Como perder o melhor post do Universo

Ontem tive uma idéia genial. Ia ser um post lindo, dar capa do Yahoo! Posts, ser citado em um monte de lugares, inspirar respeito e admiração.

Eu estava no bar, jantando e assistindo o Colbert Report no iPod.

Então fiquei com preguiça de sair do vídeo, abrir um bloco de notas  e escrever duas linhas sobre o texto genial que eu havia pensado. Afinal, uma idéia genial assim não poderia ser esquecida, em mais meia-hora. Eu chegaria em casa, abriria o Word2008 (texto nobre uso o Mac, o resto vai OpenOffice no PC mesmo) despejaria minhas pérolas de saber e esperaria as honrarias, na forma de incenso, ouro, mirra e links.

Claro que o imbecil esqueceu a idéia do texto.

Em seu excelente livro Dìvida de Honra, Tom Clancy narra um ataque japonês a Wall Street, quando todos os dados de uma semana de transações são perdidos. Sem muitos spoilers, a solução está na frase da mulher de Jack Ryan: “Se você não escreveu, não aconteceu”.

Não adianta. Quem é dispersivo PRECISA desse tipo de disciplina. “depois eu vejo isso” sem anotar é receita para o desastre, ao menos pra mim tem sido.

Eventualmente eu vou lembrar do tal post, eu sei como meu cérebro funciona, e embora não sejamos amigos, respeitamos nossos limites, mas aí será tarde demais, terei perdido o timing do texto.

Meu lado masoquista diz que mereço, que é uma forma do Universo me punir por ser preguiçoso. Outro lado diz que é uma oportunidade de aprender de vez com um erro que já cometi mais de uma vez. Acho que vou ouvir esse outro lado e usar mais o iPod e o Nokia E71 para me organizar e anotar tudo sempre.

[nota do jabá] Se vocês repararem o link para o Dívida de Honra, do Tom Clancy vai para a página do livro no Submarino. Esgotado. E o Nokia E71 não vai para lugar nenhum, pois o telefone não foi lançado aqui ainda. Se continuar assim eu vou me dar muito bem com essa coisa de programa de afiliados…

 


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • luiz

    Isso acontece muito comigo tbm, eu procuro refazer o que tava fazendo qndo surgio a ideia/pensamento.

    Tenta rever o video que você se lembra da ideia desse post tão espetacular.

  • neto

    Tambem sou muito esquecido. Jurei uma vez que tudo que precisasse fazer ou lembrar eu anotaria na minha agenda. só que eu sempre esquecia minha agenda. estou tentando agora no celular. Talvez dê certo.

  • Só faltou o link para o E71, que tu nem colocou talvez por ser preguiçoso. :P

    E o link para o cd Miley Cyrus – Breakout por R$ 29,90 está com dois http

    E eu também me esqueço bastante. O foda é que as vezes eu faço a mesmíssima coisa, não paro para anotar ou estou dirigindo, ai a idéia se perde.

  • Eu já tive idéias brilhantes em sonhos que depois ou se evaporaram ou então não passaram pelo controle de qualidade quando eu acordei. ("Que controle de qualidade?", dirá quem conhece meus textos. Pois é, para você ver como as idéias são ruins…)

  • Já me acostumei aos limites da minha memória, simplesmente anoto tudo. É a única forma de não perder as idéias geniais.

  • Como programador eu já vi isso demais. É o famoso "Ah, esse código tá simples, depois eu comento essa trolha"…

    Eu mesmo tenho o péssimo hábito de programar horrores e não comentar pra não perder o ritmo. Isso sem contar as idéias geniais de algoritmos, estruturas, documentação e mesmo meus posts e contos ocasionais. A falta que me faz algum dispositivo portátil pra anotar essas coisas…

    (A propósito: papel e caneta/lápis + minha caligrafia horrível = péssima idéia)

  • A preguiça é f*da. Já cansei de ir dormir com uma idéia interessantíssima na mente, crente que pela manhã irei lembrar de tudo. Mas pela manhã rola apenas uma leve noção de que algo extraordinário passou pela minha mente pela noite passada.

  • JV

    Boas idéias são iguais a pum, a gente nunca sabe quando vão aparecer.
    No meu caso, tenho um atalho no celular para gravar.

    []´s

  • Cardoso,
    recomendo usar o Evernote no seu ipod e gravar notas de voz, assim é mais fácil para quem fica com preguiça – me incluo nesta lista. Depois quando chego em casa passo as notas mentais pro iCal ou mesmo como ToDos no Evernote (que além de gratuito possui versões para iPhone/iPod, Mac e Ruindows)

    PS: Não trabalho na empresa do Evernote :/

  • Marcelo

    È por isso que meu desktop acaba se enchendo de txt's e no final fica aquela zona desgraçada.

