Aqui não é Passárgada mas também tem alcalóide

Hoje cedo o Felipe me perguntou como fazer para ficar acordado, pois ele também é da Confraria dos Blogueiros Vampiros mas ultimamente tem batido cabeça para se manter nos adoráveis horários da madrugada.

Simples Pequeno Gafanhoto: Drogas. Mais precisamente alcalóides. Mais precisamente ainda, cafeína.

“Eu não gosto de café”. Tudo bem, nem é bom mesmo, doses industriais de café costumam ser péssimas pro estombo. Eu prefiro algo que encha a barriga mas não saia derretendo tudo por dentro. E que tenha muita, muita cafeína, sem ser RedBull, que além de tudo vai te deixar pobre.

Eu uso chá.

drugsarebadmkay

Sempre tenho vários tipos, para não enjoar.

O chá preto com canela da Leão é muito bom, não tem nada a ver com o chá preto que é bebida de velho. A canela dá sabor à bebida. Tem a vantagem de ser barato. Só é ralo. Para uma garrafa térmica recomendo 4 saquinhos.

O Matte Leão sabor chocolate e caramelo tem 8mg de cafeína por xícara, pela minha experiência menos do que os outros, mas o sabor dele é superior ao com canela. Claro, Onde se lê “chocolate e caramelo” leia-se “sabor artificial de baunilha”, mas mesmo assim o cheiro fica bem gostoso.

Uma garafa térmica pode ser feita com 3 saquinhos. Também é um chá barato, mais barato que os outros, mas é gostoso. Não vou entrar no mérito se é chá ou mate.

A última opção é o chá preferido de Jean Luc Picard, Earl Grey. É importado e custa os olhos da cara. Tem mais cafeína que os outros dois juntos e rende que é uma beleza. UM saquinho enche uma garrafa térmica, mas eu uso dois para ficar bem forte.

O sabor e o cheiro vão invadir a casa, prepare-se para o “deixa eu dar uma provada”.

A Twinings tem uma linha imensa, mas eu não gosto de coisas exóticas como chá de margaridas. Me basta o tradicional, com seu suave aroma de bergamotas. Seja lá o que for isso.

Nada daqueles chá de frutinhas para frutinhas. Chá de Camomila, Chá de Flor de laranjeira… qualé, eu sou espada!

Para quem precisa virar a noite, eu recomendo. Chá. Nada daquelas pílulas de guaraná em pó que irão detonar seu estômago. E nem pense em comprar o guaraná em pó avulso. É como beber serragem.

Só lembre que brincar com sua neuroquímica cerebral não é fazer mágica. Você vai precisar descansar em algum momento. Você só estará adiando a soneca.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Depois de uma semana acordando as 10, indo dormir por volta das 16, voltei ao horário normal de sono.

    Apesar de ser ótimo trabalhar de madrugada, a maldita sociedade não está aberta a essa hora. -`-

  • Gharcia

    Bergamota é como eles chama a Mixirica lá no Sul do Brasil .

    Mixirica é como npós chamamos a tangerina, aqui em São Paulo.

    MAs, na verdade Bergamota é uma das variedades da Pêra.

  • hugo

    Pelo que sei bergamota é mexerica/tangerina (pelo menos é como eles chamam no sul).
    Mas parece que essa bergamota aí do chá é outro tipo de planta.

  • Diogo Machado

    Qnd eu tenho q ficar ate tarde na agencia, faço uma bomba q naum recomendo por ser um tanto quanto estranha. Uso redbull – sim ele ataca o "estombo" – mas como ele anda um pouco caro, eu compro algumas latas de um generico – red hot eu acho?! – eh mais barato e tem um sabor de pimenta mto bom, uq eh engraçado, pq ele não leva pimenta – pelo menos não encontrei nos ingredientes. Pepsi – mto mellhor q coca-cola -, café e tic-tac menta – naum tem efeito mas eh bom pro halito.

    Mas vou testar o chá… quem sabe meu estomago para de sofrer.

    • Como assim? Achei que essa gororoba toda era pra ficar acordado! Pra melhorar o hálito eu escovo os dentes ou uso Trident sabor fio dental (aquele azul claro).

  • HEheheh
    Eu ia falar isso mesmo.
    Bergamota é como chamamos a tangerina, aqui no Rio Grande do Sul.
    Mas não sei se é o mesmo do teu chá.
    Aqui em casa mesmo temos muitos pés de bergamota, junto com laranja e outras!

  • Certa vez quis "varar" a noite estudando pra uma prova e tive a brilhante ideia de beber um litro de coca cola, 2 xícaras de café e uma colher (de sopa!!!) de guaraná em pó. Resultado: perdi a prova, quase morri de taquicardia e passei o outro dia todo tomando chá de camomila mas só consegui dormir lá pela meia noite do dia seguinte. Não recomendo…

  • Pô Cardoso, que decepção. Você toma chazinho? Porra, cafeína é pra tomar no café. Macho que é macho só toma café. Puro, sem açúcar. Quanto mais forte melhor.

