Manifesto Público contra o Papo de Homem

Compartilhe este artigo!

[ATUALIZAÇÃO]

Antes de começar a ler, LIGUE:

sarcasm_detector

Obrigado. Agora de volta à nossa programação normal:

 

Gente, vamos botar ordem no galinheiro. É sério. Está pegando mal.

Uma marmotagem só funciona se todo mundo colaborar. Não dá para metade entrar no esquema, outra metade não entrar. E tem um pessoalzinho que não colabora. Isso queima o filme, pelo menos da metade que entrar.

Vejam por exemplo o Papo de Homem. Esse… esse. PASQUIM está jogando contra. Estão envergonhando a blogosfera brasileira.

Como funciona o esquema: Você contrata posts pagos junto a alguns blogs, eles publicam como se fosse algo de própria lavra, quase no sentido “vejam o que descobri”. Os leitores elogiam, participam, pronto, todos ficam felizes.

O Papo de Homem não. Eles não só cometem o PECADO de não ter vergonha de ganhar dinheiro como ainda por cima acham que seus leitores são inteligentes o bastante para entender uma promoção como uma fonte de renda para o blog e eventualmente fonte de informação para eles, e por isso poluem seus posts promocionais com banners como este:

aviso-artigo-patrocinado-thumb-thumb

COMO ASSIM? Onde fica o cliente? Será que eles não sabem que no momento em que vê que um artigo é patrocinado o leitor imediatamente remove o blog dos feeds, manda cartas-bomba para o cliente e nunca mais compra nada daquela empresa que OUSOU pagar para anunciar em seu blog preferido?

Por isso não existe mais futebol brasileiro, desde que o Flamengo passou a estampar LUBRAX nas costas da camisa. Formula 1 então? Nunca ninguém assistiu, só tem patrocínio. Assim como ninguém vai a Skol Beats, nem a peças no Credicard Claro Whatever Hall. Propaganda só funciona se for escondida, escamoteada e camuflada.

Será que não sabem que os anunciantes não divulgam NUNCA a natureza publicitária de suas ações? Desde 1974 que a Globo não tem mais “plim-plim”, Flávio Cavalcante foi morto por pedir “nossos comerciais, por favor” e NENHUM jornal ou revista publica “informe publicitário” em anúncios.

Ao dizer que um artigo patrocinado é patrocinado o Papo de Homem presta um desserviço ao cliente, ao leitor e principalmente aos outros blogs, pois quando vemos um monte de lugares divulgando promoções como esta e não divulgando a natureza de artigo patrocinado, ficamos com algumas possibilidades:

1 – Um monte de gente ganhou mas dos que vi só o Papo de Homem teve a Hombridade e Decência de respeitar seus leitores e divulgar o fato.

2 – Só o Papo de Homem ganhou, o resto está divulgando pq subitamente adoram cozinhar e promover caldo de galinha

De qualquer jeito, vergonha Papo de Homem, vergonha. Não sabe brincar, não desce pro play.

Nota: Outros blogs que deveriam ser banidos por publicar posts patrocinados e DIVULGAR a natureza publicitária: Inagaki, Homem na Cozinha e Prato Fundo, 4 de 12. É uma boa média. Nos livramos desses traíras e a coisa melhora.

Colabore. Evite acessar blogs com postural profissional e que respeitam seus leitores. Só VOCÊ pode criar uma Internet mais segura para a pesca predatória.

Post Scriptum:

Não posso deixar de citar o GENIAL comentário deixado no post do Papo de Homem, pescado pelo Greco:

“Eu não gosto, acho que os departamentos de marketing de grandes empresas deviam ficar fora do mundo da internet, já que a essas só interessa o dinheiro arrecado com a venda de seus produtos.”



Compartilhe este artigo!