  • Alexandre

    Não se preocupe com isso, Cardoso. Os maiores gênios da história da humanidade também tinham esses problemas. Beethoven, por exemplo, acordava no meio da noite para escrever um trecho de uma sinfonia que lhe veio à mente ;-)

  • Simone89

    Caramba, nem me fale. Todo mundo fala que tem isso se vc perguntar, mas tem gente que consegue ser mais dispersa ainda. Eu, por exemplo. Desde o começo do ano no cursinho eu esqueço metade da matéria por não anotar na hora. O pior é que sempre juro que na próxima anotarei, mas nem eu sei pq não cumpro minha palavra, só sei que é inevitável. A gente reclama tanto dos outros por insistirem nos erros, e olha o que acabamos fazendo né..

  • Compra um gravador! Hahaha :)
    Já pensei nisso também, mas eu tenho idéias sempre andando na rua, e as pessoas iam achar que eu sou louco, andando e falando sozinho…

    Falando nisso, outro dia vi uma pessoa comendo sozinha assistindo alguma coisa no iPod.. será que era você? hahaha

  • Ja fiz isso VÁRIAS vezes…
    O foda é que não aprendemos… ou aprendemos… eu é que não.

  • Tanto meu desktop quanto meu celular têm arquivos .txt com o título de Posts na Agulha (mas não tem jeito, eu sempre perco algum post)

    =P

  • xaxeila

    Não seja assim tão rigoroso consigo, amei o post, mesmo sem a idéia maravilhosa que você esqueceu. Na minha época não existia esse nome, jabá, e eu fiquei um pouco confusa para entender o que era e acredito que até agora não entendi, mas concordo plenamente com a idéia da liberdade na blogosfera. [i]marketing[/i] é para profissional, nós blogueiros somos livres para dizermos o que pensamos à vontade!

  • Isso acontece muito comigo, justamente porque eu deixo tudo para depois. Planejamento nunca foi o meu forte. :o)

  • Alguem tem uma dica de agemda pra me dar,as que eu achei são ridiculas!!!!

  • Cardoso, você é DDA?!

  • Cardoso, isso acontece muito comigo. Sempre que penso numa idéia boa de texto e não anoto, me fodo!

    Abraços.

  • Sempre sofro disso. Sempre durante as aulas, tenho boas idéias, porém a preguiça de abrir um caderno e anotar algo é maior. Tudo bem que estudo de manhã, mas mesmo assim.

  • Se ajudar vc a se sentir melhor, aproveite esse post q eu escrevi: http://incautosdoontem.opensadorselvagem.org/2008

  • Sofro desse problema (e sofro mesmo, tenho TDAH). Mas o problema mesmo é quando eu lembro da idéia mas não consigo transformá-lo num post. Quando comecei a blogar publicava qualquer coisa, hoje sou mais cuidadoso, conseqüentemente escrevo mais e pósto menos.

    Mas o que eu queria mesmo era escrever sobre tecnologia, pra ficar ganhando celular massa que nem foi lançado. O máximo que posso ganhar se algum dia fizer sucesso é um livro.

  • Acredito que muitos tenham brilhantes idéias nas horas mais improváveis de se escrever. Mas fica a dica do Camino que é bem interessante.

    Quanto ao se dar bem com afiliados[essa coisa de progarama de afiliados], claro, tenho certeza que você vai longe. O problema é na hora do pagamento. Só espero que a empresa ao informar no site que seu pagamento foi efetuado, seu dinheiro realmente esteja na conta. Afinal não se deve mexer com Carlos Cardoso. Tem gente que leva dois meses para receber. O submarino é super desorganizado.

    No mais, acredito que você conheceça o Pluguin do http://www.bernabauer.com/wp-plugins/ para o submarino. Você pode ver em minha página como fica http://www.blogcronicas.com/2008/09/ca-abre-inscr….

    Além da vitrine, tem widget e loja.(essa últma não consegui colocar).

    Não precisa publicar a parte sobre o pluguin. É só troca de informações.

    Sds…Elaine

  • só p/ constar, Nokia E71 já tem no paraguai…

  • de escritor para escritor: Moleskine, versao pocket, com canetinha na versao pocket tmb! Mas se realmente fores de gagdets compra um gravadorzinho desses de caneta que tmb ajuda!

  • costumo ter ótimas idéias quando estou acordando. Logo que sento na frente do pc elas já nem parecem interessantes…

  • Odigooogle

    Uffa… pensei que isso acontecia só comigo! São os costumes dos "tempos modernos" que sobrecarregam o nosso córtex cerebral, coitado.

  • Pingback: Alma Carioca, site ou blog? - Paulo Afonso » Alma Carioca - Contos e Crônicas()

  • Mariana

    Eu tinha esse problema, sempre achava que não ia esquecer…Agora anoto tudo. Pena que as vezes perco a lista…

  • Isso também já aconteceu diversas vezes comigo também.

    Preguiça e memória curta, pelo visto, dão uma mistura nada agradável.

  • Lamentavelmente este tipo de coisa acontece com frequência comigo, principalmente quando estou pegando no sono ou muito longe do computador é que as idéias fluem com leveza.