Manifesto Público contra o Papo de Homem

[ATUALIZAÇÃO]

Antes de começar a ler, LIGUE:

sarcasm_detector

Obrigado. Agora de volta à nossa programação normal:

 

Gente, vamos botar ordem no galinheiro. É sério. Está pegando mal.

Uma marmotagem só funciona se todo mundo colaborar. Não dá para metade entrar no esquema, outra metade não entrar. E tem um pessoalzinho que não colabora. Isso queima o filme, pelo menos da metade que entrar.

Vejam por exemplo o Papo de Homem. Esse… esse. PASQUIM está jogando contra. Estão envergonhando a blogosfera brasileira.

Como funciona o esquema: Você contrata posts pagos junto a alguns blogs, eles publicam como se fosse algo de própria lavra, quase no sentido “vejam o que descobri”. Os leitores elogiam, participam, pronto, todos ficam felizes.

O Papo de Homem não. Eles não só cometem o PECADO de não ter vergonha de ganhar dinheiro como ainda por cima acham que seus leitores são inteligentes o bastante para entender uma promoção como uma fonte de renda para o blog e eventualmente fonte de informação para eles, e por isso poluem seus posts promocionais com banners como este:

aviso-artigo-patrocinado-thumb-thumb

COMO ASSIM? Onde fica o cliente? Será que eles não sabem que no momento em que vê que um artigo é patrocinado o leitor imediatamente remove o blog dos feeds, manda cartas-bomba para o cliente e nunca mais compra nada daquela empresa que OUSOU pagar para anunciar em seu blog preferido?

Por isso não existe mais futebol brasileiro, desde que o Flamengo passou a estampar LUBRAX nas costas da camisa. Formula 1 então? Nunca ninguém assistiu, só tem patrocínio. Assim como ninguém vai a Skol Beats, nem a peças no Credicard Claro Whatever Hall. Propaganda só funciona se for escondida, escamoteada e camuflada.

Será que não sabem que os anunciantes não divulgam NUNCA a natureza publicitária de suas ações? Desde 1974 que a Globo não tem mais “plim-plim”, Flávio Cavalcante foi morto por pedir “nossos comerciais, por favor” e NENHUM jornal ou revista publica “informe publicitário” em anúncios.

Ao dizer que um artigo patrocinado é patrocinado o Papo de Homem presta um desserviço ao cliente, ao leitor e principalmente aos outros blogs, pois quando vemos um monte de lugares divulgando promoções como esta e não divulgando a natureza de artigo patrocinado, ficamos com algumas possibilidades:

1 – Um monte de gente ganhou mas dos que vi só o Papo de Homem teve a Hombridade e Decência de respeitar seus leitores e divulgar o fato.

2 – Só o Papo de Homem ganhou, o resto está divulgando pq subitamente adoram cozinhar e promover caldo de galinha

De qualquer jeito, vergonha Papo de Homem, vergonha. Não sabe brincar, não desce pro play.

Nota: Outros blogs que deveriam ser banidos por publicar posts patrocinados e DIVULGAR a natureza publicitária: Inagaki, Homem na Cozinha e Prato Fundo, 4 de 12. É uma boa média. Nos livramos desses traíras e a coisa melhora.

Colabore. Evite acessar blogs com postural profissional e que respeitam seus leitores. Só VOCÊ pode criar uma Internet mais segura para a pesca predatória.

Post Scriptum:

Não posso deixar de citar o GENIAL comentário deixado no post do Papo de Homem, pescado pelo Greco:

“Eu não gosto, acho que os departamentos de marketing de grandes empresas deviam ficar fora do mundo da internet, já que a essas só interessa o dinheiro arrecado com a venda de seus produtos.”


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Vinicius M

    Pera, não entendi. Explica?

    Achei que você tinha dito que era pra divulgar quando os posts eram pagos, ou isso foi um sarcasmo gigante?