    • karlos batista

      Alô.
      Macho que é macho mastiga o grão do café crú.
      Não chupa mel, COME AS ABELHAS.
      abraços

  • isso me fez lembrar de tantas noites em claro estudando/mexendo no projeto regadas a bules de café. hoje em dia meu estomago me agradece de maneira bem peculiar sobre como eu o tratei "bem" nessa época.
    ah cardoso, o que faz o redbull em si ser caro é que o principio ativo dele é a taurina, que é cerca de 12x mais forte que a cafeína, e ferra menos o estomago. minhas "amigas" que faziam engenharia de alimentos me informaram disso. e de vez em nunca conseguiam um pouquinho de taurina pra gente, ahuhauahau

  • Por falar em chá para ficar acordado, o Verde, puro e sem açúcar é ótimo! O único problema é que tem que ele demora 2 horas para fazer efeito. Mas eu concordo em partes com o Bruno Pedrassani. O café é o melhor para adiar o sono. Porém com um pouco de açúcar o sabor fica mais acentuado.

  • JV

    off topic: contraditorium "kibado" na url : tinyurl.com/contraditorium

    lol, o kibe se "superando" :-)

  • Eu sou imune a qualquer bomba. Pó de guaraná, guaraná em cápsula, ampola de estimulante, café, chá, coca-cola, NADA me mantém acordada, eu durmo mesmo. Red Bull eu nunca testei.

  • Chá mate funciona que é uma beleza mesmo, mas tem um pequeno efeito colateral: é diurético pra caramba. Você passa uma noite movido a mate, mas passa a mesma noite indo ao banheiro.

    Outra alternativa que uso é fazer capuccino. Não faço muito forte, e ainda boto leite em pó pra ficar com menos gosto de café puro. Comigo costuma funcionar.

  • Eu também sou um viciado inveterado de Earl Grey.

    Parei de comprar os saquinhos e agora compro as caixas "granel", é melhor. Uso uma prensa francesa e coloco umas duas colheres para cada meio litro. Fica mais concentrado também.

    Vale lembrar que o Earl Grey fica INTRAGÁVEL se você deixar ele imerso por mais de 05min.

    Outra coisa legal, que rende alguns narizes torcidos, é chá com leite. Esse de manhã é ótimo.

  • Chimarrão funciona muito bem pra isso, e não ferra o estômago – se você se alimentar durante o dia. É super barato e bem prático. Melhor ainda no inverno, espanta o frio que é uma beleza.

    Mas não é pra marquinhas, porque é amargo como o quê. Não nego que chá é mais gostoso, mas se é pra tomar o dia inteiro, prefiro chimarrão mesmo – o mate puro.

  • 1 saquinho de twinings pra 1 garrafa?! Eu uso 1 saquinho por caneca de 250 ml! De qualquer outra marca, no mínimo 2 saquinhos por caneca.

    A dica da Nosphie é ótima, mas tomar chimarrão sem companhia é um porre…

  • Chimarrão Domina, sozinho ou acompanhado!
    Quando a necessidade de cafeina é maior, faço chá com a própria erva do chimarrão (que não passa de chá mate não torrado);

  • karlos batista

    Bergamota é uma variedade de tangerina ou fruta cítrica.
    Possue a casca alaranjada(forte) e o cheiro e óleo que desprende é muito forte também.
    Lembra a mexirica de São Paulo,com a ressalva da casca ser laranja.
    Se tomar chá com sabor/cheiro/essência de bergamota,seguramente é a essência (ou óleo) extraido da casca da mesma.
    Pode ser que atualmente se produza artificialmente esta estrovenga.
    Assim que VAI TE DAR UM CANCER DA PORRA se fôr artificial.
    Melhor colocar um pedaço de casca de limão ou outra fruta no chá.
    E mexirica,bergamota e tangerina são frutas diferentes……..
    Querem permanecer acordados até mais tarde?…..façam cochilos durante o dia(almoço/janta)…é batata!
    abraços

  • Leandrus

    Legal, cara!

    Valeu pelas dicas… Eu tomei durante pó de guaraná em cápsula durante um tempo (período de provas, sacumé)… Espero que o buraco no meu estômago não esteja tão grande a ponto de ser irreversível…

    Fiquei curioso a respeito desse "Earl Grey" e dei uma olhada no Submarino… Quase 30 pila! Meio salgado o preço, mas pretendo comprar algum dia, pra dar uma provada…

    Abraços!

    • Tem uma imitação da Dr. Oetker (chama "Inglaterra", não leva o nome de Earl Grey) que é baratinha. E tem uns pacotes menores da Twinings – sem caixa e com a metade dos saquinhos – que custam a metade do preço. Vale mais a pena (enquanto você não viciar em Twinings).

  • Gabi

    Gafanhoto, bergamota também é flor. Mas fiquei com muita vontade de experimentar o chá.

  • Gabi

    Gafanhoto, eu errei. Admito.

  • Mr. Prawiro

    E há quem pague US$ 75,00 por 125g de café.
    http://venezadeportugal.blogspot.com/2007/08/caf-

  • Ricardo Pedri

    É Pasárgada Cardoso, com um "S" :)…
    Aproveitando que estou postando.. Parabéns pelo trabalho, comecei a ler blogs graças ao Meio Bit e ao CC… :)