Não é só blogs, tem gente que não entende a Internet como um todo

Todo dia alguém reclama comigo da mania chata d’O Globo de bloquear o CTRL+C, acham que isso evitará que alguém copie seu precioso conteúdo. Isso é chamar de antemão o leitor de ladrão, é assumir que todo CTRL+C é plágio, roubo descaramento, quando muitas vezes queremos um trecho para referenciar com um link de retorno.

Bem, existem dezenas de meios de contornar isso, inclusive o VIEW SOURCE.

Só que perto de alguns O Globo é avançadíssimo. Vejam por exemplo este site. Em sua área de Termos e Condições há uma seção que fala de… links para o site.

Sim, regulam como VOCÊ linka para o site deles. O termo diz:

  1. Todos os links par ao Site devem ser aprovados por escrito pela Wohl Optics, exceto que a Wohl Optics consente os links que:
  2. O link é texto-puro contendo somente o nome “Wohl Optics“; (ii) o link “aponta” somente para www.WohlOptics.com a não para páginas dentro do site;
  3. O link, quando ativado pelo usuário, exibe a página inteira de forma plenamente operável e navegável em uma janela do navegador, e não dentro de um frame no site de origem.
  4. A aparência, posição e outros aspectos do link não podem crar uma falsa aparência de que uma entidade ou seus produtos ou atividades está associada ou é patrocinada pela Wohl Optics ou danificar ou diluir a boa-vontade associada com o nome e marcas registradas da Wohl Optics e seus afiliados.

A Wohl Optics se reserva ao direito de revogar este consentimento de link a qualquer hora e por sua própria vontade.

Imagine só. Agora precisamos de autorização por escrito para linkar? Será que eles não sabem que links são a base da Internet, links determinam relevância SIM SENHOR, links indicam quem está sendo lido – e mais – links determinam quem está gerando discussões, um trackback indica que você está fomentando a geração de novo conteúdo.

Ao querer regular como os sites externos linkam para o seu o pessoal dessa empresa falhou miseravelmente. Tanto que o SEGUNDO link para a busca no Google por “Wohl Optics” traz o artigo do Shoemoney que divulgou esta história e faz a pergunta: O quê aconteceria se todo mundo likasse pro artigo do Shomoney, usando o texto Wohl Optics?

Eu respondo: Até amanhã estará listado PRIMEIRO do que site da empresa espeeerrrta no Google.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Hey Cardoso, parece que o pessoal do Wohl Optics já está pronto para a nova internet do Senador Azeredo!

    []'s
    Compulsivo

  • Geeeeenial, só faltava exigir que o layout do site fosse parecido com o da Wohl Optics.

    Se bem que a parte do "não abrir em frames" é digna de nota. Ainda assim, vai ser mala assim no Peru…

  • O pior de tudo é que o site deles nem sequer está abrindo por ocasião !!

  • Não adianta! É o mesmo que dizer que a roda não vai ser mais redonda hehehe. Temos que linkar sim as fontes. É o mínimo.

  • Não sei se é do Globo Digital que falam, mas no Globo On-Line o CTRL-C não é proibido. Apenas pula um aviso regulando a utilização de qualquer trecho para fins comerciais ou profissionais.
    Mas pode dar um CTRL-V depois que funciona

    Ressalto que não sei como é no Globo Digital

  • O-hooooooo!!! Que ótimo. Se bem que eu nunca teria ouvido falar na Wohl Optics se não fosse vc, Cardoso. Que eles morram na obscuridade. Não fui lá e nem linkaria nada de lá. Assim, as crianças ficam felizes em suan solidão. :)

  • idéia revolucionária da Wohl Optics de criar um site que ninguém consiga achar!

  • Oh dear lord.

    O que eu queria ver é COMO eles vão impedir alguém de linká-los.

  • Robson

    se eles não querem links, azar deles, morram na obscuridade hahahaha

  • Quem sabe esse não seja o futuro da internet e a serch engine do Google esteja com os dias contados. Advogados, ô racinha!

  • Por falar em pessoas que não entendem como funciona a internet, veja isto http://canald22.blogspot.com/2008/07/novidades-no…. Eu não consegui imaginar outra pessoa para comentar este post! Até mais!

  • È um porre esses bloqueios para não copiar… ainda bem que sempre teremos um jeito para burlar… Eles deviam se preocupar mais com as pessoas que copiam sem citar a fonte. E não já ir prejudicando todo mundo.

  • Oh dear lord.

    O que eu queria ver é COMO eles vão impedir alguém de linká-los. [2]

    Por curiosidade Cardoso, qual seria a "punição" para quem linkar fora dos padrões?

  • Acho que é estratégico… o servidor deles não aguenta muitos acessos… nos comentários do artigo do Shomoney avisaram que o site da Wohl saiu do ar por um tempo… hehe

  • Tomara que isso não tenha sido um SEO wanna be!

    Pelamordedeus. O cara acaba com ele mesmo se faz isso. Os links externos são importantes, e seria mais relevante colocar uma palavra chave no link do que o da própria empresa.

    Burros!

  • Ah! Não, acho totalmente errada, essa atitude de sites, proibir links e outras…

    Sabe oque eu faço quando me deparo com isso? Não linko e pronto! Procuro outro com o conteúdo, e esse sim será linkado…

    Correto?

    Abraços.

  • Pingback: Bairros ricos e bairros pobres na blogosfera | Pois Bem...()

  • Você pediu autorização por escrito para linkar, Cardoso?