Não temos memes brasileiros? FAIL!

failbus

Os memes de Internet são fenômenos que se espalham de forma viral entre as pessoas, mas ao contrário dos bordões de TV os memes implicam em criação de conteúdo. O meme “FAIL!” por exemplo gerou toneladas de material, inclusive a ilustração acima, de minha autoria (antes que kibem).

À primeira vista parece que o objetivo é apontar a falha do objeto do post, mas o conceito é mais amplo, o FAIL! se torna algo que transcende a imagem e vira um conceito, em geral associado a terceiros. FAIL! é muito usado em fóruns e comentários, com variações como EPIC FAIL! para grandes burradas.

O maravilhoso FAILBLOG é o concentrador “oficial” desse meme.

Tenhos vários outros, como o LOL Cats e o “O RLY?”:

o_rly 

Essa coruja com cara de idiota é muito usada quando alguém fala algo beeem óbvio. “O RLY?” é uma corruptela de “Oh Really?” ou “É MESMO?” dito em tom sarcástico.

Um clássico são os Demotivators, cartazes criados pelo despair.com e o único caso apresentado aqui de “memes corporativos”, o que mostra que é bem mais complicado criar um efeito viral do que as agências vendem aos clientes.

retards

Hoje a grande maioria dos Demotivators é criada pelos internautas, usando o gerador disponibilizado pelo site oficial, o que só aumenta a popularidade (e eventualmente as vendas) do produto.

Esses memes são usados o tempo todo na Internet Brasileira, junto com memes extraídos dos Simpsons (I, for one, welcome our xxxx Overlords), séries de TV, jogos, etc.

A única coisa em comum é que nenhum deles surgiu por aqui.

Entendam, não estou sendo nacionalista chato xenófobo. Eu uso esses memes o tempo todo, eu os adoro. Essa das corujas acima me faz rir todas as vezes que a vejo.

Só que nós somos uma blogosfera grande. Não descomunal, mas grande. Criamos conteúdo novo todos os dias. Formamos opinião, criamos tendências.

Por qual misterioso motivo não conseguimos criar um meme desses? Qual a origem dessa inércia cultural? Não temos problemas em abraçar novos memes, temos muita gente engraçada, imaginativa, mas não sai NADA.

O único arremedo de meme que me lembro é o termo “salsinha”, mas embora fique a tentado que é genial e revolucionário, por ser de minha autoria, é apenas adição a um vocabulário dinâmico por natureza. Todos os dias surgem termos como “miguxo”, “publieditorial” e “Embaixablogs“.

Onde diabos estão nossos memes-canarinho, os memes verde-e-amarelo, os memes do samba, do suor, da cerveja?

Não vejo sequer muitos memes “copiados”, não criamos variações, apenas repassamos os existentes. Qual foi a última vez que você viu um LOL Cat de blogueiros?

lolfugita

E não dá trabalho, esse LOGO do Fugita foi feito em um ou dois minutos, usando o gerador online.

Cheguei a um beco-sem-saída. Não consegui identificar o motivo dessa inércia. Não entendi exatamente o motivo que nos leva a não criar nenhum meme nacional no estilo dos Internet Memes.

O mais frustrante, claro, é que eu mesmo tenho o comportamento descrito no texto, mais um motivo para em teoria entender o que está acontecendo…


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Como não temos memes brasileiros? Só de cabeça, as 2 da matina, os que eu me lembro:

    -Lindomar

    -Dona Sônia do Yutubiu

    -Tapa na pantera

    -Jeremias

    -Ruth Lemos

    -Tiger Robocop

    -Cheiramento de gatinhos

    Quanto a memes puramente visuais, realmente temos poucos. Mas eu acho que isso é a falta de um 4chan brasileiro decente. Digo, tão decente quanto o 4chan pode ser, claro.

    • Leia o texto de novo quando estiver descansado.

      • Pelo menos até onde eu sei, nenhuma das coisas que eu citei antes ficou "morto" como um quadro humorístico do Melhores do Mundo, por exemplo. Todos os que eu citei geraram textos, montagens, e alguns "funks" infames. Creio que se encaixam na definição de Meme dada no primeiro parágrafo do texto.

  • smx

    Somos Todos Brasileiros !

  • Real. Jeremias é um puta de um memão, bebão (rerere).

    O brasil não tem um 4chan da vida porque vive na base da cópia-cola. É só rolar grandes fóruns por aí, a maioria dos segundos-posts é uma estampa de OLD.

    A gente até tenta criar essas paradas, mas acaba não indo pra frente.

    Mais uma feature do nosso país. (Y)

    Aqui o absurdo não é engraçado. (a menos que esteja explicado, não entendeu? clique aqui)

  • Eu acho que o que acontece aqui, é que eles ficam concentrados no grupo que o criou. Geralmente, isso ocorre nos fóruns, e dificilmente pula de um para outro.

    Além disso, usam outro nome: Foto-resposta. Lembro que tinha um do Mussum e da mulher do sanduiche-iche.

  • Carlos Magno

    E quanto ao meme do "eu já", que a semanas enche o meu leitor de feeds com pessoas contando as besteiras (eróticas ou nem tanto) que já fizeram por aí.

