retorno.

Bem, existem dezenas de meios de contornar isso, inclusive o VIEW SOURCE.

Só que perto de alguns O Globo é avançadíssimo. Vejam por exemplo este site. Em sua área de Termos e Condições há uma seção que fala de… links para o site.

Sim, regulam como VOCÊ linka para o site deles. O termo diz:

  1. Todos os links par ao Site devem ser aprovados por escrito pela Wohl Optics, exceto que a Wohl Optics consente os links que:
  2. O link é texto-puro contendo somente o nome “Wohl Optics“; (ii) o link “aponta” somente para www.WohlOptics.com a não para páginas dentro do site;
  3. O link, quando ativado pelo usuário, exibe a página inteira de forma plenamente operável e navegável em uma janela do navegador, e não dentro de um frame no site de origem.
  4. A aparência, posição e outros aspectos do link não podem crar uma falsa aparência de que uma entidade ou seus produtos ou atividades está associada ou é patrocinada pela Wohl Optics ou danificar ou diluir a boa-vontade associada com o nome e marcas registradas da Wohl Optics e seus afiliados.

A Wohl Optics se reserva ao direito de revogar este consentimento de link a qualquer hora e por sua própria vontade.

Imagine só. Agora precisamos de autorização por escrito para linkar? Será que eles não sabem que links são a base da Internet, links determinam relevância SIM SENHOR, links indicam quem está sendo lido – e mais – links determinam quem está gerando discussões, um trackback indica que você está fomentando a geração de novo conteúdo.

Ao querer regular como os sites externos linkam para o seu o pessoal dessa empresa falhou miseravelmente. Tanto que o SEGUNDO link para a busca no Google por “Wohl Optics” traz o artigo do Shoemoney que divulgou esta história e faz a pergunta: O quê aconteceria se todo mundo likasse pro artigo do Shomoney, usando o texto Wohl Optics?

Eu respondo: Até amanhã estará listado PRIMEIRO do que site da empresa espeeerrrta no Google.



Compartilhe este artigo!