Não temos memes brasileiros? FAIL!

Compartilhe este artigo!

failbus

Os memes de Internet são fenômenos que se espalham de forma viral entre as pessoas, mas ao contrário dos bordões de TV os memes implicam em criação de conteúdo. O meme “FAIL!” por exemplo gerou toneladas de material, inclusive a ilustração acima, de minha autoria (antes que kibem).

À primeira vista parece que o objetivo é apontar a falha do objeto do post, mas o conceito é mais amplo, o FAIL! se torna algo que transcende a imagem e vira um conceito, em geral associado a terceiros. FAIL! é muito usado em fóruns e comentários, com variações como EPIC FAIL! para grandes burradas.

O maravilhoso FAILBLOG é o concentrador “oficial” desse meme.

Tenhos vários outros, como o LOL Cats e o “O RLY?”:

o_rly 

Essa coruja com cara de idiota é muito usada quando alguém fala algo beeem óbvio. “O RLY?” é uma corruptela de “Oh Really?” ou “É MESMO?” dito em tom sarcástico.

Um clássico são os Demotivators, cartazes criados pelo despair.com e o único caso apresentado aqui de “memes corporativos”, o que mostra que é bem mais complicado criar um efeito viral do que as agências vendem aos clientes.

retards

Hoje a grande maioria dos Demotivators é criada pelos internautas, usando o gerador disponibilizado pelo site oficial, o que só aumenta a popularidade (e eventualmente as vendas) do produto.

Esses memes são usados o tempo todo na Internet Brasileira, junto com memes extraídos dos Simpsons (I, for one, welcome our xxxx Overlords), séries de TV, jogos, etc.

A única coisa em comum é que nenhum deles surgiu por aqui.

Entendam, não estou sendo nacionalista chato xenófobo. Eu uso esses memes o tempo todo, eu os adoro. Essa das corujas acima me faz rir todas as vezes que a vejo.

Só que nós somos uma blogosfera grande. Não descomunal, mas grande. Criamos conteúdo novo todos os dias. Formamos opinião, criamos tendências.

Por qual misterioso motivo não conseguimos criar um meme desses? Qual a origem dessa inércia cultural? Não temos problemas em abraçar novos memes, temos muita gente engraçada, imaginativa, mas não sai NADA.

O único arremedo de meme que me lembro é o termo “salsinha”, mas embora fique a tentado que é genial e revolucionário, por ser de minha autoria, é apenas adição a um vocabulário dinâmico por natureza. Todos os dias surgem termos como “miguxo”, “publieditorial” e “Embaixablogs“.

Onde diabos estão nossos memes-canarinho, os memes verde-e-amarelo, os memes do samba, do suor, da cerveja?

Não vejo sequer muitos memes “copiados”, não criamos variações, apenas repassamos os existentes. Qual foi a última vez que você viu um LOL Cat de blogueiros?

lolfugita

E não dá trabalho, esse LOGO do Fugita foi feito em um ou dois minutos, usando o gerador online.

Cheguei a um beco-sem-saída. Não consegui identificar o motivo dessa inércia. Não entendi exatamente o motivo que nos leva a não criar nenhum meme nacional no estilo dos Internet Memes.

O mais frustrante, claro, é que eu mesmo tenho o comportamento descrito no texto, mais um motivo para em teoria entender o que está acontecendo…



Compartilhe este artigo!