  • Cardoso… lembrei de um, recente: o padre dos balões. Foi quase um "tourist guy" de curta-duração.

  • Xico

    Além do "Aqui o absurdo não é engraçado"[2], me parece que brasileiro não consegue rir da própria desgraça… Nem se for explicada. Seriam essas piadas politicamente incorretas? (já tô confundindo os textos!) Ou é síndrome miguxos de orku? Vai saber…

  • GladiadorBR

    E quanto ao cara tussiu? Famosa animação do Daileon? Hj em dia existe uma quantidade muito grande de "Legendas Engraçadinhas". Chegaram até a terra do Tio Sam, com o nome de Misheard, mais focado em musicas de metal melodico.

  • Como não temos? E os "prêmios" oferecidos com obrigação de linkar o criador, tu acha que existe isso lá fora? :P

  • Nesse quesito e em muitos outros, a blogosfera brasileira é dependente de conteúdo de fora. Fato.

    abraço!

  • Somo Nozes!

  • Alfredo Cavalcanti S

    Sei lá, talvez você não saiba.
    Quando os seus posts chegam no meu email, o contador de comentários só sabe contar até 8, depois disto ele não conta mais e informa 8 sempre.

  • Teve o meme de fotografar a bolsa e seu conteúdo. Nãos sei aonde começou.
    Mas o da geladeira eu sei.

  • Meme brasileiro comofas/

    • Fred

      Q/

      camofas

      Isso surgiu onde?

      • Bigode

        awe koeh enoi quais

  • Platão

    Só me lembro de um: "kibado"

  • Eu na época que participava de fóruns criei o "MR. COMEDY" que onde eu participava fazia um certo sucesso. rsrs

  • O "cheiramento de gatinhos" que o primeiro comentário citou não é nosso, é tradução do "kitten huffing" da uncyclopedia pra desciclopédia (e mesmo a versão em inglês deve ter vindo de outro canto, agora não me "alembro").

    Mas o tiopês (usado na tirinha Cersibon e no LULALOL) é meio que um meme pt_BR. O termo mais conhecido do tiopês é o "comofas//~?" ("como faz ?"). Este artigo altamente esclarecedor explica mais sobre o Tiopês: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Tiop%C3%AAs

  • Leonardo Monteiro

    Eu acho que a falta de memes na língua portuguesa é explicada pelo fato de a língua portuguesa não ser tão fonética quanto a língua inglesa, ou seja, fica mais bonito , soa melhor, fazer uma "sacanagem" em inglês do que em português.

    O que é mais impactante, I love you ou Eu amo você ?

    Repare bem, que todos os memes que você citou são provenientes da lingua inglesa.

    RFLO, LMAO, LOL, ORLY, IMBA, etc

  • Sasa

    http://img284.imageshack.us/img284/6112/nemli6iq….

    Pra mim ao menos se assemelha bastante.

  • Pingback: [INTERNET] Fail | Pois Bem...()

  • Mas nós temos nosso grande meme verde-amarelo de alcance mundial, bem no estilo gráfico, não temos? Graphic content para os gringos verem.

    2 girls 1 cup

    Vale?

  • Pingback: FAIL para o Senador Azeredo e outras coisinhas mais... | Pois Bem...()

  • Pingback: Fatos Aleatórios da Blogosfera + meme | Pois Bem...()

  • Pingback: Thus Spoke Lekkerding()

  • arminius

    Oh mel dels naõ tems memes nasionais comofas/ Aaa usa DORGAS manow! RIAIARIAIRIARIARIAIRIARI

    Escuta, foda-se o Brasil. Sério. Pra que todo esse nacionalismo, essa vontade de ter uma versão brasileira de tudo que existe na web, se a língua inglesa já produz memes engraçados o suficiente? Autonomia de memes agora? É a coisa mais patética a se desejar.

    A lingua inglesa é mais forte que a portuguesa na web, fato. Não há como reverter isso, espero que nunca mude, rio tanto de memes externos como de memes brasileiros, qdo os temos. Aqui o pessoal em grande maioria, não aprecia o humor sutil de uma situação absurda. Geralmente só quando são piadas velhas sobre os velhos tabus e estereótipos. Eu tenho orgulho em não me identificar com a cultura geral do Brasil. A contra-cultura é onde me divirto, porque torná-la mainstream, para que outros a estraguem?

  • arminius

    Oh mel dels naõ tems memes nasionais comofas/ Aaa usa DORGAS manow! RIAIARIAIRIARIARIAIRIARI

    Escuta, foda-se o Brasil. Sério. Pra que todo esse nacionalismo, essa vontade de ter uma versão brasileira de tudo que existe na web, se a língua inglesa já produz memes engraçados o suficiente? Autonomia de memes agora? É a coisa mais patética a se desejar.

    A lingua inglesa é mais forte que a portuguesa na web, fato. Não há como reverter isso, espero que nunca mude, rio tanto de memes externos como de memes brasileiros, qdo os temos. Aqui o pessoal em grande maioria, não aprecia o humor sutil de uma situação absurda. Geralmente só quando são piadas velhas sobre os velhos tabus e estereótipos. Eu tenho orgulho em não me identificar com a cultura geral do Brasil. A contra-cultura é onde me divirto, porque torná-la mainstream, para que outros a estraguem?

    fikdik