Sobre jabás, patrulhas e o rabo da Carol

Compartilhe este artigo!

Vejam o aviso no final do post que a Carol fez sobre o VMB (na verdade um de uma série):

(Esse post exprime apenas a minha opinião, se você gosta ou não gosta, me interessa mesmo sabendo que você não vai mudá-la, quem sabe não discutimos no bar? A MTV não está me pagando nada para fazer a série de posts sobre o VMB, estou fazendo porque eu gosto de música e achei que renderia posts legais. Amanhã o post é sobre a fofíssima Mallu Magalhães. Morra.)

Então vejamos; nós chegamos a um ponto onde a Carol, que é O target da MTV, legítima consumidora de música, não pode fazer um post sobre um prêmio musical sem que alguém em algum lugar grite “JABÁ!” e esse patrulhamento seja tão grande que ela fique se sentindo com rabo preso a ponto de colocar o aviso acima preventivamente?

Blogs, droga, foram feitos para expressarmos nossa opinião. Essa paranóia de querer informar, de forma isenta, imparcial, incolor, inodora e insossa é (ou deveria ser) exclusiva da Imprensa Chata. Eles que se preocupem contando quantos cm deram para cada lado de uma discussão, em blogs nós devemos SER um dos lados da discussão.

A questão aqui é estratégica, o que está em jogo vai muito além da Cauda Longa da Kaká. É a possibilidade de cedermos a um patrulhamento que no final irá se virar contra nós. Depois que os chatos conseguirem que a gente encha os blogs de avisos, disclaimers, notas CUIDADO! ALERTA! PROPAGANDA! NÃO OLHE MUITO MENOS CLIQUE NO LINK ABAIXO eles dirão que nosso texto não é mais o mesmo, que estamos comerciais, e irão chatear outros blogueiros. Perdemos o patrulhador, e os leitores que gostavam de nosso texto, não nos patrulhavam mas foram embora pois é um saco ficar vendo blogueiro pedindo desculpas o tempo todo.

E a Kaká está pedindo desculpas por NÃO ter o rabo preso.

Da mesma forma se você escreve algo considerado polêmico, como o post onde previ o patético desempenho brasileiro nas Olimpíadas, aparece logo um dizendo que é post para caçar visitas, que é pro AdSense, bla bla bla.

Vai pra puta que o pariu.

TODO blogueiro quer audiência. TODO post é escrito querendo que alguém leia. Eu não privilegio um post em relação a outros, eu quero que TODO post renda milhões no AdSense, saindo na capa de todos os agregadores do planeta.

Se for seguir a linha desses chatos, não poderemos escrever NADA polêmico, NADA interessante, não poderemos questionar NADA muito menos ELOGIAR algum produto, serviço ou pessoa.

Também não podemos divulgar, intencionalmente ou não qualquer tipo de viral. Na semana do Eclipse do Yahoo! eu recebi e moderei vários comentários de um babaca que chegou a montar página “denunciando” que a campanha do Yahoo! era um viral. O idiota inclusive deu em primeira-mão o motivo do Eclipse: “O Yahoo! teria comprado o Terra”.

Tá, eu já sabia (tm Galvão Bueno) que. o Eclipse era para o lançamento da nova home do portal, só isso, mas e o idiota? Onde está a cara dele? provavelmente vai dizer que como ele, o fodão, divulgou a estratégia, o Terra melou o negócio. Duvidam?

É gente que diz “coloca que é jabá no começo assim eu não tenho que ler”. Pombas, vejam este texto delicioso da Mírian. Dizer que não presta por ser ligado a uma promoção é no mínimo uma injustiça.

Dá pra imaginar que blogosfera chata isso será?

Eu sempre pensei que o oposto do post pago identificado fosse a putaria que o Morróida faz, escrevendo post dizendo que bebe Passport, na maior cara-de-pau. Não é. O oposto do post pago identificado é a Internet Chata, é a Internet Patrulhada, é o sujeito tendo que escrever pensando “Será que vão achar que estou ganhando pra falar isso?”

É uma blogosfera onde não podemos mais ser nós mesmos. Se eu disser que a sala se encheu de “UAUs” quando Galileu mostrou os vídeos do Photosynth no MeioBit Expo o que foi um fato -os Uaus- vira jabá. “Ah, você deve estar recebendo da Microsoft pra dizer isso”.

No MeioBit assumimos Tolerância Zero para esse tipo de acusação. É MUITO fácil ao invés de questionar ou argumentar ou aceitar um fato, acusar o outro lado de ser corrupto. Então, ou prova em 24 horas ou é banido do site. Simples assim.

Vou fazer a mesma coisa nos meus blogs. Minha postura é simples: Se eu disser que recebi por algo, eu recebi. Se não disser, então não recebi. Quem não acredita, quem fica espetando e enchendo o saco, faça um favor a mim e a si mesmo: VÁ EMBORA. Há milhões de outros blogs no planeta, vá lê-los.

Eu cansei. Não vou discutir mais esse tipo de coisa. Não vou mais dar ESPAÇO pra esse tipo de patrulhamento. Um mundo onde a Carol não pode dizer que gosta da MTV sem pedir desculpas avisando que não é jabá é um mundo muito triste.



Compartilhe este artigo!