  • É isso aí, onde já se viu. Ta traindo o movimento pô.

    Q coisa feia. Ja tirei dos meus rss.

    Eu penso como o Seu Silva http://papodehomem.com.br/a-receita-mais-saco-rox

    "Eu não gosto, acho que os departamentos de marketing de grandes empresas deviam ficar fora do mundo da internet, já que a essas só interessa o dinheiro arrecado com a venda de seus produtos."

    e vou além, acho que os dptos de mkt deviam ficar fora do mundo todo, deviam arrecadar dinheiro com a venda de seus produtos para os marcianos, isso sim.

  • Que venham as salsinhas!
    Porteira aberta :D

  • Vinicius lligou a p* do sarcasm detector, é tão mais legal sem ele.

  • AUEHAIUEHIUEHIU entre eu começar a ler e comentar, rolou o update do aviso de sarcasmo. sabia que ia dar confusão e ja ia comentar isso ;D

  • Desse detector dos Simpsons eu não lembrava, mas tem um episódio do Big Bang Theory que o Leonard precisa mostrar um cartaz indicando sarcasmo pro Sheldon que é sensacional. No mais, acredito que nem que você presenteie cada um dos seus leitores com 1000 reais por post eles pararão de encher o saco. Nego assim sempre acha uma brecha pra resmungar.

  • eles só tiram uns 20 mil por mês com o blog :(

  • "Não posso deixar de citar o GENIAL comentário deixado no post do Papo de Homem, pescado pelo Felippe:"

    Tive que colocar óculos escuros por causa do brilhantismo desse tal de Felipe. Vamos tirar todos os produtos pagos das prateleiras. As empresas só querem nosso dinheiro. Vamos trabalhar de graça. EEEEEEEEEEEEEEEEE

    • Não fui que escrevi, foi o seu silva. Eu só citei.

      Pô pessoal, vamo lê direito.

      • André Fail. :)

        (quando falo merda, eu assumo)

        • ta perdoado…hehehe

  • Pô, vo entrar nessa briga e falar diretamente com o Guilherme assim que possível. Realmente repugnante a atitude dele. No mais, tratarei de tirar agora mesmo o PdH do meu google reader.

    E infelizmente, você praticamente minou a possibilidade de alguma piada sobre o tema nos comentários. Ou me faltou criatividade nesse momento, não sei bem. Que venha alguém em breve mudar minha opinião aqui. :)

  • neto

    Aquele ultimo post tá incrível. posso usar como assinatura em foruns? Vou ter que pagar "roiálitiss"?

  • Aloha Chefe!
    Gostei! Falando nisso…
    Estou precisando de R$0,11 para completar o gás no carro, posso usar o ctrl^C/ctrl^v e publicar um "artigo" naquele "jornal" daquele "[INSIRA ADJETIVO AQUI]"??
    Onde já se viu?
    Querer ganhar dinheiro??
    Aloha!

  • Matou a pau Cardoso.

    E estou surpreso que até agora ninguém questionou se você usou a tag [ironia]

    (oops! Achei que estraguei tudo agora)
    =P

  • Pastore

    Genial.

    Mas tem um monte de gente que vai entender o contrário.

    No mais… (sem palavras).

  • Meu Deus! Acabo de ler o primeiro comentário.

    Ainda bem que ele estragou antes de mim =P

  • Quando as empresas vão descobrir as maravilhas dos "Comentários Pagos"? :(

    • Já descobriram,durante um tempo era comum ver comentários idênticos e vários blogs indicando alguma campanha.

      • Bah, eu não vi a cor das verdinhas :D

    • Os comentários pagos ficam presos no akismet

  • Oh, NO! Descobriram que estou traindo o movimento, deu treta, mano! Será que vão nos levar (Inagaki, Cobra, Valadares e eu) numa Redação só pra dar um "susto"? =O Terei que exilar na Eslovênia agora!

