I Want to Believe no Yahoo. (e não falo das ações)

Compartilhe este artigo!

Uma das regras básicas da boa ação promocional de guerrilha é que você não pode decepcionar o seu espectador (sim, marketing de guerrilha tem platéia, não consumidor). E quanto maior as promessas, maiores expectativas, e maior possibilidade de falhas. Não é uma tarefa invejável. Quer dizer, às vezes é.

Existem ações MUITO bobas. O marketing online é cheio de idéias decepcionantes, como pagar gente para usar avatar do Curinga no Twitter e MSN, para lançamento do Cavaleiro das Trevas, quando bastaria uma exibição do filme para fazer de qualquer blogueiro um fanático defensor do que é talvez o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos. Infelizmente o pessoal do marketing achou que estava promovendo o filme da Clarah Averbuck, e não confiou na qualidade do produto. Tolinhos.

Então quando vejo uma ação legal, eu me entusiasmo. E como disse no post do MeioBit, gosto de mágica. Não quero saber como é feita. Não gosto de babaquaras apontando “é fake”. EU SEI QUE É FAKE, não é menos divertido por isso.

Assim, quando fui contactado sobre a ação do Yahoo, adorei. Achei MUITO ousado: Vão fazer um eclipse lunar. utilizarão os serviços da Celestial Marketing, empresa responsável por Marketing Astronômico, ou whatever.

EU SEI, EU SEI, EU SEI. O pessoal da Blogosfera Científica não precisa se decepcionar. Eu fiz os mesmos questionamentos que vocês. Como eu disse quando me contactaram, sou trekker de formação, com especialização em Clarke e Asimov. Sei o que é preciso para simular um eclipse, e o Yahoo não tem nenhum monolito alienígena nas proporções 1x4x9.

A graça aqui é a brincadeira, é fingir que o Yahoo conseguiria fazer um eclipse. É entrar no ARG (augmented reality game).

Então, eu peço: Quem tem um blog científico, segure a onda. Não precisa sair apontando “é fake, é viral”. Aproveite a brincadeira, vamos ver se a coisa pega. Depois do eclipse explique para seus leitores. Praticar o ceticismo não significa ser um estraga-prazeres. Richard Dawkins também assiste Senhor dos Anéis.

Aos outros blogueiros, vamos ver como a coisa se espalha, principalmente no Orkut e na Blogosfera Miguxa. Será que os leitores do MeioBit vão matar na hora? Se você lê o MeioBit, comente aqui, não por lá. Vamos transformar uma (boa) ação de marketing em um episódio de Mythbusters só nosso.



Compartilhe este artigo!