  • Ícaro

    Eu sou apenas um leitor, não tenho blog, não vivo de internet nem nada. Então sou eu, leitor "passivo", que vai ter que ficar no fogo cruzado?

    Tudo que faço é viver minha vidinha e, sempre que posso, visitar meus blogs. De uns tempos pra cá, os assuntos que deveriam ser mais relevantes a cada blog estão, infelizmente, cedendo espaço à essa briguinha sobre publicidade que, cada vez mais, lota os meus feeds. Chega-se ao ponto de blogs humorísticos deixarem seu lado cômico de lado para ter de responder às críticas. *O que quase sempre implica posts ruins.

    Eu não quero mais ver banners do tipo "eu não sou blogueiro de aluguel" onde deveria estar alguma imagem interessante ou engraçada. Isso me irrita.

    Pelamordedeus, Cardoso, quando essa disputa vai acabar? Dr. House não demoria tanto tempo pra resolver a situação ; ]

    ——————————————————-

    Offtopic(Nonsense): pelamordedeus, eu não sou uma salcinha.

    • Ícaro

      Claro que isso foi falado pensando nos outros blogs. Contraditorium sem polêmica eu não leio. ;]

    • Ícaro

      Desculpa os errinhos de português e a minha salsinha com c.

  • Vamos levá-los à fogueira! Boicote ao PDH!

    Ah, Cardoso, cara, acho que você está falando demais no MSN, ou no celular.

    "2 – Só o Papo de Homem ganhou, o resto está divulgando pq subitamente adoram cozinhar e promover caldo de galinha"

    pq?

    Hehehehe. Bom, vai que você postou isso do celular :)

  • Cardoso você errou feio, GENIAL é muito pouco para o comentário citado, Magnífico e esplêndido seria bem melhor…

  • Caro Cardoso,
    A campanha do PapodeHomem pela transparência online já existe há quase um ano, os detalhes dela e pq existe, etc estão no endereço abaixo: http://papodehomem.com.br/campanha-pela-transparn

    Muito estranho este movimento pró-canja de galinha… mas sendo o PapodeHomem, somos Saco Roxo e não Blue.

    • Eu lembro, deve ter comentário meu da época do lançamento elogiando.

      • Bacana, aproveitando o momento, esta é uma boa hora para uma canja de galinha. Já experimentou usar o caldo **** na sua canja?

  • Não tem jeito, sempre o Cardoso precisa avisar que está sendo irônico. Já pensou se todos os escritores precisassem fazer isso? :D

    Parabéns aos meninos do Papo de Homem que sempre jogam limpo com o leitor e ao Conrado Navarro do Dinheirama, que foi quem inventou este banner.

  • Rafael

    Só tenho uma objeção aos blogs que conseguem ganhar dinheiro:

    Porque só eles e eu não? Porquê?

    huauhauhauhuhauhauha

  • Ah mermão corta essa….. isso é um post pago do papo de homem né, fala aí! Sem banner, afinal o cardoso "odía" banners que mostrem o segredo que é um post pago!!! Mais ou menos como a piada do bêbado, todos sabemos que ele está bêbado, mas isso é um segredo…. se contar ele fica furioso!

    Amigos amigos, negócios o quê…?

    Macho mesmo é o cara que recusar um banner do senado, aí sim meu filho! O resto é resto… mixaria…!

  • José

    Cara Escroto é assim mesmo. Só pq não tem a mesma popularidade e a capacidade de fazer como a PdH, fica tentando buscar maneiras de causar impressões negativas.

    • Já que não adianta, não vou mais utilizar chamadas indicando conteúdo sarcástico ou irônico. É perda de tempo.

      • thunder_geo

        Apoiado!
        Deixa o pau "cumer" solto!!!
        A não ser, é claro, que analfabetos funcionais tenham algum valor sentimental para ti.

  • Pingback: PdH ta começando o ano com nosso milésimo texto — A Revista Papo de Homem - Lifestyle Magazine()